domingo, 2 de junho de 2013

O que os alunos querem ?!


 

Em 2010, a Escola Caetano participa das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Na primeira fase, a Profª  Vera Lúcia Grando faz um levantamento dos itens abordados nas redações de seus alunos e constata as variedades  de itens mencionados com variações de  intensidade  de interesses, objetivos, críticas nas crônicas e nas argumentações de opinião.

Veja tabela abaixo:

OLÍMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2010

Turmas
1A
1D
1F
1G
2D
2E
2F
TOTAL
Número de participantes
39
35
27
15
23
16
34
189
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ITENS ABORDADOS NAS REDAÇÕES COM O TEMA: O LUGAR ONDE VIVO
 
 
 
 
 
 
 
 
Infância
 
 
 
1
 
 
 
 1
Prostituição
 
 
 
 
1
 
 
 1
Deficientes
 
 
 
 
1
 
 
 1
Personalidades
1
1
 
 
 
 
 
 2
Mendigos
 
 
 
1
2
 
 
 3
Religião/Deus/Misticismo
 
1
2
 
 
 
1
 4
Pobreza/Enchentes
2
5
1
 
2
 
 
10
Educação/comportamento
4
 
1
2
3
 
2
12
Copa/Futebol
 
2
3
3
2
 
3
14
Beleza /Bom
4
5
1
3
2
2
2
19
Felicidade/Alegria
8
3
3
 
2
 
3
19
Drogas
3
2
4
2
7
2
2
22
Raças/Culturas/Classes
6
4
1
1
9
3
 
24
Segurança/Insegurança
11
7
4
 
1
4
2
29
Brigas/desavenças/violência
5
2
9
2
7
4
4
33
Paz/calmo/agradável/harmonia
8
10
7
2
6
3
1
37
Tecnologia/barulho/trânsito/Acidente
3
7
12
4
6
3
3
38
Comércio/ escola / hospital/prédios
18
13
9
3
9
2
3
57

 

Percebem-se na tabela  em ordem crescente, de cima para baixo, os assuntos mais significativos para os alunos de sete séries em relação ao lugar onde vive, seja em termos de vantagens (comércio, escola,hospital, prédios,tecnologia, ambiente com paz, calmo, agradável, harmonia), seja  em  termos de desvantagens ( barulho, trânsito, acidente, brigas, desavenças, violência,insegurança), nos bairros de Aclimação, Cambuci, Liberdade, os mais citados por eles.

 Notam-se também, as diferenças de classes com suas críticas ou interesses mais  evidentes nas crônicas elaboradas pelos alunos da primeira série do Ensino Médio e argumentações  das segundas séries do Ensino Médio.

Para os alunos do 1 A ,  o item comércio/escola/hospital/prédios do bairro está em primeiro lugar, seguido de segurança  e, em terceiro lugar o item   paz/calmo/agradável/ harmonia. O mesmo ocorre com o 1D, mas  invertendo-se a posição dos itens  ,  segurança  está  em terceiro lugar e o item paz/calmo/agradável/harmonia em terceiro.

Tanto alunos do 1F como do 1G deram prioridade á Tecnologia, todavia no 1F  os itens comércio/escola/hospital/prédios e brigas/desavenças/violência tiveram a segunda posição e o item  paz/ calmo/ agradável / harmonia, a terceira posição .Já  no 1G,  os itens beleza/bom/ -futebol / Copa – comércio/escola/hospital/prédios ocuparam a segunda posição..

  Os alunos do 2D enfatizaram as diferenças de raças, de classes sociais e culturas, o item comércio/escola/hospital /prédios e a presença das drogas nos locais em que vivem.

Os alunos do 2E  e 2F apresentaram menos itens abordados, entretanto mais diluídos em termos de importância, não havendo  muita relevância para os itens. Os mais notórios são a respeito de brigas, desavenças, violências e o 2F manifesta  o item segurança no mesmo patamar.

Referências:

Grando, V.L. A Palavra Dívida. Relações Semânticas. Tese de Doutorado, FFlCH. USP, São Paulo, 1995.

Redações de alunos  do Ensino Médio.Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010. EE.Caetano de                                 Campos, São Paulo, 2010.

 

2 comentários:

  1. Professora Vera, parabéns pelo blog. Você sabe o quanto gostei deste trabalho e como o considero importante no contexto de nossa escola.

    Um abração,

    Maria do Carmo.

    ResponderExcluir