quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fórum Comunicação- Melhor Gestão, Melhor Ensino

Caros cursistas,
Após a leitura do texto proposto, vamos à discussão:
Ao utilizar o blog para o trabalho com a leitura e a escrita, é essencial que o professor acompanhe o desenvolvimento das páginas produzidas pelos alunos. Além de refletir sobre essa questão, apontem outros aspectos importantes ligados à utilização do blog como recurso pedagógico.
Bom trabalho a todos!
Abraços,
Roseli Garcia





  • VERA LUCIA GRANDO
    (3 respostas)


    O material postado no blog, após lido, revi
    O material postado no blog, após lido, revisado pelo professor, além de proporcionar a socialização do material, servirá de material de apoio para o aluno em todas as suas fases de aprendizagem, além de possibilitar novas releituras e revisão de conceitos armazenados durante suas etapas de produção.


    • Maria Ananias de Santana
      (1 resposta)


      Leitura:expectativas de relacionar o gênero
      Leitura:expectativas de relacionar o gênero ao seu contexto de produção,interlocutores,finalidade, lugar e momento em que se dá a interação e suporte de circulação original;objetos elaborados especialmente para a escrita.Revisar e editar o texto focalizando os aspectos estudados na análise e reflexão sobre a língua e a linguagem.


      • ADINALDO JOAO FERREIRA


        Li, o texto: Leitura e escrita são tarefas
        Li, o texto: Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. Ler e escrever compromisso de todas as áreas.
        Guedes,Paulo Coimbra,;Souza,Jane Mari de
        Maravilhoso o texto: Na leitura o aluno descobre que são capazezes de escrever para ter o direito da sua palavra,falar,dialogar,contando e realtando através de sua escritasuas próprias experiências. Falar de seus povos,suas culturas,seu meio de vida enfim, suas verdadeiras descobertas tudo isso só será possível através de uma boa leitura.


      • PRISCILA NOVIELLO AZANHA


        Isso não é verdade para nós,
        Isso não é verdade para nós, aqui no Brasil, A educação se estuda a lingua falada, mas se pesquisa a lingua culta,
        mantendo, grupos de linguisticas ou reunidos em projetos de Gramatica do Português falado.


      • ANNANGELICA COLANGELO


        Questionamos como pais, educadores a respeito que
        Questionamos como pais, educadores a respeito que a juventude lê e escreve pouco não estuda mais e vivem na internete.
        Observamos porém que a leitura compartilhada através de blog's onde todos independente da idade podem fazer usos através do compuntador. A leitura do texto está portada para informar através de um site virtual onde os jovens captarão as compentências estas universais que se estendem a todos através de blog's, mostrando a dinâmica para que haja a compreensão dos textos, onde eles podem conceituar a importância deles direcionado-os para a busca do raciocinio crítico e a emancipação intelectual dos jovens que dela se utlilizam.


        • CRISTIANE PEREIRA DA SILVA
          (1 resposta)


          Eu particularmente nunca trabalhei com blogs educa
          Eu particularmente nunca trabalhei com blogs educacionais, mas já pensei nesta ideia, de produzir um blog com a sala, só não decidi ainda de que forma eu trabalharia com isso.
          O texto e os amigos de turma trouxeram bastante força, para que eu volte a pensar nesta ferramenta como um meio de interagir com os alunos e desenvolver um bom trabalho e acima de tudo, de interesse para eles.
          Afinal eles adoram participar de coisas diferentes, voltadas para o mundo deles, na linguagem deles, e entre eles.
          O acompanhamento do professor no desenvolvimento do blog, no auxilio e interação da produção de textos, trabalhos interdisciplinares, etc.. É essencial e necessário, para que o trabalho tenha sentido educacional, ajudando no direcionamento de conteúdos, informações relevantes e voltadas a aprendizagem dos alunos, e principalmente para que tenha como foco a educação.
          Gostei do tema e vou trabalhar em um projeto pensando como trabalhar com blogs.
          Depois envio noticias.
          Beijos,
          Cristiane


          • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA


            Olá CristianeNo próximo módul
            Olá Cristiane
            No próximo módulo vamos trabalhar mais esse tema. Tenho certeza que vai gostar.
            Abs,
            Jeanny


          • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO


            Como educadora, vejo o Blog como uma ev
            Como educadora, vejo o Blog como uma evolução tecnologica. Uma ótima evolução. Quanto a acompanhar a produção e a publicação dos texto dos alunos no Blog, de forma antiga, nós já o fazemos quando corrigimos as redações, orientamos a reescrita e publicamos em cordel, em mural ou por outros meios. Considero um ponto essencial para a construção e desenvolvimento do conhecimento do aluno.
            Sabemos que como é um ciberespaço, a linguagem e a escrita acompanha a rapidez e o imediatismo, e que os alunos são autocríticos e têm conhecimento destas características, pois é muito comum encontrarmos esses alunos se corrigindo nos sites das Redes Sociais.
            Ainda, vale lembrar que a evolução também inibiu Sócrates. A preocupação dele era que a escrita tornaria os homens esquecidos, pois não exercitariam a memória, uma vez que teriam o livro.
            O medo do Educador é que o aluno deixe de escrever corretamente, que não se aprofunde nos temas lidos, que não use o espaço de forma ética. Mas pergunto-lhes: Qual é o nosso papel ao trabalharmos a leitura com eles? Não somos mediadores? O que podemos ensiná-los através da leitura?
            As várias possibilidades e estratégias de leitura na construção do conhecimento se apresenta no macromundo, Internet. Basta-nos não temê-la.


            • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO
              (4 respostas)


              Na revista Veja que fala sobre a Era digital e a i
              Na revista Veja que fala sobre a Era digital e a influência para nossa
              linguagem e o auxílio que isto proporciona a Escola se for bem enca-
              minhada.


              • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO
                (2 respostas)


                JeannyO Blog está mais próximo da re
                Jeanny
                O Blog está mais próximo da realidade de nosso aluno pois eles já amanhecem
                plugados.


                • ADINALDO JOAO FERREIRA
                  (1 resposta)


                  Disso eu não tenho a menor dúvida so
                  Disso eu não tenho a menor dúvida sobre o Blog, só não domino muita essa ferramenta para elaborar o meu blog. Sendo assi, estou contando com todo o apoio dos meus colegas cursitas que fazem parte da minha turma 54.
                  Abraços!


                  • DAISY GAGLIARDI RAMOS


                    Adinaldo! Estamos fazendo um projeto na escola Mur
                    Adinaldo! Estamos fazendo um projeto na escola Murtinho Nobre BLOG Na Escola, no livro projeto eco 2 pág.63 tem passo a passo como realizar um blog. Procure na biblioteca da escola.


                • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                  Segundo a pesquisa,o papel do Blog é fundam
                  Segundo a pesquisa,o papel do Blog é fundamental para que haja uma interação social;
                  ele é dinâmico e estabelece critérios de comunicação evidenciando o papel da língua es-
                  crita e falada e valorizando o próprio falante que exerce o papel de autor do seu próprio
                  texto, isto é fundamental para sua criação e inovação de apropriação do conhecimento
                  linguístico.
                  @linda



              • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                (21 respostas)


                Olá pessoal,
                Olá pessoal,
                Enviei uma mensagem por meio da ferramenta correio e postei uma mensagem no fórum informando a alteração do professor tutor, por favor, leiam depois.
                Pensando na questão central desse fórum:
                Segundo Carmen Pimentel, no texto "Comunicação e educação em rede: blogs na escola", ao contrário do que se acredita sobre a prática escrita e a leitura entre os jovens, o uso excessivo de computadores e redes sociais traz a baila que "O que mais chama a atenção (...) é o intenso uso da escrita nos meios eletrônicos. Uma escrita com características específicas, próprias, uma escrita contemporânea, jovem." Pensando nesse trecho, como o professor pode utilizar-se desses mecanismos eletrônicos para promover a prática de leitura e da escrita com seus alunos?
                Abraços,
                Tutora Jeanny


                • Maria Ananias de Santana
                  (3 respostas)


                  O uso da internet potencializa o alcance da ativid
                  O uso da internet potencializa o alcance da atividade pedagógica,proporcionando aprendizagens específicas:letramento digital nos aspectos; publicar conteúdos,aprender a se comunicar: pois,desenvolvem habilidades de leitura e escrita criando um leque de conhecimentos.


                  • Maria Ananias de Santana
                    (1 resposta)


                    Estou em estado de extase,maravilhoso tê-la
                    Estou em estado de extase,maravilhoso tê-la como tutora
                    A primeira leitura geralmente é feita por mim.Mas eles reclamam,querem ler. Declamo os poemas e dramatizo quando necessário.
                    As atividades são permanentes e desenvolvidas sistematicamente porque utilizo o caderno do aluno.Logo,eles encontram espaço para expressar seus sentimentos e inquietações.


                    • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA


                      Olá Maria Ananias e demais colegas,Tamb
                      Olá Maria Ananias e demais colegas,
                      Também será um prazer para mim estender nossas discussões no ambiente virtual.
                      Abraços,
                      Jeanny


                    • MARCIA ETSUKO SADAKANE


                      Concordo plenamente com a colega Maria Ananias de
                      Concordo plenamente com a colega Maria Ananias de estar muito feliz por você ser nossa tutora pois ja a conhecemos e trocamos diversas idéias muito boas e que poderemos aprender mais e construir ferramentas para podermos utilizar na sala de aula, Como dito anteriormente com outra colega, as atividades de leitura são muito eficazes para que o aluno compreenda o real objetivo e que, quando é compartilhada é melhor ainda pois eles participam mais ativamente e aprender a contruir suas proprias opiniões.


                    • PAULA FERNANDA FERREIRA FRANCO
                      (2 respostas)


                      Nunca utilizei blogs com meus alunos, mas costumo
                      Nunca utilizei blogs com meus alunos, mas costumo levar algum tema - mesmo que seja algum conteúdo gramatical - leio com eles, explico e peço que eles busquem mais informações sobre o assunto abordado e eles pesquisam na internet e trazem as informações para avaliarmos se a informação que eles trouxeram está correta, qual é a fonte da pesquisa, e eles mesmos acabam criando critérios para avaliar o quão confiáveis são as fontes e o hábito debuscar mais informações para aampliar o que é passado em sala de aula e, por consequeência, seu conhecimento.
                      Também utilizamos a internet para intertextualizar o conteúdo que estamos trabalhando em sala (clipes, imagens, filmes e outros textos que abordem o mesmo assunto) ou para contextualizar algum texto ou livro lido em sala.
                      Mas gostei da ideia de eles criarem um blog e publicarem seus próprios textos - isso acaba por estimulá-los a produzir texto, tirando do contexto de produzir apenas para o professor ler. Isso pode criar, inclusive, a preocupação na grafia correta, no maior cuidado da escolha das palavras. Acho que essa será uma ferramenta que vou adotar com meus alunos.


                      • BIANCA SILVELLO MURARI
                        (1 resposta)


                        As considerações a respeito da inter
                        As considerações a respeito da intertextualidade e contextualizações foram muito bem lembradas, Paula, já que a internet é um ambiente multissemiótico e, por isso mesmo, pode se tornar muito didático. Acredito que fazermos, então, o papel de mediadores no processo de construção e aquisição de conhecimentos por meio da rede seria de grande relevância, porque não é fácil selecionar os conteúdos com qualidade, formar senso crítico, compreender tudo que aparece nos mecanismos de busca, encontrar os caminhos de leitura no mundo digital e ainda fazer ecoar a própria voz com ética, dignidade, conhecimento, responsabilidade.


                        • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO


                          Estou de pleno acordo com o que diz, Bianca.
                          Estou de pleno acordo com o que diz, Bianca. Acredito que devemos ter, mesmo, o papel de mediadores na construção de conhecimento por meio da rede e usarmos esse meio de imediatismo e rapidez para desenvolver a competência leitora e escritora de nossos alunos, e ensiná-los a agirem de forma ética aproveitando o contexto em que se inserem na hora da leitura e da escrita.


                      • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                        Ol´s Jeanny, Adoramos o seu trabalho e
                        Ol´s Jeanny,
                        Adoramos o seu trabalho e vejo que é fundamental o seu papel com o Anderson,
                        favor incentivar a turma pois tem professores que não estão conseguindo, como
                        nossa colega Cleusa Mojano.ela quer participar o fórum.


                        • VERA LUCIA GRANDO
                          (2 respostas)


                          Desde a pesquisa do tema até a produ
                          Desde a pesquisa do tema até a produção da escrita, o aluno poderá usar o computador, a internet.Poderá buscar informações sobre o tema nas mais diversas partes do mundo, em várias línguas. A seguir , poderá selecionar os trechos mais signicativos dos textos encontrados para serem utilizados em seu trabalho.Ao começar a redigir o trabalho, sempre buscará comparar pensamentos, fatos semelhantes nos vários gêneros pesquisados. neste momento aparecem as várias vozes do discurso a interdiscursividade e intertextualidade.No final poderá publicar o seu trabalho na internet/WEB.


