quarta-feira, 5 de junho de 2013

Melhor Gestão, Melhor Ensino - Fórum Depoimentos

ROSELI DE OLIVEIRA GARCIA

(43 respostas)





Caros cursistas,





  • VERA LUCIA GRANDO
    (15 respostas)


    Boa tarde, Sou professora da Caetano de Campo
    Boa tarde,
    Sou professora da Caetano de Campos. Publico os trabalhos de meus alunos no blog da escola: www.aposaaula.blogspot.com.br . Ali , todos podem encontrar leituras diferenciadas que trabalhamos com alunos, desde 2009.Estou disponível para as eventuais perguntas que queiram fazer-me. Em 2009, lecionei PD de Língua Portuguesa no Ensino Médio, fiz leituras sobre diversos temas, em particular , sobre Energia. Utilizamos as revistas da Abril, Atualidades e propusemos a confecção de um projeto escrito para minimizar ou solucionar os problemas relacionados à questão energética. Os alunos pesquisaram e fizeram trabalhos muito bons. Espero que gostem !


    • ADINALDO JOAO FERREIRA
      (3 respostas)


      Sim! Todas as disciplinas em uma Unidade Escola te
      Sim! Todas as disciplinas em uma Unidade Escola tem por obrigação e dever desenvolver o "ato" de leitura. Não é somente os professores de língua portuguesa que tem como obrigação de desenvolver em seus alunos o compromisso de leitura. Todos nós devemos levar os alunos a bibliotaca,sala de leitura, sala de informática para pesquisa e produção de textos. Sempre acompanhado, pelo professor da disciplina expecífica. Como dica fica aqui um recado: Professor que anda sempre com um livro seja ele de qual disciplina for, desnvolver no aluno,o interesse e a curiosidade por qual o livro que o seu professor está lendo.


      • VERA LUCIA GRANDO


        Muito prazer ! Bom trabalho para nós!
        Muito prazer ! Bom trabalho para nós!


        • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO
          (1 resposta)


          A ideia do Blog é bastante pertinente pois
          A ideia do Blog é bastante pertinente pois com a ajuda do professor os
          alunos poderão participar mais ativamente, porém, temos que ter a sala
          de informática e computadores dos professores em ordem, não posso
          enganar e também com a sala de leitura como é da EE Conde.
          Obrigada
          Lindalva.


          • DAISY GAGLIARDI RAMOS


            Lindalva creio que com a colaboração
            Lindalva creio que com a colaboração de todos todos nós poderemos entrar em uma sala de informatica adequeda apara realizarmos com nossos alunos Blogs e outros. Mas às vezes pedimos ajuda e ocorre que não somos completamente satisfeitos , como computadores quebrados.......


        • ANNANGELICA COLANGELO
          (1 resposta)


          Boa Tarde! Sou professora readaptada na E.E.Nossa
          Boa Tarde! Sou professora readaptada na E.E.Nossa Senhora Aparecida


          • VERA LUCIA GRANDO


            OLÁ, Annangelica. Muito Prazer. Bom Curso p
            OLÁ, Annangelica. Muito Prazer. Bom Curso para nós!


          • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
            (3 respostas)


            Olá Vera,Você trabalhou um tema trans
            Olá Vera,
            Você trabalhou um tema transversal muito importante. No decorrer das atividades você conseguiu articular outros professores da escola nessas importantes tarefas de leitura?
            Abraços,
            Jeanny


            • VERA LUCIA GRANDO
              (2 respostas)


              Na época o tema era transversal, uma vez qu
              Na época o tema era transversal, uma vez que havia PD de Geografia e PD de Matemática.


              • RENATA GONCALVES DE SOUZA
                (1 resposta)


                Realmente Vera, trabalhamos na escola Murtinho Nob
                Realmente Vera, trabalhamos na escola Murtinho Nobre com um tema transversal,sendo :Solidariedade. Lembro-me que no início, a grande maioria do corpo docente rejeitou o tema, mas depois surgiram tantos trabalhos maravilhosos que todos surpreenderam. Os alunos fizeram poemas, músicas,apresentações envolvendo todas as disciplinas. A professora de Geografia por exemplo, abordou a solidariedade em compartilhar a nossa Terra preservando o nosso ambiente. Os alunos fizeram uma pesquisa bem detalhada e montaram uma peça de teatro apontando os males do nosso planeta pela falta da preservação. Todas as disciplinas, até mesmo Matemática compartilharam a leitura e pesquisa por meio de gráficos,mostrando a quantidade de lixo produzido no Brasil. Foi um projeto maravilhoso que proporcionou um grande trabalho na escola.


                • VERA LUCIA GRANDO


                  Parabéns Renata. Solidariedade pode ser emp
                  Parabéns Renata. Solidariedade pode ser empregada em qualquer área. Boa idea.


            • CRISTIANE PEREIRA DA SILVA
              (1 resposta)


              Vera,o blog é muito interessante. Parab
              Vera,
              o blog é muito interessante. Parabéns


              • VERA LUCIA GRANDO


                Obrigada Cristiane. A coordenadora Maria do Carmo
                Obrigada Cristiane. A coordenadora Maria do Carmo fez o blog para a escola. Eu também dei um empurrãozinho.


              • LUIZ ANTONIO DA CRUZ JUNIOR
                (1 resposta)


                Olá Vera,
                Olá Vera,
                Gostei muito da sua ideia e do seu blog. Esta é uma ideia fantástica, afinal vivemos na era tecnológico-digital e nossos alunos vivem conectados.
                Eu não criei ainda um blog, que foi solicitado inclusive por alguns alunos do EM, mas tenho utilizado o Facebook como um meio de transmitir e trocar informações que incrementam e ajudam no nosso processo de ensino e aprendizagem, postando periodicamente curiosidades e dúvidas da LP, além de textos.
                Tenho lançado mão também da transmissão de dados via internet. Preparo material complementar e os salvo em arquivos com extensões que possam ser lidos não só pelo computador, mas também pelos celulares.
                Acho que a tecnologia só vem a nos ajudar.
                Parabéns pelo excelente trabalho e continue assim!


                • VERA LUCIA GRANDO


                  Obrigada luiz Antonio. O blog é da esc
                  Obrigada luiz Antonio.
                  O blog é da escola, porém sou eu que mais posto nele. Gostei muito da sua ideia do facebook. Bom curso.


                • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                  Obrigada pela dica pois não é
                  Obrigada pela dica pois não é muito comum trabalhar com revistas
                  eu conheço a sala de leitura do Caetano é imensa.
                  Parabéns
                  Lindalva


                • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO
                  (16 respostas)


                  CREIO QUE DEVE MERECER TODA ATENÇÃO,
                  CREIO QUE DEVE MERECER TODA ATENÇÃO, POIS, TRATA-SE DE UMA FERRAMENTA DE
                  TRABALHO, NO QUE SE DIZ A RESPEITO DA LEITURA EM TODAS AS DISCIPLINAS, PARA
                  FACILITAR A COMPREENSÃO E INTERPRETAÇÃO DE UM ENUNCIADO, PROBLEMA,QUES-
                  TIONAMENTO.
                  NO QUE SE REFERE A ESCRITA, ELA É A PRODUÇÃO DA LEITURA, APRENDE-SE A LER E
                  APRENDE-SE ESCREVER.


                  • Maria Ananias de Santana
                    (11 respostas)


                    As tarefas de leitura e escrita foram tradicionalm
                    As tarefas de leitura e escrita foram tradicionalmente atreladas ao trabalho do professor de língua portuguesa e os demais professores não se sentiam diretamente implicados com elas, mesmo quando atribuiam o mau desempenho de seus alunos a resolução de leitura e escrita.
                    Hoje,há um consenso no sentido de que o desenvolvimento da competência leitora e escritora depende de ações coordenadas nas várias atividades curriculares que a escola organiza para a formação dos alunos.


                    • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                      (1 resposta)


                      Olá Lindalva e Maria Ananias, As defin
                      Olá Lindalva e Maria Ananias,
                      As definições de vocês acerca do ensino de leitura e escrita estão corretas. Gostaria que vocês partilhassem com conosco como, na prática, é possível desenvolver com os alunos essas competências?
                      Abraços,
                      Jeanny


                      • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                        SIM. BOM DIA,COMO RESPONDI ANTERIORMENTE PARA DESE
                        SIM. BOM DIA,
                        COMO RESPONDI ANTERIORMENTE PARA DESENVOLVER A HABILIDADE DA ESCRITA O PROFESSOR
                        DEVERÁ FAZER A SONDAGEM, E IDENTIFICAR QUAL A MAIOR DIFICULDADE DE CADA ALUNO, E ASSIM
                        REALIZAR ATIVIDADES DE ESCRITA COM ORTOGRAFIA, TAMBEM ATRAVÉS DE DITADOS DE PALAVRAS.
                        QUANTO PARA DESENVOLVER A HABILIDADE DA LEITURA, EU REALIZEI JÁ COM A PROFA, RENATA DE
                        APOIO ONTEM, UTILIZAR O CADERNO DE ALUNO VOLUME 2, ONDE HÁ TRÊS TIPOS DE TEXTOS E REALIZAR
                        A LEITURA COMPARTILHADA.
                        UM ABRAÇO
                        LINDALVA
                        .


                      • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO
                        (3 respostas)


                        Concordo com você, Maria Ananias. Pela exper
                        Concordo com você, Maria Ananias. Pela experiência que tive em uma escola de Diadema e agora na Odon Cavalcanti, hoje já existe esse consenso de que a leitura e a escrita devam ser trabalhadas por todas as disciplinas. Em ambas escolas esse assunto sempre foi abordado em reuniões de planejamento e ATPCs, sendo aconselhado que todas as disciplinas dessem a devida atenção a isso, além do estímulo a projetos interdisciplinares. Esse ano, por exemplo, além do trabalho dos professores de Português, sempre ouço as professoras de Matemática discutindo sobre como ensinar os alunos a interpretarem os problemas, a professora de Geografia trabalhando com charges, o professor de Ciências trabalhando com seminários, entre outros exemplos.


