segunda-feira, 10 de junho de 2013

Avestruz Mario Prata

Avestruz     (Mario Prata)
Situação de aprendizagem  9º ano do E.F.
1 Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses
·         Propor aos alunos que desenhem uma avestruz a partir  da descrição oral do professor;
·         Encaminhar os alunos a uma partida de jogo da memória com imagens e nomes de diversas aves.
·         Organizar roda de conversa sobre características, curiosidades e vivências dos alunos sobre as aves que eles conhecem, propondo alguns questionamentos, como, por exemplo “O que é um animal doméstico?” ;“Por que ele é chamado de doméstico?” ; “Quem já foi ao zoológico ou a um sítio e viu aves?
·         Checar as hipóteses conhecidas previamente no senso comum através de vídeos ou imagens sobre  avestruz.
2 Localização de informações; comparação de informações; generalizações;
·         Leitura compartilhada do texto.
·         O aluno irá destacar palavras ou expressões desconhecidas por eles e investigar seus significados no dicionário;
·         Propor ao aluno que descreva as características físicas e comportamentais da avestruz presentes no texto;
·         O educador deverá sistematizar as respostas dos alunos em um quadro  fazendo uma comparação entre as hipóteses levantadas pelos alunos com as informações encontradas nos textos (crônica e vídeo).
·         Compõe-se uma ficha técnica do animal ao lado da imagem produzida no ditado visual.
3 Produção de inferências locais; produção de inferências globais;
·         Inferências locais: Quando o autor diz que tinha uma “plantação de avestruzes em Floripa o que ele quis dizes e por que se autocorrigiu?
·         Que tipo de sensação o narrador expressa ao definir o animal com termos como “ser meio abominável” e “coisa”. O que seria um gigolô de avestruz ?Por que seria perigosíssima uma avestruz com TPM?
·         Inferências globais: Por que seria um absurdo criar uma avestruz na área urbana de São Paulo?
4 Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas de atividades de leitura;
·         Trazer recortes de jornal com textos que são exemplos de crônicas narrativas, colocar os alunos em grupos e pedir para que identifiquem as singularidades do texto “Avestruz” com os do jornal;
·         Recuperar através do roteiro as informações:Para quem o texto foi produzido? Com qual objetivo? Quando? Onde? Qual a função social do texto?
·         Abordar as características do gênero crônica narrativa e pedir que identifiquem nos textos do jornal a estrutura e características presentes nos mesmos.
5 Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade;
  • Passar trechos dos desenhos bíblicos: A Arca de Noé e Gênesis
·         Pedir aos alunos que interpretem a versão que o narrador manifesta pela avestruz através do discurso bíblico, levantando temas,expressões e figuras em comum;
6 – Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e/ou afetivas;elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
·         Debater com os alunos a questão dos limites frente a figura do garoto e o padrão estético da sociedade atual;
·         Propor que os grupos de alunos criem uma peça de teatro em que seja discutida a questão estética e comportamental humana a partir do ponto de vista da avestruz como narradora.

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