E. E. PROF. CARAN APPARECIDO GONÇALVES
PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA-PDL
PROFª DIANA
ROSA MARIA DA SILVA TAVARES
PROFª DRª VERA LÚCIA GRANDO
SÃO PAULO
2008
TEMA 1-
Traição e Amizade
Objetivos: Interpretação, percepção de
mundo em relação à amizade, ao amor, à traição. Eu xOutro.
Materiais:Música de Gilberto Gil,Domingo no Parque, lousa, giz,
xérox da letra, Rádio-Toca CD, livro didático, Português, Língua e Literatura,
de Maria Abaurre, Marcela Nogueira Pontara e Tatiana Fadel, Ed. Moderna,2000.
Procedimentos: Colocar a letra da música na lousa,. Ouvir a música.
Interpretar a letra por meio das seguintes perguntas:1-Qual é a história
contado pela letra da música? 2- O que é possível inferir com relação à morte
de João e Juliana? Justifique. 3- Qual é a importância do sorvete e da rosa
para a construção das inferências acerca do texto? 4- É possível inferir que
José matou Juliana e João porque foi traído?. Fazer a demonstração como a cor
vermelha constrói o sentido do texto em um processo de gradação. Observação da
metalinguagem. Abrir um debate com o tema traição, amizade e fazer a seguinte
pergunta: o que você faria se seu/ sua amigo (a) saísse com a seu/sua namorado
(a) ?
Gilberto Gil - Domingo no Parque
O rei da brincadeira
Êh José!
O rei da confusão
Êh João!
Um trabalhava na feira
Êh José!
Outro na construção
Êh João!...
A semana passada
No fim da semana
João resolveu não brigar
No domingo de tarde
Saiu apressado
E não foi prá Ribeira jogar
Capoeira!
Não foi prá lá
Prá Ribeira foi namorar...
O José como sempre
No fim da semana
Guardou a barraca e sumiu
Foi fazer no domingo
Um passeio no parque
Lá perto da boca do Rio...
Foi no parque
Que ele avistou
Juliana!
Foi que ele viu
Foi que ele viu!
Juliana na roda com João
Uma rosa e um sorvete na mão
Juliana seu sonho, uma ilusão
Juliana e o amigo João...
O espinho da rosa feriu Zé
(Feriu Zé!) (Feriu Zé!)
E o sorvete gelou seu coração
O sorvete e a rosa
Oh José!
A rosa e o sorvete
Oh José!
Foi dançando no peito
Oh José!
Do José brincalhão
Oh José!...
O sorvete e a rosa
Oh José!
A rosa e o sorvete
Oh José!
Oi girando na mente
Oh José!
Do José brincalhão
Resultados: A maioria dos alunos gostou da música. Durante
os debates, muitos defenderam o ponto de vista
de abandonar a amizade,quando se é traído, porém sem se vingar ou
aprontar com o concorrente. Três alunos alegaram que não perderiam a amizade,
pois o amor, a paixão se acabam e pode-se correr o risco de ficar sem amigo(a)
e sem namorado(a). Apenas duas pessoas disseram que bateriam ou puxariam os
cabelos do(a) concorrente. As palavras proferidas durante o debate não
provocaram grandes polêmicas.
Analise feita da música foi perfeita, conseguiu a participação dos alunos e o contato com a cultura brasileira.
ResponderExcluir