                        • Maria Ananias de Santana
                          (1 resposta)


                          Donizete,Todos somos leitores e escritores,logo to
                          Donizete,Todos somos leitores e escritores,logo todas as disiplinas fazem partem do conhecimento intectual.


                          • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA


                            Olá Maria Ananias,Será que todos som
                            Olá Maria Ananias,
                            Será que todos somos leitores mesmo?
                            No texto "Letramento e capacidades de leitura para a cidadania" a professora Roxane Rojo apresenta uma excelente explicação sobre letramento. Vale a pena conferir.
                            Abraços,
                            Jeanny


                          • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                            O Odon está muito envolvido com as compet
                            O Odon está muito envolvido com as competências elencadas
                            Parabéns
                            Lindalva.


                          • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO
                            (3 respostas)


                            Ola, MariaAnanias.Concordo com você, deve ha
                            Ola, MariaAnanias.
                            Concordo com você, deve haver contribuição de todos, uma vez que para ler e escrever em todos os sentidos, além do conhecimento cognitivo, há a necessidade da ampliação do vocabulário do aluno, e cada disciplina tem a responsabilidade de contribuir um pouco, uma vez que cada área tem os seus termos técnicos, vocabulário específico, sem falar em contexto de produção, e ainda, quando você é especialista tem mais habilidade para explicar ao aluno.
                            O aluno muitas vezes não escreve por falta de vocabulário. Ele até tenta, mas não consegue.
                            Desta forma, eu acredito, muito, que a competência leitora desenvolve-se, também, através da interação entre as disciplinas. Conforme os autores Paulo Coimbra Guedes e Jane Maria de Souza, “Ler e escrever são tarefas da escola, questões para todas as áreas...” , Todos os professores têm responsabilidade para com estas tarefas. Se cada um jogar a sua semente, bons frutos serão colhidos.


                            • Maria Ananias de Santana
                              (1 resposta)


                              Maria do Carmo,hoje precisamos sermos cumplices na
                              Maria do Carmo,hoje precisamos sermos cumplices na tarefa de construção de conhecimento e não apenas o professor de português


                              • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                Maria Ananias,Você utilizou a palavra cumpli
                                Maria Ananias,
                                Você utilizou a palavra cumplices e eu utilizarei a palavra parceria,
                                não dá mais para o professor trabalhar sózinho.
                                Lindalva.


                              • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                Sim Maria do Carmo e se possível fazer o us
                                Sim Maria do Carmo e se possível fazer o uso do dicionário para ampliação
                                do vocabulário.


                              • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                As competências leitora e escritora n
                                As competências leitora e escritora não é novidade para ninguém
                                agora como atrelar isto em todas as disciplinas,eis a questão, é comum no plane-
                                jamento se discutir isto, porém, há tantos percalços a serem vencidos na educa-
                                ção como uma questão bastante séria e serem discutidas em ATPCs e envolvi -
                                mento de todos.


                              • MARIA HELENA NEVES TANIGUCHI
                                (1 resposta)


                                Eu concordo plenamente com voce Lindalva. A leitur
                                Eu concordo plenamente com voce Lindalva. A leitura e uma ferramenta poderosa em qualquer disciplina. Sem entender o que estou lendo como posso interpretar um problema, uma propaganda uma bula de remedio e assim por diante. E concordo tambem com voce a respeito da escrita. Se nao tenho o habito de ler, a escrita e pobre e de dificil compreensao.


                                • DAISY GAGLIARDI RAMOS


                                  Maria Helena, concordamos em genero,número
                                  Maria Helena, concordamos em genero,número e grau eu você e Lindalva.


                                • SANDRA LIA GONCALVES CONTRERA
                                  (1 resposta)


                                  concordo
                                  concordo


                                  • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                    Sandra
                                    Sandra
                                    O seu nome não é estranho para mim, você já trabalhou na EE Dr. Murtinho
                                    Um abraço
                                    Lindalva.






                                • MARCIA ETSUKO SADAKANE
                                  (1 resposta)


                                  Boa noite Roseço, sou professora da EE PROF
                                  Boa noite Roseço, sou professora da EE PROFA. OLGA BENATTI E EE PROF MARIO CASASSANTA


                                  • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                    Olá MárciaSou profa. da EE Dr. Murti
                                    Olá Márcia
                                    Sou profa. da EE Dr. Murtinho Nobre e tivemos o Dia da Família na Escola
                                    foi muito bom, fortalecendo mais escola comunidade.
                                    Abrindo o horizonte para nosso aluno desenvolver suas habilidades.


                                  • ANNANGELICA COLANGELO
                                    (1 resposta)


                                    Olá!!!
                                    Olá!!!
                                    Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se insira nessa contrução como produtor de conhecimento. Esta tarefa de ensinar não cabe só ao professor de português, mas sim de todas as áreas; onde todos proporcionaram aos alunos o gosto pela leitura. E com isso desenvolvendo projetos de leitura utilizando os vários gêneros de uma forma mais atrativa e compartilhada.


                                    • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                      Anna Angélica,E ainda ter um espaço
                                      Anna Angélica,
                                      E ainda ter um espaço propício para isto, e motivar os alunos para criarem a sala de leitura
                                      ou colocar os livros na caixa e levá-los para sala., 20 unidades para sentarem em dupla;
                                      Bjs.
                                      Lindalva.


                                    • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO
                                      (2 respostas)


                                      Olá, Colegas.Eu começo assim. Em sal
                                      Olá, Colegas.
                                      Eu começo assim. Em sala de aula, tenho o hábito de ler para os meus alunos e ler com eles sem cobranças. Não importa o tema, o gênero e de qual matéria. Por quê?
                                      Acredito que o que assusta ao aluno, muitas vezes, é o vocabulário. Se eu faço a leitura com ele, ou para ele, juntos, nós iremos consultar dicionário, estudar os vários significados da palavra em contexto diferentes, recuperar informações implícitas ou explícitas, resumir, escrever e reescrever. Há uma troca, um dialogismo, uma interação professor e aluno na construção de sentidos, o que os leva a gostarem de ler.
                                      A leitura não é uma obrigação, uma hora de estresse e sim um momento único de prazer. O ato ler só, sozinho, na minha aula, é opcional, adquirido pelo prazer de ler. Por quê?
                                      Porque o aluno tem que sentir a necessidade de ler e não a imposição da leitura. Como bem diz Daniel Pennac em “Como um romance”:
                                      “O verbo ler não suporta imperativo. A versão que partilha com alguns outros: o verbo “amar”... o verbo “sonhar”...Bem, é sempre possível tentar é claro. Vamos lá: “Me ame!” “Sonhe” “Leia”! “Leia logo, que diabo, eu estou mandando você ler!”


                                      • CLEONICE FARIAS SILVA AOKI
                                        (1 resposta)


                                        Oi Maria do Carmo, me identifiquei muito com voc
                                        Oi Maria do Carmo, me identifiquei muito com você, pois também faço isso com os meus alunos. Sempre que começo uma nova sequencia didática, deixo claro qual é o objetivo e procuro, na medida do possível, caminhar junto com os alunos fazendo com que eles construam o significado do texto. Às vezes, dependendo da situação faço uma leitura compartilhada para trazer vida ao texto, para que percebam também a importância da pontuação na construção do sentido. Leio gêneros variados e sobre qualquer assunto.Afinal, temos a oportunidade de trabalhar com os mais diferentes assuntos e trocar experiências com professores de outras disciplinas.


                                        • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO




                                      • CRISTIANE PEREIRA DA SILVA
                                        (2 respostas)


                                        Olá colegas, o texto é excelente, el
                                        Olá colegas, o texto é excelente, ele trás um assunto de extrema importância para a educação atual.
                                        Graças a Deus nossos colegas professores de outras disciplinas estão mais concientes com relação a importância da leitura em todas as disciplinas e como essa pratica ajuda no desenvolvimento dos alunos.
                                        Sou a favor de qualquer pratica de leitura, seja compartilhada, silenciosa, em grupo, individual, acho que todas são validas e desperta interesse para a pratica da leitura pelos alunos.
                                        uma prática que adoro trabalhar com os meus alunos da 6ª série / 7º ano, e a leitura compartilhada em sala de aula, uma vez por semana, coloco a sala em formato de circulo "dá trabalho, pois faz muito barulho na hora de arrastar as carteiras", mas é interessante.
                                        Como são pequenos e imaturos, o circulo feito por cadeiras, ajuda na disciplina da criança, uma vez que não há espaço para que ela possa sair do circulo, além de ficar de frente uma para outras, a leitura fica mais clara, comprometida.
                                        eu começo a leitura explicando o titulo, ou, porque estamos lendo aquele texto, e depois vou direcionando cada um a um paragrafo do texto.
                                        a leitura acontece em voz alta e as vezes deixo eles utilizarem o meu microfone, no dinal da leitura, inicio uma compreensão de texto compartilhada, onde cada um fala sobre o seu intendimento, sentimento e coloca a sua opinião sobre o tema.
                                        é muito gratificante.
                                        beijos,
                                        Cristiane


                                        • VERA LUCIA GRANDO


                                          Cristiane, Realmente, a confusão na or
                                          Cristiane,
                                          Realmente, a confusão na organização da classe para a leitura nos deixa preocupadas com os colegas das salas ao lado.Porém o resultado é bom.


                                          • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO


                                            Ola, Cristine.Você tem razão, a confu
                                            Ola, Cristine.
                                            Você tem razão, a confusão e o barulho são grandes, mas com essas séries é gratificante a leitura compartilhada. Primeiro porque eles não tem vergonha de falarem o que pensam e nem de dizerem ao colega que não conscordam com ele, o que possibilita a troca de ideias, o confronto com as diferentes interpretações realizadas, facilitando a descoberta da função leitor e escritor. A aula torna-se produtiva, e também, porque a participação deles incentiva a nossa leitura provocativa, a qual pode levá-los a viajarem além do texto.



