domingo, 16 de junho de 2013

Roxane Rojo X Meu Primeiro Beijo, António Barreto


Vera Lúcia Grando/ Sandra Lia

Meu primeiro beijo

Antonio Barreto

 

Procuramos desenvolver a atividade da sequência didática, seguindo a teoria de Roxane Rojo,  a qual define como comportamento de leitura “um conjunto mais amplo de fazeres e de rituais que envolvem as práticas de leituras”. Pode-se ler da esquerda para a direita e de cima para baixo no Ocidente; folhear o livro da direita para a esquerda e de maneira sequencial e não salteada; usar caneta marca-texto para iluminar informações relevantes numa leitura de estudo ou de trabalho; adequar a modalidade de leitura – exploratória ou exaustiva, pausada ou rápida, cuidadosa ou descompromissada…- aos propósitos que se perseguem e ao texto que se está lendo.

As modalidades , para ela, seriam : Leitura colaborativa; leitura compartilhada, leitura programada (sequência didática), roda de leitores, projetos de leitura, leituras pontuais, leitura em voz alta feita pelo professor/aluno.

 

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

I-CAPACIDADE DE LEITURA: ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DO MUNDO

COMO RESOLVER: Fazer o levantamento prévio sobre o tema.

 

a-      Você já beijou ?

b-      Você se lembra quando foi o seu primeiro beijo?

c-       Você conhece alguém que nunca beijou na boca?

d-      No Brasil, a partir de que idade a sociedade de certa forma permite que ocorra o beijo na boca?

e-      Você sabe quando apareceu o primeiro em uma cena televisiva ou em uma revista?

f-       O beijo em público é permitido? E na sua escola é permitido beijar na boca?

II- CAPACIDADE DE LEITURA:CHECAGEM DAS HIPÓTESES, ANTECIPAÇÃO

                COMO DESENVOLVER : Apresentar o texto ,checar o conhecimento prévio sobre o autor, perguntar sobre as possibilidades dos fatos .

A-      o professor apresenta o texto  e trabalha os elementos paratextuais  - ilustração, edição, autor e organização do relato.

1-Você conhece esse autor? Quem é ele?

2-Você já leu algum texto dele antes?

B-      Fazer a leitura compartilhada com os alunos, todos devem acompanhar a leitura da professora ou de um colega, ou de vários. Geralmente , os alunos gostam de no mínimo de duas leituras. No primeiro parágrafo, perguntar :

1-       Quem  conta os fatos é do gênero feminino ou masculino ?

2-      Para quem o narrador conta a história do primeiro beijo?

3-      Com quem vocês acham que foi o primeiro beijo? etc.

4-      Durante a leitura quais os apelidos que o menino recebeu?

III- CAPACIDADE DE LEITURA: LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES.

COMO DESENVOLVER :Fazer a Análise de Texto após a leitura na íntegra.

a-      Qual é o gênero do texto?

b-      Quais as características ou domínios de comunicação que se enquadram neste gênero?

c-       Você se lembra de algum relato semelhante ao do texto?

d-      Quem conta os fatos memorizados participa deles?

e-      O narrador é personagem (participa da história), observador (apenas relata fielmente os fatos)  ou onisciente (sabe tudo e comenta sobre os fatos e personagens )?

f-       Quais são os personagens envolvidos no texto?

g-      Quais foram os fatos vividos ?

h-      Onde os fatos vividos ocorreram?

i-        Quando eles aconteceram?

j-        Como e por que os fatos ocorreram?

IV-CAPACIDADE DE LEITURA: COMPARAÇÕES DE INFORMAÇÕES.

      COMO DESENVOLVER: questionar as vivências semelhantes ou diferentes .

a-      Se você já beijou na boca, a sua primeira vez teve algo de semelhante com o texto?

b-      Se você ainda não beijou na boca, você acredita que poderá acontecer de maneira semelhante com você? Por quê?

V- CAPACIDADE DE LEITURA: GENERALIZAÇÕES

      COMO DESENVOLVER: Síntese oral sobre o texto e impressões acerca dele.

a-      Fale de que se trata o texto?

b-      O mais lhe chamou a atenção durante a leitura dele?

VI-CAPACIDADE DE LEITURA: PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS

      COMO DESENVOLVER: Fazer a Análise Semântica, levantamentos de dados

            1- a-Há palavras que você não conhece o significado? Quais?

b- Qual foi valor inicial assumido pelos personagens para gerar o sentido do texto?

c- Percebe-se  uma iniciativa de assumir  o desejo de beijar por meio de bilhetinhos. Quem os escreveu?

d- Pode-se deduzir que alguém foi manipulado por tentação, ou por provocação ou por imposição ou por sedução?

e- No final do relato, o valor assumido no início do conto , beijar, tem a mesma intensidade e o mesmo significado?

      2-Fazer o estudo da língua.

1-Observe os verbos do texto e comente por que predominam aqueles empregados no passado, no pretérito perfeito.

 

3- O que você conclui do texto?

a-      Em relação ao uso das palavras?

b-      Em relação  ao uso do tempo do verbo?

c-       Em relação ao valor (primeiro beijo) ? Ele é ainda importante para os jovens e adolescentes?

VII- CAPACIDADE DE LEITURA: PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE.

      COMO DESENVOLVER: Levantar palavras, partes do texto.

A-Procure no texto palavras que pertencem aos vários campos:

a-      Ciências:

b-      Matemática :

c-       Transporte:

d-      Relacionamentos:

e-      Sentimentos:

              B –Produção de textos e intertextualidade.

1-      Você se recorda de ter lido um texto semelhante? Qual?

2-      Encontre três palavras  que definem o texto.

3-      Resuma o texto em duas  linhas.

4-      Você acredita que hoje as meninas e meninos se comportam de maneira semelhante para dar o seu primeiro beijo?

5-      Faça um desenho que representa o (seu) primeiro beijo.

6-      Qual música você escolheu ou escolhe para o seu primeiro beijo.

7-      Qual filme faz lembrar um beijo inesquecível?
 
Referência:
ROJO,Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo:SEE:CENP,2004.Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.


Esta sequência didática foi elaborada por Vera Lúcia Grando/Sandra Lia para o curso Melhor Gestão , Melhor Ensino, 2013

Um comentário:

  1. Parabéns Vera e Sandra Lia.
    Essa situação de aprendizagem está bem elaborada e contempla todas as capacidades de leitura presentes no texto de Rojo.
    Abraços,
    Jeanny

    ResponderExcluir