                          • BIANCA SILVELLO MURARI
                            (1 resposta)


                            Acredito que um grande desafio, Vera, seja encontr
                            Acredito que um grande desafio, Vera, seja encontrar a própria voz em meio a essa interdiscursividade. A molecada fica eufórica com cada novidade, modismo que aparece. Por outro lado, percebo que eles têm muita dificuldade em avaliar o que encontram em termos de pertinência ao que está sendo estudado, de contextualização com as atividades propostas, já que o imediatismo e a facilidade de ferramentas como o google tornam o processo de pesquisa e análise aparentemente desnecessário. É tudo muito rápido e fácil, não é como ir a uma biblioteca e passar horas pesquisando um assunto em vários livros até achar o que você realmente quer. Parece uma coisa compulsória: apareceu ali no google, é só clicar, imprimir e entregar. Aí quando o aluno é questionado a respeito do material entregue, ele nem leu, mas alega que estava lá na internet, então como poderia estar errado? Seguindo esse raciocínio, se ele escreveu e postou no blog, no twitter, no face, o que pode dar errado? Já está ali, todo mundo leu, comentou, curtiu... Alguém falou que ficou mal escrito, que foi antiético, que é plágio?


                            • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO


                              Olá, Bianca, Eu entendo a sua fala, m
                              Olá, Bianca,
                              Eu entendo a sua fala, mas acredito que se trabalharmos bem o lado ético dos alunos, dando-lhes condições de enxergarem que são capazes de serem protagonistas da própria história, haverá um aproveitamento de forma ética desta tecnologia maravilhosa, a Internet. A participação deles em um Blog, é assim como no facebook, todos participam, ou todos querem participar, são atraídos a participarem, apesar da linguagem rápida e imediatista, eles interagem não só no espaço da Internet, mas levam o tema discutido para os encontros em sala de aula e em outros meios. Há o prolongamento do tema, uma transposição de um espaço para outro. Se observarmos e escutarmos as falas deles, existe uma comunicação espontânea, rápida e atualizada. O que, às vezes, não queremos aceitar é que a realidade deles é bem diferente.


                          • TATIANA DOS SANTOS RODRIGUES DUARTE
                            (2 respostas)


                            Boa tarde a todos! Nos meios eletr
                            Boa tarde a todos!
                            Nos meios eletrônicos a escrita tem uma característica diferente da língua padrão. O aluno não deixará de usar esse tipo de linguagem o "internetês" mas deve ter o conhecimento e saber utilizar a língua padrão cabe a nós professores facilitar o conhecimento.


                            • MARCIA ETSUKO SADAKANE


                              Tatiana, sou da mesma opinião quanto aos re
                              Tatiana, sou da mesma opinião quanto aos recursos tecnologicos existentes para que nossos alunos possam atraves do seu dia a dia, não só na escola mas também em suas casas ou em outro lugar que a internet é um meio mais pratico, eficaz e divertido de se aprender que a nossa língua é ligada em todos os sentidos seja na escrita ou na oral e que todos os dias aprendemos coisas novas e interessantes e mesmo sem os alunos perceberem eles estão aprendendp de uma forma ou outra


                              • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO


                                Olá, Tatiana.Eu penso assim, o ponto p
                                Olá, Tatiana.
                                Eu penso assim, o ponto positivo da Internet e a facilidade do trabalho com os gêneros diversificados e assim, o aluno deve saber que todo texto tem um contexto de produção e dentro desse contexto, a linguagem é adequada ao espaço e ao público a que se pretende atingir. E é esse olhar que devemos ensinar ao aluno. Se ele entender esse contexto de produção, saberá usar a linguagem correta, dentro do espaço, e para o leitor a que pretende atingir.


                              • PRISCILA NOVIELLO AZANHA


                                Acho que ler e escrever, e uma tarefa do professor
                                Acho que ler e escrever, e uma tarefa do professor analisar as habilidade e conhecimentos
                                a escrita usando livros, jornais, relatórios, arquivos. Ensinar a reflexão sobre produção de conhecimento se expressa por escrito.


                                • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                  O Gênero BLOG é tratado como g
                                  O Gênero BLOG é tratado como gênero literário e já está incluido no livro didático de
                                  Português do 7o.ano, neste livro, há o comentário da blogueira ,e como tudo começou em
                                  sua vida, para o aluno isto já é uma realidade , na qual o professor não pode abster-se ,tem
                                  sim que junto com aluno desenvolver esta habilidade ampliando mais o vocabulário.

                                  Lindalva.


                                  • BIANCA SILVELLO MURARI
                                    (1 resposta)


                                    Bem, Jeanny, ainda que a internet tenha dinamizado
                                    Bem, Jeanny, ainda que a internet tenha dinamizado a prática de escrita, dos jovens em particular, fica a questão da qualidade do que se escreve, do desenvolvimento da autonomia e do senso crítico versus a reprodução de modismos e a propagação de fofocas e críticas vazias. Claro que devemos, como educadores, participar dessa revolução digital, mas como fazê-lo é um grande desafio, no sentido de pensarmos integralmente a Educação (objetivos da sociedade contemporânea, infraestrutura das escolas, processo de ensino e aprendizagem, gestão do ambiente escolar e da sala de aula, qualificação do corpo docente, participação da família na vida escolar), e não somente em práticas isoladas que acabam, de vez em quando, produzindo bons resultados.
                                    Os trabalhos que procuro promover junto aos alunos são no tocante a pesquisas, que são enormemente facilitadas pela internet. Antes de propor algumas tarefas que envolvam produção escrita, incentivo os alunos a usarem a internet para buscar referências, ler o que já foi escrito a respeito de algum assunto, descobrir alguma coisa, antes de dar as respostas em aula. Para que o aluno aprenda a escrever efetivamente, ele deve ter o que escrever, ele precisa saber o que vai dizer, ter claros seus pontos de vista e objetivos. Por meio de leituras direcionadas na internet, o jovem pode ir formando esse repertório, trazê-lo para a sala de aula para discuti-lo e processá-lo, advindo de todos esses movimentos dialógicos alguma produção escrita significativa. Não consigo ficar satisfeita com a ideia de que meu aluno já escreve o suficiente porque fica plugado no twitter o dia todo...


                                    • DANIELA FERRARI


                                      #concordoplenamente
                                      #concordoplenamente


                                    • LUCINDA APARECIDA FARIA DOS ANJOS


                                      Olá Jeanny e colegas, Eu particularmen
                                      Olá Jeanny e colegas,
                                      Eu particularmente, acredito muito na dinâmica de produção de textos em blogs. Em 2008 frequentei um curso de especialização em "Formação de Escritores", cuja principal atividade era a manutenção de um blog pessoal. Nossa turma era composta de 22 alunos e todos deveríamos fazer postagens diárias para avaliações. Foi uma experiência muito rica e acredito que não deva ser diferente com alunos da Educação Básica, desde que bem acompanhada pelos professores.


