domingo, 2 de junho de 2013

Domingo no Parque


E. E. PROF. CARAN APPARECIDO GONÇALVES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA-PDL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROFª DIANA  ROSA MARIA DA SILVA TAVARES

PROFª DRª VERA LÚCIA GRANDO

 

 

SÃO PAULO

2008


 

 

TEMA 1-  Traição e Amizade

 

Objetivos: Interpretação, percepção de mundo em relação à amizade, ao amor, à traição. Eu xOutro.

 

Materiais:Música de Gilberto Gil,Domingo no Parque, lousa, giz, xérox da letra, Rádio-Toca CD, livro didático, Português, Língua e Literatura, de Maria Abaurre, Marcela Nogueira Pontara e Tatiana Fadel, Ed. Moderna,2000.

 

Procedimentos: Colocar a letra da música na lousa,. Ouvir a música. Interpretar a letra por meio das seguintes perguntas:1-Qual é a história contado pela letra da música? 2- O que é possível inferir com relação à morte de João e Juliana? Justifique. 3- Qual é a importância do sorvete e da rosa para a construção das inferências acerca do texto? 4- É possível inferir que José matou Juliana e João porque foi traído?. Fazer a demonstração como a cor vermelha constrói o sentido do texto em um processo de gradação. Observação da metalinguagem. Abrir um debate com o tema traição, amizade e fazer a seguinte pergunta: o que você faria se seu/ sua amigo (a) saísse com a seu/sua namorado (a) ?

 

 

 

Gilberto Gil - Domingo no Parque

 

O rei da brincadeira

Êh José!

O rei da confusão

Êh João!

Um trabalhava na feira

Êh José!

Outro na construção

Êh João!...

 

A semana passada

No fim da semana

João resolveu não brigar

No domingo de tarde

Saiu apressado

E não foi prá Ribeira jogar

Capoeira!

Não foi prá lá

Prá Ribeira foi namorar...

 

O José como sempre

No fim da semana

Guardou a barraca e sumiu

Foi fazer no domingo

Um passeio no parque

Lá perto da boca do Rio...

 

Foi no parque

Que ele avistou

Juliana!

Foi que ele viu

Foi que ele viu!

Juliana na roda com João

Uma rosa e um sorvete na mão

Juliana seu sonho, uma ilusão

Juliana e o amigo João...

 

O espinho da rosa feriu Zé

(Feriu Zé!) (Feriu Zé!)

E o sorvete gelou seu coração

O sorvete e a rosa

Oh José!

A rosa e o sorvete

Oh José!

Foi dançando no peito

Oh José!

Do José brincalhão

Oh José!...

 

O sorvete e a rosa

Oh José!

A rosa e o sorvete

Oh José!

Oi girando na mente

Oh José!

Do José brincalhão

 

Resultados:    A maioria dos alunos gostou da música. Durante os debates, muitos defenderam o ponto de vista  de abandonar a amizade,quando se é traído, porém sem se vingar ou aprontar com o concorrente. Três alunos alegaram que não perderiam a amizade, pois o amor, a paixão se acabam e pode-se correr o risco de ficar sem amigo(a) e sem namorado(a). Apenas duas pessoas disseram que bateriam ou puxariam os cabelos do(a) concorrente. As palavras proferidas durante o debate não provocaram grandes polêmicas.

 

 

Um comentário:

  1. Analise feita da música foi perfeita, conseguiu a participação dos alunos e o contato com a cultura brasileira.

    ResponderExcluir