domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem.

Pensamento: “Leitura e Escrita é a base do ser humano em sua vivência” (S.Lia)
Ler e Escrever (Poema-S.Lia)
Quando lemos
Despertamos para a vida
No tempo viajamos
Em nosso dia a dia.
Através de grandes emoções
Ler e escrever é terapia
Mexe com os corações
Com nossa fantasia.

A capacidade leitora começa no primeiro dia  de aula por ser essencial na vida de todo ser humano.  Portanto, desde a base, a leitura é importante para o nosso dia a dia e tornarmos cidadãos conscientes.
Objetivos:
Capacitar o aluno a ler, e através dela, a desenvolver a escrita.  Segundo a teoria de Roxane Rojo  define-se como comportamento de leitura “um conjunto mais amplo de fazeres e de rituais que envolvem as práticas de leitura”. 
O texto escolhido por nosso grupo para a atividade didática foi   “Meu primeiro beijo”    de Antonio Barreto,  pois trabalhamos com o Ensino Fundamental II,  e o  texto é bastante pertinente para essa idade.
Nosso Grupo:  Sandra Lia, Sonia Maria, Vera Lucia Grando, Vera Lucia Lira, Tatiana
1º. Módulo:
O professor faz uma roda de conversa para a avaliar o conhecimento  prévio sobre o tema escolhido:
- Você já beijou?  Com qual idade?
- Onde foi o seu primeiro beijo
- O que sentiu ao ser beijado pela 1ª. Vez?
- Com que idade isso aconteceu?

 Distribuição do texto pelo professor  para leitura e interpretação.
“Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto.

Meu Primeiro Beijo

         É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim... 
        Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos seus milhares de bilhetinhos:
        " Você é a glicose do meu metabolismo.
        Te amo muito!
        Paracelso"
         E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de mulher...E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber que tipo de lance ia rolar.
        No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, veio com o seguinte papo:
       - Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
       Mas ele continuou:
       - Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
       - A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo menos 250 bactérias...
       Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns segundos.
      E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, o abismo do primeiro beijo.
      Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos apaixonados por vária semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!
    
                                    BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. p. 134-6.

2º.  Módulo:
O professor,  após o levantamento das ideias,  explica que o texto faz parte da obra “Balada do primeiro beijo”de Antonio Barreto, onde a protagonista é uma adolescente que conta um momento importante de sua vida.  Em seguida, lê o texto com entonação e pedi para os alunos fazerem uma leitura compartilhada, também,  com entonação.

3º. Módulo:
Analisar o texto, respondendo às seguintes perguntas:
- Qual o momento importante da protagonista e quando aconteceu?
 - Qual o tema tratado?
-  Qual o público alvo?
- Qual o foco narrativo?
- Qual é o gênero e a tipologia do texto?
4º. Módulo:
 Após analisarem o texto , respondam:
- Por quê o menino é chamado de “Cultura Inútil” e  “Culta”?  Justifique.
- Quais são os julgamentos  que faz a narradora a respeito do 1º beijo durante a narrativa.      Justifique.
- Qual a protagonista do texto?
-Quais os personagens envolvidos?
- Os jovens de hoje comportam-se como os de ontem?
5º. Módulo:
Confeccionar uma canção própria ou uma paródia referente ao tema lido.
6º. Módulo:
Pesquisar o texto de Machado de Assis “O primeiro beijo”  e  fazer a intertextualidade com o autor lido.
7º. Módulo:
- Formar grupos de 4 a 5 alunos.
- Escolher a canção ou paródia que fizeram e apresentar para a sala de aula.
8º. Módulo:
- Com os professores  de arte  e ciências, fazer a interdisciplinaridade.

Um comentário:

  1. Olá Sandra.
    A situação de aprendizagem tem uma proposta interessante. Mas, senti falta das capacidades capacidades de leitura de Roxane Rojo.
    Abraços,
    Jeanny

    ResponderExcluir