                                      • MARCIA ETSUKO SADAKANE


                                        Mesmo que os alunos usem da linguagem "internet
                                        Mesmo que os alunos usem da linguagem "internetês", pode-se dizer que ele esta lendo uma escrita com interpretação de sua realidade hoje. Para que ele compreenda esse tipo de leitura e escrita significa que este aluno tem conhecimentos previos para que compreenda a mensagem


                                        • LUIZ ANTONIO DA CRUZ JUNIOR


                                          Acredito que os recursos tecnológicos vem a
                                          Acredito que os recursos tecnológicos vem a dispor da educação, ajudando-a e melhorando nossa pratica, tornando-a mais fácil e mais interessante para nossa clientela que é, na grande maioria das vezes, exímia utilizadora de tais recursos.
                                          Embora eu ainda não tenha criado um blog, que foi solicitado inclusive por alguns alunos do EM, tenho utilizado algumas ferramentas digitais interativas como extensão e complementação da minha prática docente, por exemplo, o Facebook e emails. Através desses tenho postado e enviado materiais, bem como divulgado dúvidas e curiosidades de LP. O mais interessante nesse trabalho complementar é que os próprios alunos se encarregam de compartilhar e divulgar uma boa parte das informações que posto, assim, mesmo aqueles que não estão ligados à minha rede social diretamente são atingidos. Ao final, usamos as próprias postagens e comentários em sala de aula.



                                        • LUCIANA MIRABILE
                                          (1 resposta)


                                          O uso das ferramentas digitais auxilia o aluno em
                                          O uso das ferramentas digitais auxilia o aluno em seu aprendizado, uma vez que esse se vê interessado pelos diversos recursos disponíveis. A leitura do texto levanta, também, outros aspectos relevantes do uso das tecnologias: o fato de que em blogs, chats etc, o aluno se torna um leitor/escritor, uma vez que se vê diante de textos diversos; e o fato de que esse aluno passa a ser um agente na situação de aprendizagem e não um mero "receptor" em relação ao professor.


                                          • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO


                                            Olá, Luciana.Concordo com você, confo
                                            Olá, Luciana.
                                            Concordo com você, conforme a fala de Carmem Pimentel em "Comunicação e educação em rede" Nunca se escreveu e leu tanto como o fazem os adolescentes de hoje, há entre eles alunos, quando acessam a Internet, uma interação, uma cooperação mútua, uma troca, as quais favorecem a construção de uma prática social.



                                          • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA
                                            (3 respostas)


                                            Achei muito boa a colocação da coleg
                                            Achei muito boa a colocação da colega Vera Lúcia no tocante à pesquisa do tema que possibilitará uma ampliação e conhecimento maior de mundo. Como sabemos, ler envolve muitos procedimentos , informações, capacidades e discursividade na seleção do tema . Entretanto, a utilização do computador, em primeira instância, pode ser mediada através da sala de informática da escola pelo professor, devido aos diferentes materiais que a internet apresenta. Devemos ajudar o nosso aluno a selecionar "adequadamente" o tema. Quanto à produção escrita, esta deve ser cuidadosamente orientada pelo prof. , levando o aluno a perceber outras linguagens como elementos que devem fazer parte de seu texto.


                                            • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                              No livro didático, há a discuss
                                              No livro didático, há a discussão do gênero blog e também a experiência de uma blogueira,
                                              e ela coloca todo depoimento, com certeza se o aluno utilizar esta ferramenta de trabalho,
                                              irá dominar as duas competências.



                                              • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO


                                                Verdade, Izilda. É certo que há um u
                                                Verdade, Izilda. É certo que há um uso intenso da escrita nos meios eletrônicos, mas é fundamental que haja uma orientação quanto a seleção de temas a serem lidos e sobre as diversaas formas de linguagem que podem compor um texto, para que os alunos adquiram o senso crítico necessário para distinguir o "bom texto" do "texto fútil, sem conteúdo" (embora essa questão do que seja "bom ou futil" seja muito relativa, é importante que os alunos aprendam sobre as diversas formas de expressão e não fiquem limitados apenas às gírias e frases muitas vezes incoerentes ou sem coesão, próprias da atual juventude).


                                                • BIANCA SILVELLO MURARI


                                                  Essa questão da linguagem, Izilda, é
                                                  Essa questão da linguagem, Izilda, é realmente importante, porque, mesmo na internet, nem tudo se escreve em internetês. Há espaços e espaços, com objetivos diversos, como pensar em postagens nas redes sociais e em publicações em portais de notícias. Então, ainda que o ambiente virtual seja mais dinâmico, as formas de expressão devem-se adequar às situações de comunicação. Essa discussão a respeito dos usos e contextos de linguagem pode, perfeitamente, fazer parte das aulas de língua portuguesa.



                                                • CLAUDIA DE PASQUALI
                                                  (5 respostas)


                                                  Acredito na tecnologia, e não vejo ma
                                                  Acredito na tecnologia, e não vejo mais nenhuma forma de ensinar sem utilizá-la. Em um levantamento em sala de aula, quase 80% de meus alunos tem acesso a internet. Eles passam cerca de 6 horas/dia em facebook e jogos on line. Eles dominam a maior parte dos recursos oferecido e o mais interessante é que a grande maioria adquiriu o conhecimento da ferramenta sozinho, em tutoriais, sem a presença de um professor. São autodidatas. Entretanto, ao verificar o que mais acessam, percebi que há um mal uso da ferramenta e pouco aproveitamento dela em processos de aprendizagem. Passam horas no facebook, escrevendo por "monossilábos", em sua maioria abreviados em dialéto típico do internetês, o qual o autodidata, também aprende praticamente sozinho. Percebo que não há mais como o educador não interagir e não interferir nesse processo de linguagem.
                                                  O maior probloma é como?

                                                  Criar blogs conduz a assuntos específicos. Isso é muito louvável, quando temos um aluno que realmente gosta de escrever, ou já tem habilidade para linguagem escrita, mas creio que nosso grande desafio seja conduzi-los a escrever corretamente, demonstrando suas habilidades e despertando sua curiosidade para gêneros diversos, mais maduros, ampliados, que envolvam pesquisas e leituras prévias antes de sua produção final. Temo ter dificuldade ou relutância na adesão desse processo, principalmente pelo perfil do alunado brasileiro. Tenho experiência de um aluno de uma escola particular em que leciono, que tem um blog, onde posta crônicas, paixão descoberta nas aulas de redação pela qual sou responsável, mais ele é 1 entre 500.