                                        • ROSELI DE OLIVEIRA GARCIA
                                          (1 resposta)


                                          Olá pessoal, que bom que começaram a
                                          Olá pessoal, que bom que começaram as discussões, esse é o principal objetivo do fórum, construir a aprendizagem através das interações preciosas entre vocês.
                                          Abraços


                                          • Maria Ananias de Santana


                                            Estou preocupa com a ferramenta,mas feliz por voc
                                            Estou preocupa com a ferramenta,mas feliz por vocês estarem aqui.Sozinhos somos únicos,juntos somos um time!



                                          • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO
                                            (4 respostas)


                                            Hoje tivemos na Escola uma excelente apresenta
                                            Hoje tivemos na Escola uma excelente apresentação de Bateria com açlunos do Ensino
                                            Fundamental e também uma feira de trocas, parabéns a toda equipe gestora da EE.Dr.
                                            Murtinho Nobre


                                            • ADINALDO JOAO FERREIRA
                                              (3 respostas)


                                              Que todos os colegas professores sejam bem vindos
                                              Que todos os colegas professores sejam bem vindos nessa nova experiência do Curso On line!
                                              abraços!


                                              • MARIA HELENA NEVES TANIGUCHI
                                                (1 resposta)


                                                Boa noite colegas. Sejam benvindos e boa sorte! So
                                                Boa noite colegas. Sejam benvindos e boa sorte! Sou professora de Leitura e Interp. de Textos no EE.Brisabella de Almeida Nobre, LEM no curso medio Major Acyr Ribeiro e LEM - curso medio no Prof. Americo de Moura. Sou professora desde 1991.
                                                Meus alunos do ensino fundamental, gostam muito de ler. Fico surpresa com algumas salas que preferem ir para a sala de leitura ao inves da sala de computadores ou seja o ACESSA. De trinta alunos, tenho pelo menos uns dez alunos que gostam de ler. Isso de cada sala. Eles gostam de poesia, romance, sexta-feira uma aluna do nono ano retirou da biblioteca o livro "Diario de Anne Frank". A aluna fez algumas perguntas e interessou-se bastante pelo livro.


                                                • MARCIA ETSUKO SADAKANE


                                                  Cara colega, eu também tenho a sala de leit
                                                  Cara colega, eu também tenho a sala de leitura e meus alunos adoram ir para la. Preferem mais do que em suas proprias salas pois la eles sentam de forma diferenciada (em mesas redondas), fazem muitas atividades em grupos, leem livros em grupos e discutem passando para os colegas o livro que leram e suas impressões. Adoram ler gibis e algumas vezes assistimos a filmes em DVD na propria sala de leitura. E é muito interessante que a mudança de ambiente também faz com que tenham atitudes diferentes da sala de aula e se portam de maneira mas "comportada".


                                                • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                                  ObrigadaPelas Boas Vindas e espero que tenhamos bo
                                                  Obrigada
                                                  Pelas Boas Vindas e espero que tenhamos bom exito não só no fórum
                                                  mas em nossa prática com a leitura..
                                                  Abraço.



                                              • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                (19 respostas)


                                                Olá pessoal,
                                                Olá pessoal,
                                                Enviei uma mensagem por meio da ferramenta correio e postei uma mensagem no fórum informando a alteração do professor tutor, por favor leiam depois.
                                                Estou percebendo que muitos de vocês estão utilizando este espaço para se conhecerem melhor. Mas, não se esqueçam que podemos fazer isso, adequadamente, por meio da ferramenta perfil.
                                                Pensando na questão temática desse fórum ...
                                                Quais experiências vocês poderiam partilhar a respeito das práticas de leitura e escrita em sala de aula nas diferentes disciplinas? Convidamos vocês a socializar também as estratégias, ou dar sugestões, para o desenvolvimento dessas práticas. Comentem o que há de relevante a ser considerado sobre o assunto.
                                                Sua participação neste fórum contará para sua avaliação no módulo 1. Vamos lá, leiam e comentem as postagens de seus colegas, colaborando para enriquecer o debate.
                                                Abraços,
                                                Tutora Jeanny


                                                • Maria Ananias de Santana


                                                  Estou em estado de extase:que bom que você n
                                                  Estou em estado de extase:que bom que você nos adotou novamente!Faço a leitura em voz ou tramatizo,pois é importante despertar a curiosidade e trazer toda a imaginação e estimulá-los a releitura.Dessa forma,encontro espaço para despertar seus sentimentos e inquietações.Nossas leituras são sempre compartilhadas para que todos participem!Caderno do aluno do primeiro bimestre há tres textos que eles tramatizaram.


                                                  • PAULA FERNANDA FERREIRA FRANCO
                                                    (2 respostas)


                                                    Olá.Sou professora de português na EE
                                                    Olá.
                                                    Sou professora de português na EE Oswaldo Cruz.
                                                    Todo bimestre seleciono alguns livros disponíveis no acervo da escola, levo-os à sala de aula, apresento-os para os alunos e deixo que eles manuseiem os livros, leiam. Depois disso é feita a votação do livro que será trabalhado ao longo do bimestre. Reservamos uma das aulas para fazer a leitura compartilhada do livro. Peço que, voluntariamente, eles leiam e, voz alta; em alguns momentos eu leio para eles, tiramos dúvidas de vocabulário. Eles gostam muito e tenho notado que, depois disso, muitos deles têm buscado a biblioteca com o intuito de lerem outras obras por conta própria.
                                                    Depois discutimos o que eles gostaram ou não na leitura, naquela passagem do texto, o que chamou a atenção. Também falamos sobre o autor, sobre o momento histórico em que a obra foi lançada, contextualizando a linguagem usada no livro, as razões de o autor defender determinado ponto de vista. Às vezes produzimos algo escrito, como uma recomedação (ou não) da leitura do livro, ou um resumo da obra.
                                                    No ano passado trabalhei com a 7a série a leitura do livro "A invenção de Hugo Cabret" e, apesar de ter assustado os alunos por ser muito grosso, eles adoraram a leitura e as inlustrações. Também assistimos ao filme e eles foram apontando as diferenças entre o livro e o texto e expressando porque gostaram mais de um ou de outro. Em parceria com a professora de Arte, eles escolheram uma passagem do texto e, depois de vermos como era um texto teatral, eles encenaram a cena escolhida e foi muito divertido. Esse ano eles já querem repetir o feito com outro livro - A mulher do vizinho, do Fernando Sabino.


                                                    • DANIELA FERRARI


                                                      Paula, também adoro trabalhar com leitura c
                                                      Paula, também adoro trabalhar com leitura compartilhada e tive uma experiência excelente com minhas 5s séries no ano passado, lendo o livro "Bisa Bia, Bisa Bel", de Ana Maria Machado. Lemos o livro todo em sala, intercalando com registros orais e escritos dos principais acontecimentos da história, o que causou muito interesse por parte dos alunos. Achei muito interessante os comentários que eles faziam no começo do trabalho "hoje não vamos estudar, vamos ler", demonstrando claramente que "ler era melhor que estudar" (como já disse Ziraldo).


                                                      • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO


                                                        Olá, Paula.O seu trabalho é interess
                                                        Olá, Paula.
                                                        O seu trabalho é interessante e gratificante.
                                                        Eu trabalho com alunos de 5ª, 6ª e 8ª Série, nessas salas, eles já sabem que toda 6ªfeira é dia de leitura. Levo para as salas revistas, jornais, livros de poesias, contos, romances e etc.
                                                        Nas quintas e sextas séries eles fazem Sarau e caderno de poesia. Uma parte é produção deles, outra eles colocam poesias por eles selecionadas. O tema que mais gostam é amizade e amor. Precisa ver, que lindo, as minhas crianças. Eles gostam da atividade.
                                                        As oitavas séries eles, também, gostam desse dia, mas preferem debates.Eles se envolvem e aprofundam nas pesquisas sobre os temas.O último debate em sala foi sobre o tema "Maioridade Penal". Foi muito bom.


                                                      • VERA LUCIA GRANDO


                                                        Neste ano, procurei fazer perguntas que est
                                                        Neste ano, procurei fazer perguntas que estão relacionadas às várias áreas de conhecimento .Meus alunos de 6ª série estão lendo Olhai os lírios do campo, de Érico Veríssimo e os alunos do Ensino Médio, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo.As perguntas relacionadas à Filosofia, à Sociologia, á História, à Economia, à Matemática, à Ciências, Urbanismo podem ser encontradas no blog da escola: www.aposaaula.blogspot.com.br


                                                        • TATIANA DOS SANTOS RODRIGUES DUARTE
                                                          (4 respostas)


                                                          Boa tarde a todos!
                                                          Boa tarde a todos!
                                                          No ano passado a coordenação da escola sugeriu que todos os professores das diferentes áreas lessem para os alunos um texto podia ser umartigo, poema, narrativa, crônica, notícias etc. antes de iniciarem suas respectivas aulas, com a finalidade de incentivar e proporcionar o prazer pela leitura.


                                                          • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                            (1 resposta)


                                                            Olá Tatiana, Que sugestão inter
                                                            Olá Tatiana,
                                                            Que sugestão interessante da sua coordenadora! Como os professores e alunos reagiram a essa proposta?
                                                            Abraços,
                                                            Jeanny


                                                            • TATIANA DOS SANTOS RODRIGUES DUARTE


                                                              Olá Jeanny, Os alunos gostaram e quand
                                                              Olá Jeanny,
                                                              Os alunos gostaram e quando algum professor esquecia de fazer a leitura eles mesmos cobravam.


                                                            • ROSEMARI DE OLIVEIRA PINTO DOS SANTOS
                                                              (1 resposta)


                                                              Tatiana, No Tancredo também ( no inici
                                                              Tatiana,
                                                              No Tancredo também ( no inicio por sugestão do coordenador ) temos está prática: em um dia da semana fazemos a leitura de um texto que pode ser uma poesia, uma crônica, uma notícia de jornal ou outro e depois uma rapida sondagem com os alunos para saber: se gostaram, para fazer uma comparação com o testo da semana anterior, qual a opinião deles a respeito do texto, qual a sugestão deles para uma próxima leitura. No começo eles ficavam dispersivos, mas depois ao perceberem que se tratava de atividade semanal permanente começaram a se envolver.


