domingo, 2 de junho de 2013

Leitura: Memórias de um sargento de milícias


PROJETO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO: ENSINO MÉDIO

Profª Drª Vera Lúcia Grando

 

OBJETIVOS:  Fazer leitura  interdisciplinar do livro de Manuel  Antonio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias,em que sejam contempladas as várias realidades sociais de um período histórico  comparadas às atuais.

SUJEITOS: Alunos do Ensino Médio da Escola Caetano de Campos- Aclimação, das 1ªs séries A,D,F,G e das 2ªs séries D,E,F.

METODOLOGIA: Foram distribuídos um livro para cada aluno em abril/maio de 2010 para que o lessem  em um primeiro momento. A seguir  serão distribuídos temas a serem pesquisados a partir de junho/julho pelos alunos  com a orientação da professora Vera Lúcia Grando,de Língua Portuguesa , que visa à adesão de colegas de outras disciplinas , coordenação,diretoria  e comunidade. O final do trabalho deverá culminar com a mostra cultural da escola em 2010.

 

RESULTADOS: Integração de grupos diversos, de classes , professores e comunidade; interação humana ; aquisição de conhecimentos variados; consciência de facetas setorias desconhecidas e aplicáveis; inovação na maneira de manusear o texto  literário.

 

 

TEMAS DE PESQUISA : UM POR CLASSE.

Data  de entrega : 30/09/2010

1-NOME DO AUTOR DO LIVRO:

Classe: 1º F

Nome completo do participante:

1.1-            Local de Nascimento:

1.2-            Data de Nascimento:

1.3-            Local de Morte:

1.4-            Data da Morte:

1.5-            Características Físicas:

1.6-            Características Psicológicas/Comportamentais:

1.7-            Atuação Profissional:

1.8-            Obras publicadas:

1.9-            Vida Familiar:

1.10-        Vida Social:

1.11-        Fatos que ocorreram no Rio de Janeiro desde o seu nascimento até a sua morte e fatos da atualidade no Rio:

1.12-        Fatos que ocorreram no Brasil desde o seu nascimento até a sua morte e os fatos atuais no Brasil:

1.13-        Fatos  que ocorreram no Mundo desde o seu nascimento até a sua morte e fatos do mundo:

 

 

2-Livro  Memórias de um Sargento de Milícias.

Classe: 1º G

Nome completo do participante:

2.1 –Número de capítulos:

2.2- Local em que foi publicado pela primeira vez:

2.3-Editora da primeira publicação:

2.4-Ano da primeira publicação:

2-5- Número de  edições do livro até 2010:

2-6- Tiragens do livro até 2010:

2.7- Escola Literária a que pertence o romance .

3- Estrutura Narrativa do livro:

Classe:2ºE

Nome completo de participante:

3.1-Personagens principais:

3.2- Personagens secundários:

3.3- Lugar(es)  onde ocorrem os fatos:

3.4- Tempo cronológico da narrativa/exemplifique:

3.5-Tempo psicológico da narrativa/exemplifique:

3.6-Tempo cronológico entre ações/exemplifique:

3.7 -Voz do narrador/exemplifique( personagem/observador/onisciente):

3.8-Tipos de discurso/exemplifique(direto/indireto/indireto-livre):

3.9-Aquisição e perdas de objetos, posses, sentimentos entre as ações.Cite os trechos.

3.10-Resumo do Enredo:

 

4- Descrição de Personagens:

Classe:2º F

Nome completo de participante:

4.1- Leonardo Pataca jovem :

4.1.1- Leonardo Pataca velho:

4.2- Maria Regalada jovem:

4.2.1 Maria Regalada velha:

4.3-Leonardo filho de Leonardo Pataca e Maria- Menino:

4.3.1- Leonardo filho-moço:

4.3.2- Leonardo filho adulto.

4.4- Luisinha:

4.5- Vidinha:

4.6-major Vidigal:

4.7- Padrinho de Leonardo filho:

4.8-Aquisição e perdas de características físicas e psicológicas ao longo da narrativa.

4.9- Semelhanças e diferenças entre as personagens Macunaíma, de Mário de Andrade e Leonardo em Memórias de um Sargento de Milícias):

 

5-Descrição da linguagem do livro:

Classe 1ºA

Nome completo do participante:

5.1 – Situações diatópicas de falas de personagens que apontem se são urbanas ou rurais/exemplifique:

5.2- Situações  diastráticas ( sócio-culturais) das falas de personagens/exemplifique abaixo:

5.2.1-Faixa etária:

5.2.1.1- Criança (masculino e feminino):

5.2.1.2-Adolescente/jovem(masculino e feminino):

5.2.1.3-Adulto (masculino e feminino):

5.2.1.4-Velho(masculino e feminino):

5.2.2-Nível de instrução:

5.2.2.1-Analfabeto:

5.2.2.2- Pouca instrução:

5.2.2.3-Fundamental:

5.2.2.4-Médio:

5.2.2.5-Superior:

5.2.3-Nível de linguagem:

5.2.3.1- Erudito( muito culto):

5.2.3.2-Culto (segue as normas da NGB/ABNT):

5.2.3.3-Comum (culto, porém com alguns desvios)

5.2.3.4-Coloquial ( muitos desvios gramaticais em relação à NGB)

5.2.3.5-Baixo-calão: (gírias,palavrões):

5.2.4-Setorial ( palavras específicas de uma área):

5.2.4.1-Cais:

5.2.4.2-Casa:

5.2.4.3-Policial:

5.2.4.4-Ciganos:

5.2.4.5-Barbearia:

5.3- Manipulação  da linguagem ( induz,seduz, impõe ou tenta  o outro a fazer/aceitar/acreditar algo):

5.3.1-Indução :

5.3.2-Sedução:

5.3.3-Imposição:

5.3.4-Tentação:

5.4-Características do estilo de época encontradas nos trechos do romance.(exaltação da natureza,dos símbolos nacionais, da pátria,  herói, heroína, ultra-romantismo, visão condoreira,liberdade, nacionalismo,culto ao amor, à morte, saudades etc...)