                                                  Sabemos da tendência do educador em aderir as ferramentas informatizadas, em aprender a utilizá-las para alcaçar seu público alvo, bem como ser essa, a forma mais fácil e econômica, para não dizer barata, a vista dos governantes, para que ao interferir nessa ferramenta, ou agregar seus alunos em um blog tutoriado por você, que o professor seja também responsável pela produção destes, de tal forma que sua aula, continue após o horário previsto, gratuitamente, já que trabalharemos na sala de aula e posterior a isso.

                                                  A ideia, a princípio é boa.

                                                  A ferramenta seria utilizada corretamente, na hipótese de termos adesão de nossos alunos. Eles continuariam sendo acompanhados em produções escritas, orientadas e corrigidas por seus professores/mediadores. Nessa linha de raciocínio teríamos uma melhora significativa na linguagem escrita e na aquisição de proficiência em diversos gêneros, além de multiplas leituras.

                                                  Por outro lado há uma questão trabalhista, que invade o horário privado, exigindo revisão de carga horária, por se tratar de mais uma tarefa extra delegada ao docente.

                                                  Tudo isso seria imensuravelmente válido, se esse trabalho pudesse ser desenvolvido e acompanhado durante as aulas de Língua Portuguesa, dentro da escola, onde pudéssemos abolir a utilização do papel, nos tornar corretamente ecológicos e exercitar a ferramenta informatizada, durante o processo de aprendizagem, dentro do horário de nossas aulas.

                                                  Nós, professores, somos muito parecidos com antenas parabólicas, nós captamos, nos informamos, adaptamos e transmitimos conhecimento, desde que, respeitem também nossos direitos.


                                                  • SANDRA LIA GONCALVES CONTRERA
                                                    (2 respostas)


                                                    devemos saber usa-la a nosso favor
                                                    devemos saber usa-la a nosso favor


                                                    • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                      (1 resposta)


                                                      Olá Sandra,E como nós professores po
                                                      Olá Sandra,
                                                      E como nós professores podemos usar essas ferramentas a nosso favor?
                                                      Abs,
                                                      Jeanny


                                                      • DANIELA FERRARI


                                                        Acho que devemos utilizar essa ferramenta em prime
                                                        Acho que devemos utilizar essa ferramenta em primeiro lugar! (antes de pensar em utilizá-la a nosso favor ou contra nós) Porque o blog é só um suporte digital, mas que não fez parte da minha formação nem da formação da maioria de nós. Então como podemos interagir e significar isso para os nossos alunos, se não temos esse referencial?
                                                        Como profissionais interessados que somos estamos, cada um a sua maneira, buscando instrução e orientação com relação a tudo isso (e esse curso é um exemplo dessa busca). Mas o que fico me questionando é: como eu vou conseguir ser mediador em um ambiente que é mais comum aos meus alunos do que a mim?
                                                        O que tenho feito é tentar aprender com eles e acho que tem dado certo. O facebook, por exemplo, é hoje para mim muito mais um ambiente de interação e observação dos meus alunos e de seus comportamentos, gestos e gostos “virtuais” do que qualquer outra coisa.
                                                        #prontofalei


                                                    • BIANCA SILVELLO MURARI


                                                      Muito pertinentes as suas consideraç
                                                      Muito pertinentes as suas considerações, Cláudia!


                                                      • HELENICE RODRIGUES MENEGHELLO


                                                        Muito bom Cláudia! É important
                                                        Muito bom Cláudia! É importante lembrar que um trabalho como esse exigirá mais a participação do professor como orientador e outras funções que lhe serão agregadas e por parte do aluno será necessário que haja um engajamento responsável para que possa produzir conhecimento, caso contrário, será apenas mais um brinquedo sem compromisso com a aprendizagem.



                                                      • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA
                                                        (1 resposta)


                                                        A internet mais que um recurso tecnológico
                                                        A internet mais que um recurso tecnológico é uma zona de aproximação entre o professor e o aluno. Trata-se de uma forma de compartilhar experiências significativas e de penetração no universo dos nossos educandos.


                                                        • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                                          Concordo com sua colocação, es
                                                          Concordo com sua colocação, estimular o adolescente, oferecer esta ferramenta na escola
                                                          também é um passo fundamental para o seu desempenho.



                                                        • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                          (9 respostas)


                                                          Como pode ser trabalhada a leitura e a escrita a p
                                                          Como pode ser trabalhada a leitura e a escrita a partir do desenvolvimento de blogs?
                                                          b.
                                                          Existem experiências com atividades a partir da construção de blogs que possam ser socializadas?
                                                          Olá pessoal,
                                                          Como pode ser trabalhada a leitura e a escrita a partir do desenvolvimento de blogs? Alguém tem alguma experiência com atividades a partir da construção de blogs que possa ser socializada?
                                                          Estou ansiosa para saber!
                                                          Abraços,
                                                          Jeanny


                                                          • LUCIANA SANTORO BARBERINO


                                                            Acredito que realmente precisamos nos adequar e ut
                                                            Acredito que realmente precisamos nos adequar e utilizar a tecnologia (em questão a informática - internet) em nosso favor. Acontece que ao verificar com meus alunos, eles conhecem muito bem apenas sites de relacionamentos e sites de vídeos, eles mal sabem o que é um e-mail. Só conhecem e-mail por saberem que é um nome que usam pra acessar esses sites. Acho que podemos explorar essa simpatia que os alunos têm pela tecnologia e passar a utilizar outros meios que podemos explorar. Levá-los à sala de informática, fazer pesquisas e falar de sites confiáveis e principalmente poder usar o e-mail como meio de comunicação com os alunos. Acredito que esse tipo de comunicação (por e-mail) faz parte de um futuro bem próximo, já que é uma prática utilizada em cursos técnicos e superiores e é a realidade atual.