                                                              • TATIANA DOS SANTOS RODRIGUES DUARTE


                                                                Olá Rosemari, Também percebo qu
                                                                Olá Rosemari,
                                                                Também percebo que quando se trata de uma atividade permanente há uma boa aceitação por parte dos alunos.


                                                            • LUCINDA APARECIDA FARIA DOS ANJOS


                                                              Olá Jeanny, Estou por aqui tamb
                                                              Olá Jeanny,
                                                              Estou por aqui também e espero poder cumprir esta nova etapa, contando é claro, com sua valiosa orientação. Fiquei feliz em tê-la novamente em meu caminho.
                                                              bjs


                                                              • LUCINDA APARECIDA FARIA DOS ANJOS
                                                                (2 respostas)


                                                                A respeito das práticas de leitura e escrit
                                                                A respeito das práticas de leitura e escrita em sala de aula nas diferentes disciplinas:
                                                                Em 2011 tive uma experiência muito gratificante com leitura em sala de aula. Era uma classe de 6ª série e eu estava lecionando Leitura e Produção de textos e seguindo as orientações do caderno do professor, selecionei alguns poemas de Literatura de cordel para trabalhar em sala. Coincidentemente estava no ar, pela Rede Globo, a novela Cordel Encantado e as crianças imediatamente se identificaram com o conteúdo das aulas. A professora de geografia ficou sabendo, pelos alunos, sobre a literatura de cordel e propôs que fizessemos uma atividade envolvendo os conteúdos de português (cordel) e geografia (sertão nordestino). Para contextualizar o conteúdo de geografia, além dos cordéis, selecionei alguns contos que apresentamos em forma de teatro e jogral. Mais tarde a Literatura de Cordel fez parceria com a profª de Arte em uma oficina de Xilogravuras na mesma escola.


                                                                • BIANCA SILVELLO MURARI
                                                                  (1 resposta)


                                                                  Lucinda, também gosto dessas prática
                                                                  Lucinda, também gosto dessas práticas de transposição de gêneros. Atualmente, estou trabalhando produção de quadrinhos a partir de histórias que os alunos trouxeram para a sala de aula, como contos, fábulas, enredos de filmes, paródias. A ideia é que eles se debrucem sobre essas narrativas e, enquanto as “desconstroem” na seleção dos acontecimentos que vão priorizar para criar os quadrinhos, na elaboração das falas das personagens, no desenho dos cenários, se apropriem melhor tanto das histórias como da linguagem usada para construí-las. Seria uma atividade de leitura aplicada, digamos assim. Após a leitura de fruição que tiveram, porque cada um escolheu a história de seu interesse, propõe-se um trabalho de produção de texto, que vai gerar uma releitura.


                                                                  • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                                                    Olá Bianca,Já trabalhei com o quadri
                                                                    Olá Bianca,
                                                                    Já trabalhei com o quadrinho em inglês, se fala muito neste gênero e também
                                                                    cai em todas as avaliações externas, obrigada pela dica.
                                                                    Tks
                                                                    Lindalva.


                                                                • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO


                                                                  No ano passado houve um trabalho interdisciplinar
                                                                  No ano passado houve um trabalho interdisciplinar em minha escola sobre o Dia da Consciência Negra, com uma apresentação dos alunos sobre o tema. O professor de História trabalhou com os alunos o contexto histórico, leitura e artigos de opinião sobre o tema. Geografia abordou a "leitura" de mapas, situando os negros no mundo. A professora de Artes fez as diversas leituras sobre a cultura afro (música, dança, culinária, arte) e sugeriu que eu escolhesse uma música para trabalhar com os alunos. Escolhi O Navio Negreiro, com Caetano Veloso e Maria Bethânia. Os alunos adoraram a interpretação e o ritmo. Aproveitei para analisarmos o poema, comentar sobre o autor Castro Alves. No dia marcado para a apresentação alguns alunos se caracterizaram como escravos, formaram uma roda e, no centro, três alunos que frequentavam aulas de capoeira deram um show, tendo como trilha sonora O Navio Negreiro.


                                                                  • LUIZ ANTONIO DA CRUZ JUNIOR
                                                                    (3 respostas)


                                                                    Bom dia a todos,
                                                                    Bom dia a todos,

                                                                    Sou o professor Luiz, vim do interior do estado para assumir meu cargo como professor efetivo de LP em São Paulo. Sou professor da EE Presidente Roosevelt, na Liberdade, e pela primeira vez estou lidando com o Ensino Fundamental, sou professor desde 2009, mas sempre para o Ensino Médio.
                                                                    Dar aulas para o EF está sendo uma experiência excitantemente desafiadora, afinal, estou lidando com bases fundamentais de sustentação da aprendizagem dos nossos pequenos. Nesse ínterim, tenho tido a oportunidade de trabalhar com eles a leitura.
                                                                    Já nos primeiros dias de aula, levei para eles diversos tipos de textos, verbais e não verbais, e apresentei-os de forma que incitasse a curiosidade. Através dessa apresentação expliquei-lhes a importância da leitura, como por exemplo, se eu não souber a linguagem não verbal do semáforo, corro o risco de ser atropelado, assim sendo, é fundamental que saibamos e criemos o hábito de ler. Tenho procurado trabalhar com eles a leitura nas mais diversas formas, por exemplo, além das leituras compartilhadas e dramatizadas em sala de contos, crônicas, poemas, etc., uma vez por mês vamos â biblioteca. Lá, permito que eles escolham os próprios livros, instigando-os, sugerindo e auxiliando-os de forma a fazerem as melhores escolhas, mas sem que eles percam o interesse. Estabelecemos juntos uma data para entrega de um relatório/fichamento de leitura e, nesse dia, fazemos uma mesa redonda onde os alunos, dispostos em círculo, podem contar sobre o livro que leu, a história, o que ele mais gostou, quais as impressões, etc. Com isso tenho tido excelentes experiências da participação geral dos alunos, inclusive aqueles que são tidos como: alunos problema, surpreendendo-me com o trabalho que estamos fazendo juntos, além de angariar várias histórias de ótimas experiências, no momento estamos produzindo HQs tomando como base as várias HQs que lemos. Os trabalhos dos alunos estão surpreendentes.


                                                                    • MARCIA ETSUKO SADAKANE


                                                                      Ola professor Luiz, seja bem vindo ao CLUBE. Realm
                                                                      Ola professor Luiz, seja bem vindo ao CLUBE. Realmente é uma profissão com muitos desafios mas parece que você conseguiu tirar de letra ne? Adorei sua estratégia e vou fazer com meus alunos também, afinal nos que ja temos alguma experiência, sempre é bom inovar e aprender com com colegas novas dinâmicas para poder despertar algo de bom para nossos alunos. Obrigada pela dica


                                                                      • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA


                                                                        Olá Luiz,Bem-vindo ao fórum. Um pont
                                                                        Olá Luiz,
                                                                        Bem-vindo ao fórum. Um ponto que me chamou atenção em seu comentário foi que você primeiro trabalhou com sua turma várias HQs para, somente depois, pedir que eles produzissem uma HQ. Modelizar os gêneros é uma estratégia fundamental para que o aluno possa perceber suas características (forma composicional, estilo e conteúdo temático).
                                                                        Parabéns pela experiência.
                                                                        Abraços,
                                                                        Tutora Jeanny


                                                                        • TATIANA DOS SANTOS RODRIGUES DUARTE


                                                                          Olá Luiz, tudo bem? Gosto de levar Hqs
                                                                          Olá Luiz, tudo bem?
                                                                          Gosto de levar Hqs e caça palavras para minhas turma, após realizarem as atividades propostas, eles tem a liberdade de lerem Hqs, é também uma forma de incentivo para fazerem as atividades.



                                                                      • ROSA MAXIMA DA HORA SILVEIRA






























































                                                                        Oi gente,estou muito feliz por estarmos juntas nessa.















                                                                        ]]]






























































                                                                        Oi gente, estou muito feliz por estarmos juntas nessa.








                                                                        • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA
                                                                          (4 respostas)


                                                                          Olá pessoal, leciono na E.E.Dr.Murtinho Nob
                                                                          Olá pessoal, leciono na E.E.Dr.Murtinho Nobre - SP-capital. Sou titular de cargo de Língua Inglesa mas tenho aulas de português na carga suplementar. Costumo trabalhar com meus alunos Projetos. No ano passado, fizemos uma peça de teatro com os alunos do Ensino Médio: A megera domada adaptada pelos próprios alunos.
                                                                          O roteiro ficou muito bom e a peça acabou sendo apresentada no auditório do Colégio Rainha dos Apóstolos. Os garotos se superaram! Bom este ano, esses mesmos alunos, hoje no terceiro ano, produzirão um vídeo focando os aspectos: literário, musical e político sobre os Anos 60 . Os segundos e o primeiro ano A farão um vídeo sobre bullying a partir da leitura do livro Precios .Tudo isso para o terceiro e quarto bimestres. Há muito por fazer até lá.


                                                                          • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                                                            Olá pessoal, já comecei colocar em p
                                                                            Olá pessoal, já comecei colocar em prática as aulas, lógico com ajuda da professora
                                                                            de apoio Renata, e está sendo muito bom e estamos fazendo a leitura compartilhada
                                                                            e então dá para verificar que as sextinhas são uma gracinha, no momento da leitura..


                                                                            • TATIANA DOS SANTOS RODRIGUES DUARTE


                                                                              Boa tarde Professora Acho que os projetos te
                                                                              Boa tarde Professora
                                                                              Acho que os projetos tem este papel fundamental; estimular o gosto pela leitura e escrita


                                                                              • PRISCILA NOVIELLO AZANHA
                                                                                (1 resposta)


                                                                                eu sou priscila professora nossa senhora aparecida
                                                                                eu sou priscila professora nossa senhora aparecida


                                                                                • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                                                                  Priscilla
                                                                                  Priscilla
                                                                                  Espero que esteja ótima, Você já trabalhou no Murtinho...,
                                                                                  Você tem experiência vasta em leitura.
                                                                                  Lindalva.