 6-Entrevista sobre o livro no Parque da Aclimação:

Classe:1º D

Nome completo do participante:

6.1-Entrevistar no mínimo dez pessoas que estejam no Parque da Aclimação.

6.2-Utilizar caneta, papel se a entrevista for feita sem recursos de filmagens.Anotar exatamente a resposta que o entrevistado deu. Transcrever  no computador e enviar para a professora ou entregar um cd registrado com todas as entrevistas.

6.3-Se a entrevista for somente gravada, transcreva no computador as falas dos entrevistados;entregue todas as entrevistas digitadas em um CD ou envie para a professora ou Coordenadora de Curso.

6.4- Se a entrevista for filmada, apenas entregue à professora  uma cópia do filme para ser veiculado depois na exposição ou na internet.

6.5- As perguntas  e respostas , se forem anotadas ou gravadas, devem aparecer no texto escrito em forma de diálogo, veja abaixo:

Entrevistador:

Entrevistado:

6.6- Pergunte ao informante se ele aceita contribuir com uma pesquisa da Escola Caetano de Campos da Aclimação.

6.7-Se ele aceitar, pergunte se ele não se importa de fornecer  o seu nome completo. Em caso afirmativo você utiliza o nome completo na resposta da primeira pergunta e somente a forma Sr. ou Srª(primeiro nome da pessoa)nas demais perguntas.

6.8-No final da entrevista, agradeça a gentileza da contribuição e deseje-lhe uma boa tarde, manhã...

6.9-Perguntas:

6.9.1- Qual é a sua profissão?

6.9.2- O Senhor/a Senhora? Você já leu o livro romântico “Memórias de um Sargento de Milícias”? Em caso positivo,prossiga com a pergunta abaixo.

6.9.3- O que o senhor/a senhora/você tem a nos dizer a respeito desse livro?

7-Teatralização  do livro (partes/ inteiro)

7.1-Verificar com Maria do Carmo se vocês poderão utilizar a adaptação que ela fez do livro.

7.2- Preparar o roteiro caso Maria do Carmo não consiga finalizar a sua adaptação.

7.2.1-Cronometrar o tempo das falas.

7.2.2-Não escrever frases longas,pois são difíceis de serem memorizadas.

7.2.3-Indicar antes ou depois das falas os passos dos personagens.

7.3- Preparar,conforme a cena uma música que represente o contexto das falas. Alegria, tristeza, dor, sofrimento, esperança.

7.4-Preparar o cenário. Imagens do Rio Antiga, dos bairros citados, objetos da época,fotos da época.

7.5- Preparar as roupas  da época.

7.6- Encenar por parte e juntar como se fosse um filme.

7.7- Escolher várias pessoas para representar o mesmo personagem. Assim, haverá apenas a troca de pessoas, mas a roupa usada estabelecerá ao público que se trata do mesmo personagem.

7.8- Observar os costumes da época, maneira de falar, de se vestir, comer.

 

8- ATIVIDADES   PARA TODAS AS SÉRIES:

Escolher pelo menos uma atividade das atividades abaixo e entregar para nota.

Número de participantes :quatro.

Data de entrega: 31/08/2010.

8.1- Compor uma música para ser  tocada , deve representar o livro ou alguma situação do livro.

8.2 – Compor letra de música para ser cantada em qualquer ritmo e que contenha um tema do livro.

8.3-Escolher um trecho do livro e fazer uma paródia (imitação com tom crítico ou satírico que faça lembrar o livro sem mencioná-lo).

8.4-Escolher uma parte do livro e elaborar um paráfrase ( dizer as mesmas coisas com outras palavras).

8.5- Escolher um trecho do livro e transformá-lo em estilos diversos: clássico grego, clássico romano, trovadoresco, humanista, clássico do renascimento, quinhentista, barroco, do arcadismo, realista, naturalista, simbolista, parnasiano, pré-moderno, modernista, surreal, pós-moderno.

8.6-Quadros de pinturas que lembrem passagens do livro.

8.7-História em quadrinhos do livro.

8.8- Resenha crítica do livro.

8.9- Levantamento da fauna da época do livro comparada à atual.

8.10- Levantamento da flora da época comparada à atual.

8.11- Nº de habitantes  no Rio , Brasil, Mundo na época e na atualidade.

8.12- Aspectos geográficos da época e da atualidade no Rio .

8.13- Os objetos,  instrumentos,  quadros, roupas, meios de transportes da época,esculturas,arquitetura no Rio  .

8.14- Faça esculturas de personagens com reciclado,ou pedra de sabão,ou argila,ou durepox.

8.15-Monte um jogo em que contenha ações do livro.

8.16-Faça um levantamento de perguntas aplicadas em vestibulares a respeito do livro.

8.17-Encontre termos da oração em trechos do livro (sujeito,predicado,predicativo do sujeito,do objeto,objeto direto e indireto, complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial).

8.18- Encontre orações coordenadas e orações subordinadas.

 8.19- Faça um levantamento das energias utilizadas na época da narrativa do livro e na atualidade no Rio.

 

 Veja os resultados em www.aposaaula.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário