segunda-feira, 10 de junho de 2013

blog de grupo


DEPOIMENTO SOBRE LEITURA E ESCRITA 5


Ler é...
Ficar sozinha, mas não se sentir solitária.
Viajar por lugares conhecidos e terras distantes.
Descobrir o mundo e a si mesma.
Escavar fundo e encontrar uma joia rara.

Sou uma devoradora de livros e é assim que me sinto em relação ao ato de ler. Achei fantástica a analogia feita por Rubem Alves, cujos livros eu adoro devorar. Entretanto, diferentemente da Danuza Leão, não é tudo que leio. É o que tenho interesse no momento. Já tive várias fases: histórias em quadrinhos; contos de fada; romances; contos; crônicas; poemas; ficção científica; biografias; “pedagógicos”...
Recordo-me de ter passado noites em claro apenas para terminar de ler um livro e saber como seria o final da história. Os livros podem desencadear um turbilhão de emoções. Para citar apenas alguns exemplos: já chorei em alguns trechos do “Meu Pé de Laranja Lima”; ri com o “Analista de Bagé”; fiquei intrigada com “O Código da Vinci” e fiquei com muita sede enquanto lia o “Não Verás País Nenhum”.
Interesso-me bastante por mitologia, filosofia, história medieval, arte e evidentemente, literatura e educação. Se eu pudesse ficaria horas falando sobre meus escritores preferidos e os livros que mais gostei até o momento. Como são tantos autores e tantos livros, termino meu depoimento com alguma tristeza no coração, por não poder citar todos aqui.

Sueli

DEPOIMENTO SOBRE LEITURA E ESCRITA 4


  Bem, são tantas as passagens de leitura e escrita.
 Há momentos que nos marcam bastante nesse processo de leitura e posso dizer claramente que ler e escrever são hábitos. É tudo questão de treino, oportunidade e objetividade.
   Quem não se lembra dos livros da Série Vaga-Lume? O rapto do garoto de outro, O Mistério do Cinco Estrelas, Sozinha no Mundo, A Ilha Perdida entre outros títulos; há ainda o famoso Meu Pé de Laranja Lima, além dos clássicos de Monteiro Lobato.
   Essa fase toda fez parte de mim quando estava na 5a. ou 6a. série do E.F. Devorava os livros, pedia dinheiro para minha mãe para comprá-los. Lembro-me também de outras leituras que eu fazia na época em que a casa de meus pais estava sendo construída, subia na laje e lá ficava horas a fio fazendo minhas leituras particulares.
   Passaram-se os anos, distanciei-me de alguns livros, aproximei-me de outros e assim seguiu a vida.
  Com o passar dos anos a leitura de alguns livros marcaram minha vida em determinados momentos.   Agora me dedico mais às leituras específicas da minha área.
   Ás vezes me perco na leitura de um determinado livro, às vezes me completo, porque ativo já os meus conhecimentos a respeito do assunto e transformo toda a informação adquirida em novos conhecimentos!!
   É por isso tudo que ler e escrever é uma questão de hábito, oportunidade e objetividade. Ou seja, um vaivém em nossas vidas!!


Jeanny

Nenhum comentário:

Postar um comentário