                                                            • RENATA GONCALVES DE SOUZA
                                                              (2 respostas)


                                                              Primeiramente, acho importante mostrar ao aluno qu
                                                              Primeiramente, acho importante mostrar ao aluno que o desenvolvimento de um blog é uma prática da leitura e escrita, que esta atividade requer o conhecimento que ele possui do mundo virtual,agregando o seu estilo, sua identidade. Os jovens sabem o que querem e sabem selecionar o que querem. Fizemos na 8 ª série um debate sobre a montagem de um blog na escola e selecionamos o que esse bolg deveria conter e todos começaram a questionar os textos que deveriam ser postados. A discussão gerou um grande incentivo para cada um deles criarem o seu próprio blog e colocar seus pensamentos sobre os assuntos questionados em sala.Naquele momento não pude levá-los à sala de informática, porém improvisei em uma folha de sulfite,a criação do perfil e a pulbicação de um texto sobre a adolescência. Todos fizeram e gostaram da ideia,principalmente pelo fato de trocarem as folhas de sulfite e ler as ideias de cada um.Foi uma atividade prazerosa e motivadora para futuros trabalhos.


                                                              • DANIELA FERRARI
                                                                (1 resposta)


                                                                Renata, outro dia em uma 6°série uma al
                                                                Renata, outro dia em uma 6°série uma aluna criou um “post” de papel para comentar sobre um colega e enquanto lia a sua experiência me lembrei disso. Percebi também que o que importa não é, necessariamente, o fato de ser virtual ou não, mas de ser significativo ou não.
                                                                Confesso que depois da leitura do texto indicado no Fórum fiquei menos angustiada com relação ao nosso papel nessa realidade “blogueira” e percebi a relevância e coerência do uso de desse suporte (ou seja lá que nome for) para fins pedagógicos. Inclusive entendi que a própria relação “afetiva-virtual” é uma realidade muito forte para os nossos alunos, o que nos obriga a tomar parte disso para podermos interagir de verdade com eles.


                                                                • RENATA GONCALVES DE SOUZA


                                                                  Daniela, o nosso papel como educadoras é ca
                                                                  Daniela, o nosso papel como educadoras é cada vez mais nos aproximarmos da realidade dos nossos alunos e buscarmos nessa realidade, meios,ou seja,estratégias para envolvê-los na leitura e escrita.
                                                                  Fico feliz em vê-la nesse grupo e trocarmos ideias perante a todos esses assuntos abordados.
                                                                  Bom trabalho para nós todas!


                                                              • LUIZ ANTONIO DA CRUZ JUNIOR


                                                                Olá a todos,
                                                                Olá a todos,

                                                                Como já disse, eu não tenho experiência com Blogs, apenas outros veículos, mas tenho uma amiga professora de Inglês, que se utiliza do Blog como extensão de suas aulas e uma maneira de interação entre professor-aluno-conteúdo de aprendizagem. Ela tem obtido excelentes resultados, alunos que participam frequentemente do Blog postando ou comentando sobre os assuntos pertinentes.O Blog não só a auxiliou na prática docente, bem como a aproximou dos alunos, melhorando sua relação com eles o que resultou na melhoria significativa da qualidade de suas aulas.

                                                                Além dela, a professora Vera Grando, da nossa turma, tem um Blog de LP e, talvez possa compartilhar suas experiências conosco.


                                                                • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO
                                                                  (2 respostas)


                                                                  Não tenho experiência com o trabalho
                                                                  Não tenho experiência com o trabalho com blogs. Apesar de achar a ideia bastante interessante e válida, não deixo, também, de ter alguns questionamentos. Como alguns colegas já disseram, é importante que os alunos recebam um direcionamento para que a linguagem deles não fique reduzida apenas ao internetês e temas banais, pois para isso eles não precisam de um professor.
                                                                  Porém, creio que esse direcionamento possa enfrentar alguma resistência, já que o que passar a ser uma "obrigação", para muitos deixa de ser prazeroso. Falo isso por duas experiências observadas por mim.
                                                                  A primeira é sobre dois blogs criados por uma professora que dava aula de Português para meu sobrinho; no primeiro blog, os alunos tinham que postar a sinopse de um livro lido na escola; no segundo, postavam uma opinião sobre o livro e compartilhavam-na com os demais alunos; meu sobrinho não gostava, dizia que era chato postar isso, que não tinha paciência para escrever (afinal, tinha que usar uma linguagem mais formal, e não apenas os "vc, pq, tb, naum" que estava acostumado, além de ter que saber expressar uma opinião e usar argumentos).
                                                                  A segunda experiência, embora nao se refira a um blog, é sobre um game (coisa que eles adoram) chamado Ludz, usado em minha escola. A proposta do jogo é muito legal, pois eles devem passar por vários níveis (passando por várias ilhas) e derrotar o vilão (o jogo é bastante colorido, eles ganham dinheiro e troféus, que ajudam a avançar os níveis, e podem até criar avatares). Até aí, tudo bem, pois o jogo é bastante interativo. Por outro lado, os desafios estão relacionados a questões de Português e Matemática, que eles devem resolver para avançar no jogo. Na parte referente a Português, eles devem ler pequenos textos e escolher uma alternativa correta. Acompanho uma turma de 20 alunos na sala de informática e pelo menos 15 "chutam" as respostas, dizendo que não tem paciência e não vão ficar lendo os textos para escolher uma alternativa. Quando fico ao lado de um aluno e explico o objetivo da atividade e a importância de ler os textos, ele até lê e responde certo, mas quando me afasto para olhar outro aluno, ele volta a chutar. Quando voltamos para a sala de aula, reforço o objetivo da atividade, a importância de ler os textos para chegar à última ilha e poder enfrentar o vilão etc. Eles dizem que não gostam de ficar lendo e que seria melhor entrar no Facebook (embora lá eles também tenham que ler!).
                                                                  Enfim, creio que o maior desafio não seja utilizar as novas tecnologias disponíveis, mas conseguir que os alunos compreendam e participem das atividades propostas não como uma obrigação, mas como algo prazeroso e enriquecedor.


                                                                  • DANIELA FERRARI
                                                                    (1 resposta)


                                                                    É uma pena mesmo, Donizete, que os alunos n
                                                                    É uma pena mesmo, Donizete, que os alunos não se empenhem nessa experiência que deveria ser significativa para eles, no caso, os games. Mas, especificamente sobre Língua Portuguesa, fiquie me perguntando se ogame não teria colocaram exercícios "tradicionais" em um suporte "moderno", ou seja, exercícios de interpretação iguais aos do papel na tela do computador. Enfim, foi só um questionamento....
                                                                    Por outro lado, acho que não corremos esse risco com o blog, por exemplo, porque ele já é conhecido e aprovado pelos alunos, além de ter como finalidade o "compartilhar-se" por meio de textos, verbais ou não.