                                                                              • LUCIANA MIRABILE
                                                                                (2 respostas)


                                                                                Acredito que cada professor deve trabalhar o conte
                                                                                Acredito que cada professor deve trabalhar o conteúdo específico de sua disciplina, porém, uma atividade interessante e produtiva é a execução de "oficinas" interdisciplinares. Por exemplo, Matemática e Língua Portuguesa, trabalhando juntos. É uma experiência enriquecedora para os alunos e para os professores também.


                                                                                • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                                  (1 resposta)


                                                                                  Olá Luciana,
                                                                                  Olá Luciana,
                                                                                  Pensando nas habilidades de leitura (presentes no Currículo) é possivel que os professores das diferentes disciplinas elaborem atividades para o desenvolvimento da competência leitora?
                                                                                  Abs,


                                                                                  • BIANCA SILVELLO MURARI


                                                                                    Jeanny, compartilhando uma experiência do an
                                                                                    Jeanny, compartilhando uma experiência do ano passado, em conversa com a professora de matemática das nossas turmas, chegamos à conclusão de que parte do problema dos alunos quanto à aprendizagem dizia respeito à maneira como eles liam os enunciados, nas disciplinas em geral. Entramos num acordo, então, de trabalhar foco de leitura, atenção, identificação de palavras-chave. Ficou até uma coisa engraçada, porque eu trabalhava análise sintática com os alunos e ela cobrava esse conhecimento deles na interpretação dos problemas de matemática, pedindo que identificassem os verbos, quem fazia o quê nas situações-problema. É uma coisa simples, que não chega a ser um projeto de leitura com o encanto da literatura, mas, naquele momento, era uma capacidade de leitura, uma habilidade que precisava ser trabalhada, para que os alunos percebessem, em termos práticos, que ler é mais do que decodificar as palavras.



                                                                                • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA
                                                                                  (1 resposta)


                                                                                  A proposta em discussão retira das costa do
                                                                                  A proposta em discussão retira das costa do professor de português a total responsabilidade sobre as deficiências na leitura apresentadas por nossos alunos. Torna as outras disciplinas cúmplices desta falta de competência. Concordo plenamente com isso. Afinal, o aluno precisa ler para responder ou escrever sobre o que lhe é solicitado. Isto ocorre com todas as disciplinas. Para melhorar o desempenho deles , seria necessário que todas as disciplinas trabalhassem textos diversificados e utilizassem ferramentas diferentes para desenvolver as percepções de nossos alunos. Na sétima série, estou trabalhando infográficos em português e inglês.( caderno 2 - situated learning 3)


                                                                                  • ANNANGELICA COLANGELO


                                                                                    Cara Izildinha, concordo com vc , pois, a le
                                                                                    Cara Izildinha, concordo com vc , pois, a leitura faz parte de todas as areas do conhecimento então e dever de todos .



                                                                                  • VERA LUCIA GRANDO
                                                                                    (4 respostas)


                                                                                    Todas as disciplinas devem oferecer aos alunos a o
                                                                                    Todas as disciplinas devem oferecer aos alunos a oportunidade de ler, interpretar os sígnos linguísticos e não-verbais. Cada professor tem o conhecimento de seu segmento, do vocabulário pertinente à sua disciplina, dos produtos, dos fatos e dos resultados , dos conceitos relativos a uma disciplina que também permeiam a sociedade. Esse professor é um especialista, aquele que irá mediar o conhecimento da sua área em classe com a realidade do aluno. Portanto, nada melhor que o professor da área para ler e interpretar um texto em determinados contextos.


                                                                                    • LUCINDA APARECIDA FARIA DOS ANJOS
                                                                                      (3 respostas)


                                                                                      Concordo plenamente com a sua visão prof
                                                                                      Concordo plenamente com a sua visão profª Vera, e acrescento ainda que, partindo do pressuposto de que professores de outras áreas passem a praticar, em suas aulas, leitura e interpretação de textos, o aluno por sua vez, poderá desenvolver a habilidade de inferências com conteúdos de outras disciplinas, que até então não era capaz.


                                                                                      • BIANCA SILVELLO MURARI
                                                                                        (2 respostas)


                                                                                        Achei ótima essa consideração
                                                                                        Achei ótima essa consideração, Lucinda, porque a aprendizagem dos conteúdos escolares só passa a fazer sentido para o aluno quando ele consegue perceber que todo esse conhecimento encontra eco no mundo e dentro de suas próprias vivências e necessidades escolares. Quando o domínio da leitura deixa o menino mais rápido para entender um problema de matemática, um conceito de ciências pode ajudá-lo a resolver um problema de saúde em casa ou o conhecimento de um fato histórico permite a compreensão de uma notícia que ele assistiu na TV, melhorar as capacidades de leitura passa a ser objeto de interesse, que extrapola as obrigações escolares. E acredito, ainda, que, havendo possibilidade, os professores podem incentivar o raciocínio interdisciplinar durante suas aulas, ou seja, além de trabalhar a leitura e escrita dentro de sua especialidade, todos podem levar os alunos a relacionarem conteúdos de áreas diversas, construindo conhecimentos de forma integrada.


                                                                                        • CRISTIANE PEREIRA DA SILVA


                                                                                          Penso como a Bianca, se todos os professores
                                                                                          Penso como a Bianca,
                                                                                          se todos os professores pelo menos em alguns momentos, conseguir fazer um link entre o conteúdo e a vida pratica do aluno, ele despertará muito mais interesse neles e com isso conquistará a participação de todos.
                                                                                          parabéns.


                                                                                          • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO


                                                                                            Também concordo, Bianca, com o incenti
                                                                                            Também concordo, Bianca, com o incentivo ao raciocínio interdiscilpinar, pois tudo o que se aprende em determinada discplina pode ser relacionado com outros aprendizados, com a vivênmcia de mundo. Quando trabalhei com uma turma a análise do poema Mar português (Fernando Pessoa), acabamos "viajando" por Ciências (o sal das lágrimas, o sal do mar), História (o período das grandes navegações), Geografia (localização de Portugal na Europa, o continente americano, o Cabo do Bojador na África), a intertextualidade (o Velho do Rastelo d'Os Lusíadas).



                                                                                      • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                                        (2 respostas)


                                                                                        Olá pessoal,
                                                                                        Olá pessoal,
                                                                                        A partir da leitura do texto “Leitura e Produção de textos para a escola e para a vida”, de Silene Kuin (disponível na pasta materiais dos encontros presenciais) discutam a seguinte questão:
                                                                                        Já que a busca pela eficiência nas práticas de leitura e produção texto é responsabilidade de todos nós, educadores. Quais seriam as formas que essa responsabilidade pode ser trabalhada na escola?
                                                                                        Abraços,
                                                                                        Jeanny


                                                                                        • Maria Ananias de Santana
                                                                                          (1 resposta)


                                                                                          Trabalhar com projetos:define critérios par
                                                                                          Trabalhar com projetos:define critérios para a seleção e organização de conteúdos.No início do projeto, o professor pode apresentar aos alunos o plano geral de trabalho.Os produtos a serem construídos, e as tarefas envolvidas e o que eles irão aprender; tempo de duração do projeto ou sequência,como serão avaliados em todas as areas de conhecimentos,e datas em que os trabalhos devem ser apresentados pelos alunos.Dessa forma, a interdisciplinaridade se faz presente e a prática de leitura e produção de textos cruzam com a transversalidade e mais eficência,tornando-os escritores e leitores eficientes.


                                                                                          • CLEONICE FARIAS SILVA AOKI


                                                                                            Maria, já trabalho com projetos há u
                                                                                            Maria, já trabalho com projetos há um bom tempo e posso afirmar que funciona mesmo. Em 2011 desenvolvi com as 5as. séries o projeto Contos e encantos - através da comparação da escrita como se fosse um jogo, pudemos ressaltar a importância da leitura na construção da personalidade das crianças e trabalhar valores como honestidade, amizade, solidariedade, responsabilidade entre outros.



                                                                                        • PRISCILA NOVIELLO AZANHA


                                                                                          oi sou priscila professora nossa senhora aparecida
                                                                                          oi sou priscila professora nossa senhora aparecida



                                                                                          • CLAUDIA DE PASQUALI
                                                                                            (10 respostas)


                                                                                            Boa Noite!! Para todos!!!Creio que a leitura
                                                                                            Boa Noite!! Para todos!!!
                                                                                            Creio que a leitura seja o combustível da aprendizagem, claro que não é só tarefa nossa, professores de Português, mas sim de todos. Também tenho dificuldades em incentivar meus alunos com a leitura, já que na escola o que tornaria mais fácil o trabalho, seria ter um número grande de livros paradidáticos iguais, que pudessem ser proporcionados a todos os alunos de uma mesma sala, mas recentemente tive uma excelente experiência interessante! Fiz comentários sobre a descoberta pélo gosto da leitura de meu filho de 8 anos. Estava em um hipermercado, quando percebi que ele estava lendo um livro que encontrou, alocado em outra prateleira de mantimentos. Achei que era curiosidade. Continuei a compra até o caixa. Quando fui passá-la ele pediu que eu comprasse, mais do que depressa o fiz, o livro era "Diário de Um Banana" de Jeff Kinney, que por curiosidade deu entrevista ao Fantástico em 19/05/13, sempre quis que ele tivesse apreço pela leitura. Ele leu o livro em 2 dias. Minha maior surpresa aconteceu quando ele me contou que aquele era o livro 5, que ele gostaria de ler desde o começo a coleção toda. Fiquei encantada. Levei a ideia para sala de aula e sugeri para as séries que leciono: 5ª, 6ª e 7ª séries. O Livro não é tão barato, custa em torno de R$ 34,00. Achei que teria pouca adesão, mas fiz bons comentários, entre eles que o leríamos por prazer com a finalidade de trabalharmos uma peça teatral. A adesão das turmas a leitura me surpreendeu. Trabalhei com eles o gênero diário. Também sugeri as meninas Meu Querido Diário Otário, da autora Jim Benton, que também é uma série, com o mesmo propósito, elas amaram. Ontem tive reunião de pais e estou surpresa com os relatos!!! Pensei que fossem reclamar do preço dos livros, mas as mães ficaram encantadas, pois disseram que seus filhos estão lendo nas oras vagas, ou aos domingos, ao invés de irem para rua. Na sala de aula também temos o dia da leitura e já estamos pesquisando outro gênero, o teatral, para construirmos nossa peça sobre os livros.


                                                                                            • BIANCA SILVELLO MURARI


                                                                                              Olá, Cláudia! Também j
                                                                                              Olá, Cláudia! Também já trabalhei o gênero ‘diário’ com turmas de 5ª série, mas num processo inverso. Apresentei aos alunos a proposta de escrita de um diário, ressaltando a importância de registrar as coisas da vida e, em especial, as boas, já que, além do exercício da escrita, tinha por objetivo trabalhar conteúdos atitudinais e valores. Durante a produção dos diários, na qual os alunos se engajaram bastante, principalmente as meninas, pedi que fizessem uma pesquisa sobre diários já publicados, o que deu ensejo à discussão sobre obras ficcionais e publicações baseadas em fatos reais. As crianças encantaram-se com a possibilidade de relatos particulares virarem livros e conseguiram atribuir importância ao seu próprio trabalho de escrita. No ano seguinte, resolvi ler com as mesmas turmas o “Diário de Anne Frank”, e os alunos curtiram muito a ideia de uma menina quase da idade deles ter escrito um diário que correu o mundo todo. Atrelar leitura e escrita tem feito o trabalho com língua e linguagem muito mais produtivo.


                                                                                              • DANIELA FERRARI


                                                                                                Cláudia, que experiência interessante
                                                                                                Cláudia, que experiência interessante! Também tenho alunos apaixonados por "Diário de um Banana"! Gostaria de compartilhar uma experiência, que começou como um simples gesto, mas que tenho feito agora intencionalmente para estimular a curiosidade para a leitura. Um dia entrei em uma sala com um livro de mitos gregos nas mãos porque ia fazer a leitura para uma outra sala na aula seguinte e percebi que os alunos ficaram muito curiosas para saber "o que eu estava lendo". Nesse dia tive que ler um dos mitos para essa sala porque eles insistiram muito. No dia seguinte as cópias desse livro tinham se esgotado na sala de leitura e os alunos vieram reclamar que não conseguiam pegar o tal livro emprestado... Agora procuro sempre andar com um livro na mão, junto com osmeus diários e "exibo discretamente" na minha mesa. Tem sido ótimo observar o interesse real dos alunos "no que eu estou lendo para as outras salas".
                                                                                                Uma dica interessante de livro que é um diário é "Fazendo meu filme", da Paula Pimenta. É uma série de 4 livros que começa quando a menina tem uns 14 anos e vai até ela completar 18. É excelente principalmente para os alunos de 7 e 8 série. No ano passado acabei emprestando o meu próprio para minhas ex-alunas e elas amanram! Vale a pena conferir.


                                                                                                • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                                                  (7 respostas)


                                                                                                  As colegas Claudia, Bianca, Daniela e muitos outro
                                                                                                  As colegas Claudia, Bianca, Daniela e muitos outros apresentaram experiências muito interessantes que desenvolveram com seus alunos. Ler as experiências dos colegas pode nos ajudar a "incrementar" nossa prática. O que acham? Seria interessante que todos contassem sua experiência com atividades de leitura e escrita na escola, levando em consideração a seguinte questão norteadora do fórum: A leitura e a escrita devem merecer atenção de todas as disciplinas?
                                                                                                  Abraços,
                                                                                                  Jeanny


                                                                                                  • LUCIANA SANTORO BARBERINO
                                                                                                    (2 respostas)


                                                                                                    Jeanny, eu gostaria de compartilhar uma atividade
                                                                                                    Jeanny, eu gostaria de compartilhar uma atividade que costumo usar e que funciona muito bem.
                                                                                                    Procuro um texto, que procuro adequar com a série, e imprimo. Em seguida, recorto os parágrafos e embaralho. Monto grupos na sala e entrego um texto pra cada grupo e eles tem a função de montar a história (que está fora de ordem). Normalmente, todos se envolvem pra querer fazer o mais correto possível.
                                                                                                    Ao término do tempo, eles devem ler o texto. Com essa atividade, trabalho a coerência, a leitura, raciocínio e interpretação de texto. Eles gostam bastante.
                                                                                                    Acho que essa não é uma prática nova, apenas gostaria de reforçar que dá certo com minhas turmas.


                                                                                                    • ROSEMARI DE OLIVEIRA PINTO DOS SANTOS


                                                                                                      Luciana, Também desenvolvo com os alun
                                                                                                      Luciana,
                                                                                                      Também desenvolvo com os alunos está atividade. No começo eles não gostaram, tinham muitas dificuldades, mas depois perceberam que isso era como um quebra-cabeça, que eles precisavam observar com atenção as partes para conseguirem montar o texto correto. No final quando eles fazem a leitura do texto, são capazes de apontar as diferenças entre os textos apresentados e apontar os possíveis erros e acertos questionando essas novas leituras.


                                                                                                      • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA


                                                                                                        Ótima sugestão Luciana! Bem adequada
                                                                                                        Ótima sugestão Luciana! Bem adequada ao objetivo de trabalhar coerência e sequência narrativa.
                                                                                                        Parabéns!
                                                                                                        Abraços,
                                                                                                        Jeanny


                                                                                                      • MARCIA ETSUKO SADAKANE


                                                                                                        Eu acredito que sim. Em todas as disciplinas por q
                                                                                                        Eu acredito que sim. Em todas as disciplinas por que? Porque para ler, escrever, compreender não basta ser somente na disciplina de portugues. Por exemplo: leitura de mapas. Precisa ler, escrever, interpretar, enteder o que se pede para o aluno se situr. Em matemática, o aluno precisa ler o problema, entender o que pede o enunciado para depois ele fazer as continhas. Enfim, em todas delas precisam e necessitam de leitura, escrita e interpretação com compreensão.


                                                                                                        • LUIZ ANTONIO DA CRUZ JUNIOR


                                                                                                          Olá, O desenvolvimento da capacidade de lei
                                                                                                          Olá,
                                                                                                          O desenvolvimento da capacidade de leitura e produção textual não é competência exclusiva do professor de LP, assim como o professor de LP não deve se restringir a ensinar apenas a leitura de textos literários. Temos que lembrar que nossa prática, antes de qualquer coisa, é preparar nossos alunos para a vida, que é composta das mais diversas leituras: literárias, informativas, corporais, etc. Tomando isso como premissa, todas as disciplinas, independente de qual é, devem privilegiar o trabalho com a leitura.
                                                                                                          Na escola em que estou atuando, tomamos por hábito a conversa e discussão entre os professores das diversas disciplinas com o objetivo da interação, incentivo e discussão sobre como trabalhar a leitura nas mais diversas formas.


                                                                                                          • HELENICE RODRIGUES MENEGHELLO


                                                                                                            No ano passado fiz um trabalho interdisciplinar co
                                                                                                            No ano passado fiz um trabalho interdisciplinar com Educação artística em um projeto sobre violência. A leitura do livro Guerra e paz, de Eraldo Miranda, ilustrado com painéis da obra Guerra e Paz de Portinari. Ao final da leitura do livro e análise dos desenhos os alunos produziram textos poéticos e recriaram a obra através de fotos e desenhos que foram transformados em vídeo.


                                                                                                            • CLEONICE FARIAS SILVA AOKI


                                                                                                              Vejo uma evolução no ensino de L
                                                                                                              Vejo uma evolução no ensino de Língua Portuguesa muito significativa. Quando comecei a lecionar lembro-me que dar aula era seguir o livro didático adotado pela escola. Com o passar dos anos e a experiência, comecei a selecionar o meu próprio material e não sabia, mas já organizava as minhas sequencias didáticas, embora não tivesse este nome, é claro. Trabalhei até 2005 com projetos no EM, sempre preocupada com a preparação das aulas para que os alunos compreendessem porque era necessário aprender e principalmente para despertar neles a curiosidade para aprender e aplicar na vida, para transformar a própria vida e a do seu semelhante. Acredito na educação como interação, comunicação, como diz Paulo Freire e estou sempre inventando um projeto novo, uma mostra cultural para que todos juntos, professores de todas as disciplinas, possam mostrar para os alunos que é possível construir conhecimento.Durante todos esses anos, já tivemos muitas conquistas: o nosso provão, o SAOB, trabalha com competências e habilidades do SARESP, a produção de texto que antes valia apenas 01 ponto, agora vale 10, pois todos os professores estão conscientes de que este é um instrumento para avaliar o desenvolvimento das competências escritora e leitora dos alunos. Além disso, os alunos estão produzindo Seminário interdisciplinar sobre Aquecimento Global, onde as disciplinas de Educação em Espaços Sustentáveis e Geografia trabalham os conteúdos e Lingua Portuguesa se encarrega da apresentação.



                                                                                                          • PRISCILA NOVIELLO AZANHA


                                                                                                            eu sou professora do nossa senhora aparecida, de p
                                                                                                            eu sou professora do nossa senhora aparecida, de português e inglês trabalho somente ensino fundamental,
                                                                                                            mas gosto de trabalhar no ensino médio , leciono 5,6,7,8 séries ensino fundamental.



                                                                                                            • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA
                                                                                                              (3 respostas)


                                                                                                              Segundo a autora, Silene Kuin, o homem não
                                                                                                              Segundo a autora, Silene Kuin, o homem não pode viver isolado de seu grupo e o instrumento que o mantém ligado a ele são os produtos oriundos do que lê, fala e escreve. Produtos esses que correspondem às práticas sociais mediante uma situação dialógica perante a vida e ao grupo social. Então, tudo que o aluno ouve, lê. fala e reproduz com significância para ele faz com que o espaço escolar, através das diferentes linguagens e códigos que possue, o qualifiquem para viver em sociedade.


