Vera Lúcia Grando/ Sandra Lia
Meu primeiro beijo
Antonio Barreto
Procuramos desenvolver a atividade da sequência didática, seguindo a
teoria de Roxane Rojo, a qual define
como comportamento de leitura “um conjunto mais amplo de fazeres e de rituais
que envolvem as práticas de leituras”. Pode-se ler da esquerda para a direita e
de cima para baixo no Ocidente; folhear o livro da direita para a esquerda e de
maneira sequencial e não salteada; usar caneta marca-texto para iluminar
informações relevantes numa leitura de estudo ou de trabalho; adequar a
modalidade de leitura – exploratória ou exaustiva, pausada ou rápida, cuidadosa
ou descompromissada…- aos propósitos que se perseguem e ao texto que se está
lendo.
As modalidades , para ela, seriam : Leitura colaborativa; leitura
compartilhada, leitura programada (sequência didática), roda de leitores,
projetos de leitura, leituras pontuais, leitura em voz alta feita pelo
professor/aluno.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
I-CAPACIDADE DE
LEITURA: ATIVAÇÃO DE CONHECIMENTOS DO MUNDO
COMO
RESOLVER: Fazer o levantamento prévio sobre o tema.
a- Você já beijou ?
b- Você se lembra quando foi o seu primeiro
beijo?
c- Você conhece alguém que nunca beijou na
boca?
d- No Brasil, a partir de que idade a
sociedade de certa forma permite que ocorra o beijo na boca?
e- Você sabe quando apareceu o primeiro em uma
cena televisiva ou em uma revista?
f- O beijo em público é permitido? E na sua escola
é permitido beijar na boca?
II- CAPACIDADE DE
LEITURA:CHECAGEM DAS HIPÓTESES, ANTECIPAÇÃO
COMO DESENVOLVER : Apresentar o texto
,checar o conhecimento prévio sobre o autor, perguntar sobre as possibilidades
dos fatos .
A- o
professor apresenta o texto e trabalha
os elementos paratextuais - ilustração,
edição, autor e organização do relato.
1-Você
conhece esse autor? Quem é ele?
2-Você
já leu algum texto dele antes?
B- Fazer a leitura compartilhada com os
alunos, todos devem acompanhar a leitura da professora ou de um colega, ou de
vários. Geralmente , os alunos gostam de no mínimo de duas leituras. No
primeiro parágrafo, perguntar :
1- Quem
conta os fatos é do gênero feminino ou
masculino ?
2- Para quem o narrador conta a história do
primeiro beijo?
3- Com quem vocês acham que foi o primeiro
beijo? etc.
4- Durante a leitura quais os apelidos que o
menino recebeu?
III- CAPACIDADE DE
LEITURA: LOCALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES.
COMO DESENVOLVER :Fazer a Análise de Texto após a leitura na íntegra.
a- Qual é o gênero do texto?
b- Quais as características ou domínios de
comunicação que se enquadram neste gênero?
c- Você se lembra de algum relato semelhante
ao do texto?
d- Quem conta os fatos memorizados participa
deles?
e- O narrador é personagem (participa da
história), observador (apenas relata fielmente os fatos) ou onisciente (sabe tudo e comenta sobre os
fatos e personagens )?
f- Quais são os personagens envolvidos no
texto?
g- Quais foram os fatos vividos ?
h- Onde os fatos vividos ocorreram?
i-
Quando
eles aconteceram?
j-
Como
e por que os fatos ocorreram?
IV-CAPACIDADE DE
LEITURA: COMPARAÇÕES DE INFORMAÇÕES.
COMO DESENVOLVER: questionar as vivências
semelhantes ou diferentes .
a- Se você já beijou na boca, a sua primeira
vez teve algo de semelhante com o texto?
b- Se você ainda não beijou na boca, você
acredita que poderá acontecer de maneira semelhante com você? Por quê?
V- CAPACIDADE DE
LEITURA: GENERALIZAÇÕES
COMO DESENVOLVER: Síntese oral sobre o
texto e impressões acerca dele.
a- Fale de que se trata o texto?
b- O mais lhe chamou a atenção durante a
leitura dele?
VI-CAPACIDADE DE
LEITURA: PRODUÇÃO DE INFERÊNCIAS LOCAIS
COMO DESENVOLVER: Fazer a Análise
Semântica, levantamentos de dados
1- a-Há palavras que você não conhece
o significado? Quais?
b-
Qual foi valor inicial assumido pelos personagens para gerar o sentido do
texto?
c- Percebe-se uma iniciativa de assumir o desejo de beijar por meio de bilhetinhos.
Quem os escreveu?
d-
Pode-se deduzir que alguém foi manipulado por tentação, ou por provocação ou
por imposição ou por sedução?
e- No
final do relato, o valor assumido no início do conto , beijar, tem a mesma
intensidade e o mesmo significado?
2-Fazer o estudo da língua.
1-Observe
os verbos do texto e comente por que predominam aqueles empregados no passado,
no pretérito perfeito.
3- O
que você conclui do texto?
a- Em relação ao uso das palavras?
b- Em relação
ao uso do tempo do verbo?
c- Em relação ao valor (primeiro beijo) ? Ele
é ainda importante para os jovens e adolescentes?
VII- CAPACIDADE DE
LEITURA: PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES DE INTERTEXTUALIDADE E INTERDISCURSIVIDADE.
COMO DESENVOLVER: Levantar palavras,
partes do texto.
A-Procure
no texto palavras que pertencem aos vários campos:
a- Ciências:
b- Matemática :
c- Transporte:
d- Relacionamentos:
e- Sentimentos:
B –Produção de textos e
intertextualidade.
1- Você se recorda de ter lido um texto
semelhante? Qual?
2- Encontre três palavras que definem o texto.
3- Resuma o texto em duas linhas.
4- Você acredita que hoje as meninas e meninos
se comportam de maneira semelhante para dar o seu primeiro beijo?
5- Faça um desenho que representa o (seu)
primeiro beijo.
6- Qual música você escolheu ou escolhe para o
seu primeiro beijo.
7- Qual filme faz lembrar um beijo
inesquecível?
Referência:
Parabéns Vera e Sandra Lia.
ResponderExcluirEssa situação de aprendizagem está bem elaborada e contempla todas as capacidades de leitura presentes no texto de Rojo.
Abraços,
Jeanny