                                                                    • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO


                                                                      Sim, Daniela, de certo modo aconteceu isso que voc
                                                                      Sim, Daniela, de certo modo aconteceu isso que você falou, colocaram exercícios "tradicionais" no game, onde os alunos devem ler pequenos textos e escolher a alternativa correta. Mas esse é o objetivo do game, trabalhar conteúdos de Português (leitura, análise, interpretação, gramática) e Matemática de forma lúdica, já que o cenário e a interatividade do jogo são bastante atrativos, com cores, sons, personagens, premiações, avatares etc, desenvolvendo a capacidade leitora e o raciocínio lógico dos alunos. Claro que há alunos que se envolvem e participam de forma satisfatória, mas na turma que acompanho é uma minoria. Por isso o questionamento quanto ao blog: apesar de eles já conhcerem essa ferramenta, será que participariam seguindo uma proposta pedagógica, que poderia ser encarada como mais uma "obrigação", uma "extensão" das lições de casa? Enfim... são apenas questionamentos...(rs).


                                                                  • TATIANA DOS SANTOS RODRIGUES DUARTE


                                                                    Bom dia a todos! Ainda não tive esta e
                                                                    Bom dia a todos!
                                                                    Ainda não tive esta experiência com atividades nos blogs. Mas acredito que é um meio de incentivá-los a leitura e escrita



                                                                  • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA


                                                                    Como a minha colega de escola, Renatinha ,diz
                                                                    Como a minha colega de escola, Renatinha ,diz é preciso trabalhar um pouco mais a escrita e a leitura, bem como, fornecer certas noções de estilo antes de pensarmos num blog. Como já disse anteriormente, uma linguagem mais próxima da realidade deles se faz necessária. Entretanto, ultimamente, há muita burocracia e falta de pessoal do acessa para dar o devido suporte ao nosso trabalho.



                                                                    • HELENICE RODRIGUES MENEGHELLO


                                                                      Boa tarde! Um trabalho com leitura e escrita
                                                                      Boa tarde!
                                                                      Um trabalho com leitura e escrita utilizando blog só é possível com o acompanhamento do professor em atividades orientadas e com objetivos pré determinados. Como ferramenta diferente de outros sites e redes sociais pode ser usado de maneira didática auxiliando no desenvolvimento da leitura e produção de texto, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos através de uma leitura mais profunda e maior interação com todos envolvidos no projeto. Desperta o interesse do aluno por ser uma forma contemporânea de se trabalhar, mais próxima da sua realidade.



                                                                      • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA


                                                                        Você não precisa gostar de escrever p
                                                                        Você não precisa gostar de escrever para ser um escritor , nós temos que desenvolver as competências leitoras e escritoras pois elas se fazem presente no dia a dia. Temos , a partir da recursos tecnológicos ,que são o elo de communicaçãodo nosso mundo globalizado ,desenvolver o estilo, o gosto estético do nosso aluno como também incutir na sua produção oral ou escria o senso crítico que o qualificará para enfrentar os desafios do mundo moderno. Acredito que seja mais fácil trabalhar isso com eles, penetrando em seu mundo e fazendo a partir daí as correções, as posturas e o desenvolvimento de uma consciência crítica com base na reflexão.



                                                                        • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                          (10 respostas)


                                                                          Olá turma.Lendo os comentários de vo
                                                                          Olá turma.
                                                                          Lendo os comentários de vocês referente a minha "provocação" de ontem percebi que trabalhar a leitura e a escrita a partir do desenvolvimento de blogs, ainda não é uma prática muito comum na escola. Nos próximos módulos vamos nos ater mais a essa questão. Para finalizar as discussões de nosso fórum gostaria de contribuir com um relato de uma prática adotada pelos professores de uma escola.
                                                                          :)
                                                                          No link abaixo há um vídeo do Programa Salto para o Futuro - Série "Cibercultura: o que muda na Educação". Programa exibido em 25/04/2011
                                                                          http://youtu.be/AoR8Bfo4pG4
                                                                          O programa apresenta uma proposta de integrar as tecnologias de informação para construir uma aprendizagem significativa. O vídeo todo é interessante, mas a partir de 29 minutos há um relato muito interessante de um trabalho realizado por uma escola numa comunidade rural da Bahia. Esse trecho tem 4 minutos.
                                                                          Vale a pena assistir.
                                                                          Abraços,
                                                                          Jeanny


                                                                          • VERA LUCIA GRANDO


                                                                            Assisti ao vídeo. Certamente, não h
                                                                            Assisti ao vídeo. Certamente, não há como negar o avanço da tecnologia e a necessidade da sua aplicação nas escolas.Gostei muito da história da Educação à distância.( Carta, rádio, tv e cibernética). A internet veio para diminuir distâncias de localização e de conhecimento, de formação e classes sociais.O trabalhador pode estudar durante um tempinho de folga de seu trabalho, o professor pode se atualizar por meio de cursos à distância. Muitos fazem faculdade à distância por não ter tempo de frequentar presencialmente. As informações e comunicações são feitas por sinais à distãncia já há algum tempo, porém a interatividade é atual e rápida na era da internet.


                                                                            • RENATA GONCALVES DE SOUZA
                                                                              (1 resposta)


                                                                              Também assisti o vídeo e fica claro
                                                                              Também assisti o vídeo e fica claro que o avanço da tecnologia é uma necessidade em nossas atividades. O curso à distância deixou de ser algo que não é válido, como o curso presencial. É importante que todos tenham acesso a informações e quebrem paradigmas aos cursos à distância. Sem dúvidas para o professor é um recurso facilitador para aprimomar sua formação.


                                                                              • ADINALDO JOAO FERREIRA


                                                                                Renata,clarissímo muito bom!
                                                                                Renata,clarissímo muito bom!


                                                                              • DANIELA FERRARI
                                                                                (2 respostas)


                                                                                Jeanny, muito motivador o vídeo!
                                                                                Jeanny, muito motivador o vídeo!


                                                                                • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA


                                                                                  Olá Dani e colegas,Que bom que gostou. O v
                                                                                  Olá Dani e colegas,
                                                                                  Que bom que gostou. O vídeo nos faz refletir sobre a questão dos recursos digitais, ou seja, mesmo em uma escola carente é possível desenvolver excelentes trabalhos.
                                                                                  Abraços,
                                                                                  Jeanny


                                                                                  • ADINALDO JOAO FERREIRA


                                                                                    Realamente concordo com vopcê colega Daniela
                                                                                    Realamente concordo com vopcê colega Daniela. Muito bom o vídeo.


                                                                                  • LUCIANA SANTORO BARBERINO
                                                                                    (1 resposta)


                                                                                    Tb assisti o video. Acho interessante e motivador!
                                                                                    Tb assisti o video. Acho interessante e motivador! Vou tentar criar uma forma de comunicação por e-mail com uma das minhas turmas e vamos tentar usar a sala de informática tb. Depois volto pra contar minha experiência.