                                                                                                              • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                                                                                                Concordo plenamente com o seu comentário.
                                                                                                                Concordo plenamente com o seu comentário.


                                                                                                                • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                                                                  (1 resposta)


                                                                                                                  Tem razão Izilda, as práticas de lei
                                                                                                                  Tem razão Izilda, as práticas de leitura e escrita devem ser significativas para o aluno. Partilhe conosco uma de suas práticas que você considera significativa.
                                                                                                                  Abraços,
                                                                                                                  Jeanny


                                                                                                                  • RENATA GONCALVES DE SOUZA


                                                                                                                    Olá Jeanny,O curso presencial, abriu um leq
                                                                                                                    Olá Jeanny,
                                                                                                                    O curso presencial, abriu um leque de ideias para os trabalhos que desenvolvo em sala. A leitura e escrita tem que ser um "gosto" antes de mais nada. É muito importante ao aluno ter um estímulo para ler, mesmo que seja um pequeno parágrafo. Uma estratégia que tem estimulado o interesse pela leitura é a Leitura Compatilhada. Nas sextas séries em pelo menos duas aulas, tornou-se um hábito e eles estão adorando!Os personagens ganham vida com a entonação deles. O melhor de tudo, que durante a leituras, eles fazem as observações e criticam algumas atitudes que não consideram de acordo com o texto, realmente é ícrível os apontamentos. Eles falaram um dia: "Ler é o melhor remédio para o tédio!". A leitura, realmente é um mundo a ser invadido.



                                                                                                                • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                                                                  (5 respostas)


                                                                                                                  Olá pessoal,
                                                                                                                  Olá pessoal,
                                                                                                                  Em seu texto “Leitura e Produção de textos para a escola e para a vida”, a professora Silene Kuin afirma que todos os professores são responsáveis pelo ensino de gêneros em sala de aula. A autora considera que alguns gêneros circulam com mais frequência em algumas disciplinas "Gráficos e tabelas, em Matemática; mapas e paisagens, em Geografia; charges, pinturas, ilustrações, fotografias (principalmente, mas não exclusivamente), em Arte e Língua Portuguesa; jogos, lutas, dança e esportes em geral, a partir da linguagem que o corpo produz, em Educação Física etc."
                                                                                                                  Pensando no ensino de gêneros, vocês já desenvolveram alguma atividade em conjunto com professores de outras disciplinas? Como foi a atividade?
                                                                                                                  Abraços,
                                                                                                                  Tutora Jeanny


                                                                                                                  • BIANCA SILVELLO MURARI


                                                                                                                    Jeanny, na outra escola em que leciono, estou trab
                                                                                                                    Jeanny, na outra escola em que leciono, estou trabalhando com a professora de inglês a obra “Romeu e Julieta”, num 8º ano. Pedi a obra adaptada em romance juvenil e ela, uma paródia em inglês. Como atividade de produção escrita, a título de avaliação de compreensão de leitura, solicitei uma paródia, para a qual eles poderão inclusive se inspirar na leitura da obra em inglês, e ela trabalhará fotonovela, para cuja produção os alunos poderão usar imagens de filmes encontrados na internet. Completando o trabalho de leitura e discussão da obra, exibiremos o filme de Franco Zefirelli, de 1968, e a versão da década de 90, com o Leonardo DiCaprio. Ou seja, procuramos conjugar vários gêneros para motivar a tarefa de leitura.
                                                                                                                    No Estado, gosto de trabalhar com roda de conversa envolvendo gêneros textuais. Peço que os alunos escolham um texto cada um – música, bula, cardápio, propaganda, quadrinhos, poema – e tragam para a sala. Dou um roteiro breve de questões que explorem as características linguístico-discursivas do gênero, como mensagem, público-alvo, autor, objetivo, suporte, e iniciamos a conversa, cada um apresentando seu texto para a turma e sua análise, da qual os outros também podem participar, expondo sua forma de entender o texto estudado. É uma prática que traz a leitura para a vida para dentro da sala de aula!


                                                                                                                    • DANIELA FERRARI


                                                                                                                      Jeanny, este ano estou trabalhando com o professor
                                                                                                                      Jeanny, este ano estou trabalhando com o professor de Artes "O Amor em Quadrinhos". Combinamos no começo do ano e ele preparou a turma com as técnicas de desenho de HQ e eu, trabalhei diversos gêneros com a temática do Amor e como avaliação final, válida para as duas disciplinas, eles devem produzir uma história de amor em quarinhos. Alguns estão transpondo músicas, séries de TV, outros estão narrando questões típicas da adolescências. Estou ansiosa para ver o resultado final na semana que vem!
                                                                                                                      Mas gostaria de deixar registrado que, apesar do entrosamento e dos objetivos comuns entre os dois professores, tivemos que enfrentar um questionamento e até uma certa resistência de alguns alunos que não aceitaram que duas disciplinas poderiam trabalhar juntas. Achei estranho, porque foi explicado desde o começo o caráter interdisciplinar do projeto e acho que essa postura revela justamente o que estamos querendo modificar em termos de aprendizagem e desenvolvimento de competências e habilidades (uma vez que o trabalho em conjunto com outras disciplinas é uma das bases para desenvolvermos plenamente a aprendizagem de nossos alunos).


                                                                                                                      • LUIZ ANTONIO DA CRUZ JUNIOR
                                                                                                                        (1 resposta)


                                                                                                                        Olá,
                                                                                                                        Olá,

                                                                                                                        Na única sala de EF que tenho, em parceria com a professora de Artes, estamos trabalhando com HQs, leitura e produção.
                                                                                                                        Com as turmas que tenho do EM, especialmente com os 3 anos, estou em parceria com a professora de História e Artes, de forma que na literatura estamos confrontando os textos, contos e livros que estams lendo com período histórico e movimentos artísticos concomitantes.
                                                                                                                        Esse trabalho em parceria tem não só surtindo melhores resultados bem como tem ajudado os alunos a desconstruirem a falsa ideia de que as disciplinas andam independentemente, mas que são complementares.


                                                                                                                        • CLEONICE FARIAS SILVA AOKI




                                                                                                                        • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO


                                                                                                                          No ano pasado, ao trabalhar o gênero relato
                                                                                                                          No ano pasado, ao trabalhar o gênero relato com os alunos, havia a proposta de se utilizar os poemas O Bicho e Poema tirado de uma notícia de jornal, ambos de Manuel Bandeira. Logo no início eles disseram já ter presenciado ou ouvido na TV algo semelhante ao descritos nos poemas. Em seguida foram "desafiados" a transformá-los em notícias de jornal. Aproveitando o interesse despertado, passamos a analisar o poema O grande desastre aéreo de ontem, de Jorge de Lima. Inicialmente ouvi comentários como "credo!", pois acharam estranho um poema falar em desastre, mortes, sangue. Mas ao analisarmos o poema detalhadamente, começaram a perceber a "beleza das imagens": o piloto levando a flor para a namorada, o "salto" da nadadora, a longa cauda de lantejoulas riscando o céu como um cometa, o sino dobrando finados etc, e também ao descobrirem o que significava arrebol e saber que já haviam visto vários "arrebóis". E já que o poema foi dedicado a Cândido Portinari, surgiu a ideia de, além de transformá-lo em notícia de jornal (os alunos acabaram citando os acidentes com o avião da Air France e da Gol), transformá-lo também em uma pintura, trabalho realizado juntamente com a professora de Arte. Dessa forma, os alunos aprenderam a ler e a interpretar um texto atribuindo-lhe significados além das palavras em si (o relato, a poesia, a crítica social, a criação de imagens através das palavras, a dedicatória, a homenagem), bem como perceberam que um mesmo texto/tema pode ser trabalho de diversas formas (notícia, poema, pintura, música etc.).



                                                                                                                        • LUCIANA SANTORO BARBERINO


                                                                                                                          Eu achei bem interessante essa visão de par
                                                                                                                          Eu achei bem interessante essa visão de partilhar a responsabilidade da leitura. Apenas percebo que nós, professores de português, podemos envolver os professores de outras áreas com alguma sugestão de como trabalhar a leitura em suas aulas. Acredito que como estamos habituados a algumas didáticas, oferecer como sugestão aos nossos colegas, pode auxiliar muito. Assim proporcionamos uma parceria e troca de experiências.



                                                                                                                          • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA


                                                                                                                            Nós estávamos trabalhando na s
                                                                                                                            Nós estávamos trabalhando na sétima série textos biográficos e autobiográficos. Propus aos alunos escreverem uma página autobiográfica. Lancei o desafio, por grupos quanto à seleção de um texto autobiográfico a ser lido. Estabeleci alguns critérios tais como : escolher dentre os textos do grupo quais teriam o perfil mais indicado que caracterizasse uma autobiografia, sendo que o escolhido deveria ser lido para a sala. Escolhi cinco alunos para julgarem o melhor, de acordo com um roteiro previamente criado por mim. Lembro-me que os textos apresentados realmente ficaram muito atraentes, mas um especial ficou na minha memória:a aluna Breanny, da sétima B, após terminar o seu namoro com um garoto da oitava série, mencionou na sua autobiografia o que estava sentindo naquele momento, devido a problemas entre sua mãe e o garoto e que por conta disso foi colocada para fora de casa. O texto soou bastante autêntico e impressionou a mim , com essa idade, e a seus colegas de sala. Realmente, foi um dos raros momentos em que a leitura de uma produção foi compartilhada com a sala e acabou sendo escolhida como a melhor produção.



                                                                                                                            • LUIZ ANTONIO DA CRUZ JUNIOR


                                                                                                                              Bom dia,
                                                                                                                              Bom dia,

                                                                                                                              Abri uma nova discussão para compartilhar um excerto de um trecho de um ensaio do autor argentino José Luís Borges em 'Ensaio: O livro'.
                                                                                                                              Dos diversos instrumentos do homem, o mais assombroso é, indubitavelmente, o livro. Os outros são extensões do seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões da vista; o telefone é o prolongamento da voz; seguem-se o arado e a espada, extensões do seu braço. Mas o livro é outra coisa: o livro é uma extensão da memória e da imaginação.

