Em 2010, a Escola Caetano participa das Olimpíadas de Língua Portuguesa.
Na primeira fase, a Profª Vera Lúcia
Grando faz um levantamento dos itens abordados nas redações de seus alunos e
constata as variedades de itens
mencionados com variações de
intensidade de interesses,
objetivos, críticas nas crônicas e nas argumentações de opinião.
Veja tabela abaixo:
OLÍMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2010
Turmas
|
1A
|
1D
|
1F
|
1G
|
2D
|
2E
|
2F
|
TOTAL
|
Número de participantes
|
39
|
35
|
27
|
15
|
23
|
16
|
34
|
189
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
ITENS ABORDADOS NAS REDAÇÕES COM O TEMA: O LUGAR ONDE VIVO
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Infância
|
|
|
|
1
|
|
|
|
1
|
Prostituição
|
|
|
|
|
1
|
|
|
1
|
Deficientes
|
|
|
|
|
1
|
|
|
1
|
Personalidades
|
1
|
1
|
|
|
|
|
|
2
|
Mendigos
|
|
|
|
1
|
2
|
|
|
3
|
Religião/Deus/Misticismo
|
|
1
|
2
|
|
|
|
1
|
4
|
Pobreza/Enchentes
|
2
|
5
|
1
|
|
2
|
|
|
10
|
Educação/comportamento
|
4
|
|
1
|
2
|
3
|
|
2
|
12
|
Copa/Futebol
|
|
2
|
3
|
3
|
2
|
|
3
|
14
|
Beleza /Bom
|
4
|
5
|
1
|
3
|
2
|
2
|
2
|
19
|
Felicidade/Alegria
|
8
|
3
|
3
|
|
2
|
|
3
|
19
|
Drogas
|
3
|
2
|
4
|
2
|
7
|
2
|
2
|
22
|
Raças/Culturas/Classes
|
6
|
4
|
1
|
1
|
9
|
3
|
|
24
|
Segurança/Insegurança
|
11
|
7
|
4
|
|
1
|
4
|
2
|
29
|
Brigas/desavenças/violência
|
5
|
2
|
9
|
2
|
7
|
4
|
4
|
33
|
Paz/calmo/agradável/harmonia
|
8
|
10
|
7
|
2
|
6
|
3
|
1
|
37
|
Tecnologia/barulho/trânsito/Acidente
|
3
|
7
|
12
|
4
|
6
|
3
|
3
|
38
|
Comércio/ escola /
hospital/prédios
|
18
|
13
|
9
|
3
|
9
|
2
|
3
|
57
|
Percebem-se
na tabela em ordem crescente, de cima
para baixo, os assuntos mais significativos para os alunos de sete séries em
relação ao lugar onde vive, seja em termos de vantagens (comércio, escola,hospital,
prédios,tecnologia, ambiente com paz, calmo, agradável, harmonia), seja em
termos de desvantagens ( barulho, trânsito, acidente, brigas,
desavenças, violência,insegurança), nos bairros de Aclimação, Cambuci,
Liberdade, os mais citados por eles.
Notam-se também, as
diferenças de classes com suas críticas ou interesses mais evidentes nas crônicas elaboradas pelos
alunos da primeira série do Ensino Médio e argumentações das segundas séries do Ensino Médio.
Para os alunos do 1 A ,
o item comércio/escola/hospital/prédios do bairro está em primeiro
lugar, seguido de segurança e, em
terceiro lugar o item paz/calmo/agradável/
harmonia. O mesmo ocorre com o 1D, mas
invertendo-se a posição dos itens
, segurança está
em terceiro lugar e o item paz/calmo/agradável/harmonia em terceiro.
Tanto alunos do 1F como do 1G deram prioridade á Tecnologia,
todavia no 1F os itens
comércio/escola/hospital/prédios e brigas/desavenças/violência tiveram a
segunda posição e o item paz/ calmo/
agradável / harmonia, a terceira posição .Já
no 1G, os itens beleza/bom/
-futebol / Copa – comércio/escola/hospital/prédios ocuparam a segunda posição..
Os alunos do 2D
enfatizaram as diferenças de raças, de classes sociais e culturas, o item
comércio/escola/hospital /prédios e a presença das drogas nos locais em que
vivem.
Os alunos do 2E e 2F
apresentaram menos itens abordados, entretanto mais diluídos em termos de
importância, não havendo muita
relevância para os itens. Os mais notórios são a respeito de brigas,
desavenças, violências e o 2F manifesta
o item segurança no mesmo patamar.
Referências:
Grando,
V.L. A Palavra Dívida. Relações Semânticas. Tese de Doutorado, FFlCH. USP, São
Paulo, 1995.
Redações de alunos do
Ensino Médio.Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010. EE.Caetano de Campos, São
Paulo, 2010.
Professora Vera, parabéns pelo blog. Você sabe o quanto gostei deste trabalho e como o considero importante no contexto de nossa escola.
ResponderExcluirUm abração,
Maria do Carmo.
Você estava lá para me apoiar. Muito Obrigada!
Excluir