                                                                                    • ADINALDO JOAO FERREIRA


                                                                                      Luciana bota motivação nisso tudo mu
                                                                                      Luciana bota motivação nisso tudo muito bom!


                                                                                    • DONIZETE DE MIRANDA BOTELHO
                                                                                      (1 resposta)


                                                                                      Assisti ao vídeo e a outros igualmente inte
                                                                                      Assisti ao vídeo e a outros igualmente interessantes. Entre eles, encontrei um tutorial sobre como criar um blog. Abaixo, o link:
                                                                                      Há vários vídeos ensinando a criar um blog.


                                                                                      • ADINALDO JOAO FERREIRA


                                                                                        Assisti o vídeo, ótimo senssac
                                                                                        Assisti o vídeo, ótimo senssacional para o meu crescimento como professor de líguar portuguesa colega Donizete.



                                                                                    • JEANNY MEIRY SOMBRA SILVA
                                                                                      (4 respostas)


                                                                                      Olá pessoal,Nosso fórum está
                                                                                      Olá pessoal,
                                                                                      Nosso fórum está chegando ao fim. Quem ainda não participou aproveite os últimos momentos para discutir com seus colegas de turma a questão central desse fórum: qual é o papel do professor em relação ao trabalho com leitura e produção de textos no acompanhamento do desenvolvimento de blogs como prática pedagógica?
                                                                                      Em breve apresentarei a síntese das postagens.
                                                                                      Abraços,
                                                                                      Jeanny


                                                                                      • CLEONICE FARIAS SILVA AOKI
                                                                                        (3 respostas)


                                                                                        Nunca trabalhei blog diretamente com os alunos, ma
                                                                                        Nunca trabalhei blog diretamente com os alunos, mas cogitei a ideia este ano. Acredito que a maior contribuição seja dar significado a produção de textos. Frequentemente o aluno, quando escreve, ainda o faz para o professor para ganhar nota. O blogs vem trazer a ideia de pertencimento, pois o aluno descobre que é possível ter voz, dizer o que pensa, o que o emociona, o que o incomoda e, o mais importante percebe que as palavras possuem o poder mágico de transformar situações e vidas. O professor deve acompanhar o trabalho dos alunos, ser humilde e aprender junto. Afinal aprender é troca, é interação.
                                                                                        Não podemos esquecer também que sempre houve mudanças: foi assim com o aparecimento da escrita, depois com os livros, a televisão, etc.. Há uma necessidade de adaptação, de superação e acomodação, normal na nossa sociedade.


                                                                                        • MARIA DO CARMO DE LIMA SAMPAIO
                                                                                          (1 resposta)


                                                                                          Olá, Cleonice.Eu também nunca trabal
                                                                                          Olá, Cleonice.
                                                                                          Eu também nunca trabalhei Blog com os alunos, mas conheço a tecnologia, e sei que é mais uma forma atrai-los no desenvolvimento da competência leitora e escritora. Lembrando que eles gostam de ver a produção textual um do outro. O Blog coloca-os em evidência quanto a publicação dos textos produzidos. Torna concreta a ideia de aluno protagonista e também, desenvolve o senso crítico entre eles, o que é bom pois exige a autoavaliação e consequentemente a reflexão sobre o que escrevem e sobre as leituras feitas.


                                                                                          • ADINALDO JOAO FERREIRA


                                                                                            Maria do Carmo e Cleonice essa ferramenta bl
                                                                                            Maria do Carmo e Cleonice essa ferramenta blog eu ñunca tive acesso nas escolas por onde eu passei! Sendo assim essa é a minha maior dificuldade em criar um blog.


                                                                                          • LINDALVA DE LIMA ARAUJO MELLO


                                                                                            Otima colocação e concordo eu tamb
                                                                                            Otima colocação e concordo eu também nunca solicitei, não vamos nos
                                                                                            acomodar e sim pariticipar com os alunos..



                                                                                        • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA
                                                                                          (1 resposta)


                                                                                          No meu entendimento o papel do professor funcionar
                                                                                          No meu entendimento o papel do professor funcionaria como o de tutor: dando dicas, fazendo comentários elucidativos, construindo de forma parceira o trabalho com seu aluno.


                                                                                          • ADINALDO JOAO FERREIRA


                                                                                            Concordo plenamente com você Izilda, s
                                                                                            Concordo plenamente com você Izilda, se o professor não funcionar dentro do quadro pegagógico a sala emperra!



                                                                                          • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA


                                                                                            Além de ajudarmos os nossos alunos a desemp
                                                                                            Além de ajudarmos os nossos alunos a desempenhar satisfatoriamente o trabalho, devemos estimular e persuardir a prosseguir estudando ou pesquisando. Criar um gosto pela leitura como eixo de aproximação com o mundo globalizado e partilhar nossos gostos e opiniões com eles. Tentar desenvolver em nossos educandos o pensamento analítico para que esses possam ter argumentos críticos sobre os diferentes assuntos que nos rodeiam. Persistir é o nosso objetivo.



                                                                                            • SANDRA LIA GONCALVES CONTRERA


                                                                                              Jeanny, acredito que a maior parte dos nossos alun
                                                                                              Jeanny, acredito que a maior parte dos nossos alunos, hoje em dia, vivem conectados no mundo virtual.
                                                                                              Tenho dificuldades nesse mundo, mas sou a favor de que todos tenham um blog para a melhoria de seus trabalhos escolares.
                                                                                              Através do blog, podemos enviar pesquisas e incentivá-los a ler e escrever melhor.



                                                                                              • SANDRA LIA GONCALVES CONTRERA


                                                                                                A leitura e a escrita não podem ser privil
                                                                                                A leitura e a escrita não podem ser privilégios somente em aulas de português, essa competência deve ser prioridade em
                                                                                                todas as áreas, porque o aluno tem que ler, interpretar, compreender e responder.
                                                                                                Portanto, todos os professores devem criar, em suas aulas, o hábito de leitura e escrita, fazendo com que o aluno
                                                                                                sinta que é uma atividade prazeiroza e atraente, além de adquirir o conhecimento e a liberdade para uma vida melhor.



                                                                                                • IZILDA APARECIDA VIANA MOSCHELLA


                                                                                                  Bem colocado Sandra, o blog também pode ser
                                                                                                  Bem colocado Sandra, o blog também pode ser considerado uma atividade estimulante, desafiadora, geradora de estímulos, melhora as atividades cognitivas e desenvolve o prazer pela leitura e escrita.

                                                                                                • Nenhum comentário:

                                                                                                  Postar um comentário