                                                                                                                              Jorge Luís Borges, in 'Ensaio: O Livro'

                                                                                                                              Acho que pouca coisa é capaz de expressar melhor a importância e o prazer de se ler.



                                                                                                                              • HELENICE RODRIGUES MENEGHELLO


                                                                                                                                Boa tarde! Sem dúvida, é atrav
                                                                                                                                Boa tarde!
                                                                                                                                Sem dúvida, é através da leitura e da escrita que o aluno pode ter acesso a todas as áreas do conhecimento. E é muito importante que todas as disciplinas colaborem para o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação de um leitor competente.



                                                                                                                                • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                                                                                  (3 respostas)


                                                                                                                                  Tenho lido as postagens de vocês e estou enc
                                                                                                                                  Tenho lido as postagens de vocês e estou encantada com a quantidade de experiências de ensino de leitura e escrita que o grupo tem socializado. Percebo que em quase todas as postagens permeiam uma ideia comum (o que não poderia deixar de ser, certo? rs).
                                                                                                                                  Sendo assim, deixo uma provocação ao grupo como um todo:
                                                                                                                                  Parece-me que "encantamento" (que utilizamos para referenciar o "saber ler", no mais amplo sentido da discussão até aqui) é uma palavra própria e específica do nosso vocabulário - professores de Língua Portuguesa, não? Como fazer com que outros professores, de disciplinas várias, também se apropriem dela? Aliás, isso seria relevante?
                                                                                                                                  O que acham?
                                                                                                                                  Abs.


                                                                                                                                  • ARLETE APARECIDA GOBO CALTRAN
                                                                                                                                    (1 resposta)


                                                                                                                                    Segue como sugestão a experiência que
                                                                                                                                    Segue como sugestão a experiência que estamos vivenciando em nossa escola: Durante as HTPC's, tentamos despertar o prazer pela leitura entre os colegas das diversas disciplinas, através de textos paradidáticos, a fim de que posteriormente, tais textos possam ser transmitidos aos alunos no início de cada aula (leitura de fruição). O interessante é que os professores estão se encantando com a nova dinâmica.


                                                                                                                                    • DANIELA FERRARI


                                                                                                                                      Que experiência interessante, Arlete! Vou su
                                                                                                                                      Que experiência interessante, Arlete! Vou sugerir na minha escola.


                                                                                                                                    • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO


                                                                                                                                      Não querendo ser repetitivo, mas sendo (rs)
                                                                                                                                      Não querendo ser repetitivo, mas sendo (rs), creio que essa questão já foi superada em muitas escolas. Estou em uma escola nova, por isso ainda não conheço bem o trabalho de todos os colegas. Mas na escola em que eu trabalhava já se percebia o comprometimento dos professores das outras disciplinas com a questão da leitura e escrita dos alunos, bem como com o "encantamento" dessa prática. Lembro do professor de história passando o filme Percy Jackson e o ladrão de raios e trabalhando com esse livro em suas aulas sobre as culturas grega e romana; a alegria da professora de Ciências ao utilizar os filmes A Era do Gelo para comentar sobre a Era Glacial, o degelo, a extinção dos dinossauros, a divisão dos continentes; o profressor de Matemática trabalhando com textos sobre enigmas e raciocínio lógico, sendo que ao final dessas atividades os alunos tinham que apresentar seminários, ou resenhas, ou artigos de opinião.



                                                                                                                                    • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA
                                                                                                                                      (3 respostas)


                                                                                                                                      Seria mais fácil fazer ou trazer este appro
                                                                                                                                      Seria mais fácil fazer ou trazer este approach entre colegas de áreas afins. Essa sensibilização é mais dificultosa na área de exatas, não pelo radicalismo dos colegas, em absoluto, mas pela visão mais prática e racional que eles têm do mundo. No meu caso, por exemplo, minha escola teve um baixo rendimento no Saresp em matemática. Fora detectado que os alunos do oitavo ano não sabiam equação de primeiro grau.Dispus-me a ajudar. Expliquei a equação do meu jeito e o número resultante deveria ser dado em inglês. Fiquei surpresa com os resultados: a aluna Karen ,da sétima B ,me disse que jamais passaria por sua cabeça que matemática fosse tão fácil , ficando muito satisfeita com esse aprendizado. Mas se fosse o inverso não sei te dizer se o resultado seria o mesmo.


                                                                                                                                      • RENATA GONCALVES DE SOUZA
                                                                                                                                        (1 resposta)


                                                                                                                                        Concordo com a Profª Izilda,a área de
                                                                                                                                        Concordo com a Profª Izilda,a área de exatas realmente possui uma visão mais prática. Entretanto, nós professores de Língua Portuguesa podemos nos aproximar da área mostrando um outro olhar para disciplina. A provocação que nos propôs é um desafio que podemos sim, ensinar Matemática utilizando estratégias de Língua Portuguesa. Os professores da nossa escola, estão sensibilizados pela grande defasagem em matemática,sendo assim, é importante que todas as disciplinas se unam para que aconteça esse "encantamento" no ato de ler e desenvolver os conteúdos solicitados.


                                                                                                                                        • LUCIANA SANTORO BARBERINO


                                                                                                                                          Tb concordo que precisamos nos unir e incentivar a
                                                                                                                                          Tb concordo que precisamos nos unir e incentivar a participação de outras disciplinas no desenvolvimento e responsabilidade da leitura e escrita. Mas realmente defendo a ideia de que nós, professores de português devemos liderar e dar sugestões de trabalhos para que todos os professores se motivem. Percebo que os professores estão abertos a isso, pelo menos na escola que trabalho hoje.
                                                                                                                                          Vamos aproveitar esse momento em que tanto se fala dessa participação em grupo e fazer com que nossos alunos ganhem com isso.


                                                                                                                                        • DANIELA FERRARI


                                                                                                                                          Encantamento é uma palavra própria d
                                                                                                                                          Encantamento é uma palavra própria do nosso vocabulário porque nosso material de trabalho é a Língua e a Linguagem. Mas não acho que os professores de outras áreas deixem de se encantar com o que devem ler. Acho que o "nó" está mesmo no fato de alguns profissionais de outras áreas ainda não terem entendido a importância de se desenvolver as habilidades leitora e escritora para uma aprendisagem significativa. Acho que é uma questão de costume mesmo. Nós, por termos sobre nossas costas a "responsabilidade" maior sobre esse assunto, acabamos nos desdobrando para aprender novas técnicas e abordagens, mas acho que, aos poucos, todos darão conta de desenvolver essas habiidades, cada um em sua disciplina especifica e ao mesmo tempo juntos.



                                                                                                                                        • VERA LUCIA GRANDO
                                                                                                                                          (1 resposta)


                                                                                                                                          Na minha escola , em 2009, fizemos um trabalho int
                                                                                                                                          Na minha escola , em 2009, fizemos um trabalho integrado o qual culminou em filmagens. O tema desenvolvido foi "Meus sonhos". Foram produzidos cerca de deze filmes.Houve a seleção dos melhores. Alguns foram postados no youtube. Todos os professores se envolveram no processo.
                                                                                                                                          Também neste período trabalhei com a Profª de Ciências. Trabalhomos o Sítio do Picapau Amarelo. O Casamento de Emília e Rabicó. Foram feitos os doces com papel reciclado e de doces. O bolo de sabão de côco. Havia produtos e frutas brasileiras. Na lousa foi feito uma montagem com representação do sítio, com cachoeira caindo, animais .Tudo muito lindo. Havia também os convites de casamento elaborados pelos alunos da 5ª série.


                                                                                                                                          • RENATA GONCALVES DE SOUZA


                                                                                                                                            Profª Vera, achei incrível essa ativid
                                                                                                                                            Profª Vera, achei incrível essa atividade com filmes, pois abre um leque de trabalhos com outas disciplinas.Conversarei com as minhas colegas na escola!Adorei!



                                                                                                                                          • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                                                                                            (2 respostas)


                                                                                                                                            Olá pessoal,
                                                                                                                                            Olá pessoal,
                                                                                                                                            Nosso fórum está chegando ao fim!
                                                                                                                                            Quem ainda não participou aproveite os últimos momentos para postar um comentário posicionando-se de forma crítica a respeito da proposta de discussão deste fórum (a partir do texto Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português)
                                                                                                                                            Amanhã publicarei a síntese das discussões.
                                                                                                                                            Bom final de fórum para todos!


                                                                                                                                            • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO
                                                                                                                                              (1 resposta)


                                                                                                                                              JeannyÉ a primeirfa vez que participo desta
                                                                                                                                              Jeanny
                                                                                                                                              É a primeirfa vez que participo desta atividade, adorei e espero
                                                                                                                                              contribuir.


                                                                                                                                              • DAISY GAGLIARDI RAMOS


                                                                                                                                                Lindalva o tempo de caminhada na escola publica no
                                                                                                                                                Lindalva o tempo de caminhada na escola publica nos trouxe muitas alegrias, muitos cursos, muitas vindas e idas sempre com novidades, espero que esta turma nova que está na rede tenha oportunidade de ser feliz como nós fomos a tempos atrás.



                                                                                                                                            • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA


                                                                                                                                              A escola pública, hoje em dia, ganhou outro
                                                                                                                                              A escola pública, hoje em dia, ganhou outro perfil: é uma extensão ou casa, muitas vezes, de alunos que não têm uma família tradicional, estruturada nos moldes antigos e convencionais. Muitos deles estão desassistidos pelos responsáveis, cabendo a escola, como já disse, muitas vezes assumir este aluno. Projetos de socialização, através de formação de grupos heterogêneos ,se fazem cada vez mais necessários para que os alunos entendam a importância do cumprimento das tarefas e o respeito às diferenças dos outros.

                                                                                                                                            • Nenhum comentário:

                                                                                                                                              Postar um comentário