PROJETO DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO:
ENSINO MÉDIO
Profª Drª
Vera Lúcia Grando
OBJETIVOS: Fazer leitura
interdisciplinar do livro de Manuel
Antonio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias,em que sejam
contempladas as várias realidades sociais de um período histórico comparadas às atuais.
SUJEITOS: Alunos do Ensino Médio da
Escola Caetano de Campos- Aclimação, das 1ªs séries A,D,F,G e das 2ªs séries
D,E,F.
METODOLOGIA:
Foram distribuídos um livro para cada aluno em abril/maio de 2010 para que o lessem em um primeiro momento. A seguir serão distribuídos temas a serem pesquisados
a partir de junho/julho pelos alunos com
a orientação da professora Vera Lúcia Grando,de Língua Portuguesa , que visa à
adesão de colegas de outras disciplinas , coordenação,diretoria e comunidade. O final do trabalho deverá
culminar com a mostra cultural da escola em 2010.
RESULTADOS:
Integração de grupos diversos, de classes , professores e comunidade; interação
humana ; aquisição de conhecimentos variados; consciência de facetas setorias
desconhecidas e aplicáveis; inovação na maneira de manusear o texto literário.
TEMAS DE PESQUISA : UM POR CLASSE.
Data de entrega : 30/09/2010
1-NOME DO AUTOR DO LIVRO:
Classe: 1º F
Nome completo do participante:
1.1-
Local
de Nascimento:
1.2-
Data
de Nascimento:
1.3-
Local
de Morte:
1.4-
Data
da Morte:
1.5-
Características
Físicas:
1.6-
Características
Psicológicas/Comportamentais:
1.7-
Atuação
Profissional:
1.8-
Obras
publicadas:
1.9-
Vida
Familiar:
1.10-
Vida
Social:
1.11-
Fatos
que ocorreram no Rio de Janeiro desde o seu nascimento até a sua morte e fatos
da atualidade no Rio:
1.12-
Fatos
que ocorreram no Brasil desde o seu nascimento até a sua morte e os fatos
atuais no Brasil:
1.13-
Fatos que ocorreram no Mundo desde o seu nascimento
até a sua morte e fatos do mundo:
2-Livro Memórias de um Sargento de
Milícias.
Classe: 1º G
Nome completo do participante:
2.1 –Número de capítulos:
2.2- Local em que foi publicado pela
primeira vez:
2.3-Editora da primeira publicação:
2.4-Ano da primeira publicação:
2-5- Número de edições do livro até 2010:
2-6- Tiragens do livro até 2010:
2.7- Escola Literária a que pertence
o romance .
3- Estrutura Narrativa do livro:
Classe:2ºE
Nome completo de participante:
3.1-Personagens principais:
3.2- Personagens secundários:
3.3- Lugar(es) onde ocorrem os fatos:
3.4- Tempo cronológico da
narrativa/exemplifique:
3.5-Tempo psicológico da
narrativa/exemplifique:
3.6-Tempo cronológico entre ações/exemplifique:
3.7 -Voz do narrador/exemplifique(
personagem/observador/onisciente):
3.8-Tipos de discurso/exemplifique(direto/indireto/indireto-livre):
3.9-Aquisição e perdas de objetos, posses, sentimentos entre
as ações.Cite os trechos.
3.10-Resumo do Enredo:
4- Descrição de
Personagens:
Classe:2º F
Nome completo de
participante:
4.1- Leonardo Pataca jovem :
4.1.1- Leonardo Pataca velho:
4.2- Maria Regalada jovem:
4.2.1 Maria Regalada velha:
4.3-Leonardo filho de Leonardo Pataca e Maria- Menino:
4.3.1- Leonardo filho-moço:
4.3.2- Leonardo filho adulto.
4.4- Luisinha:
4.5- Vidinha:
4.6-major Vidigal:
4.7- Padrinho de Leonardo filho:
4.8-Aquisição e perdas de características físicas e
psicológicas ao longo da narrativa.
4.9- Semelhanças e diferenças entre as personagens
Macunaíma, de Mário de Andrade e Leonardo em Memórias de um Sargento de
Milícias):
5-Descrição da
linguagem do livro:
Classe 1ºA
Nome completo do
participante:
5.1 – Situações diatópicas de falas de personagens que
apontem se são urbanas ou rurais/exemplifique:
5.2- Situações diastráticas
( sócio-culturais) das falas de personagens/exemplifique abaixo:
5.2.1-Faixa etária:
5.2.1.1- Criança (masculino e feminino):
5.2.1.2-Adolescente/jovem(masculino e feminino):
5.2.1.3-Adulto (masculino e feminino):
5.2.1.4-Velho(masculino e feminino):
5.2.2-Nível de
instrução:
5.2.2.1-Analfabeto:
5.2.2.2- Pouca instrução:
5.2.2.3-Fundamental:
5.2.2.4-Médio:
5.2.2.5-Superior:
5.2.3-Nível de
linguagem:
5.2.3.1- Erudito( muito culto):
5.2.3.2-Culto (segue as normas da NGB/ABNT):
5.2.3.3-Comum (culto, porém com alguns desvios)
5.2.3.4-Coloquial ( muitos desvios gramaticais em relação à
NGB)
5.2.3.5-Baixo-calão: (gírias,palavrões):
5.2.4-Setorial (
palavras específicas de uma área):
5.2.4.1-Cais:
5.2.4.2-Casa:
5.2.4.3-Policial:
5.2.4.4-Ciganos:
5.2.4.5-Barbearia:
5.3- Manipulação da linguagem ( induz,seduz, impõe ou tenta o outro a fazer/aceitar/acreditar algo):
5.3.1-Indução :
5.3.2-Sedução:
5.3.3-Imposição:
5.3.4-Tentação:
5.4-Características
do estilo de época encontradas nos trechos do romance.(exaltação da
natureza,dos símbolos nacionais, da pátria,
herói, heroína, ultra-romantismo, visão condoreira,liberdade,
nacionalismo,culto ao amor, à morte, saudades etc...)
6-Entrevista sobre o livro no Parque da
Aclimação:
Classe:1º D
Nome completo do
participante:
6.1-Entrevistar
no mínimo dez pessoas que estejam no Parque da Aclimação.
6.2-Utilizar caneta, papel se a entrevista for feita sem
recursos de filmagens.Anotar exatamente a resposta que o entrevistado deu.
Transcrever no computador e enviar para
a professora ou entregar um cd registrado com todas as entrevistas.
6.3-Se a entrevista for somente gravada, transcreva no
computador as falas dos entrevistados;entregue todas as entrevistas digitadas
em um CD ou envie para a professora ou Coordenadora de Curso.
6.4- Se a entrevista for filmada, apenas entregue à professora uma cópia do filme para ser veiculado depois
na exposição ou na internet.
6.5- As perguntas e
respostas , se forem anotadas ou gravadas, devem aparecer no texto escrito em
forma de diálogo, veja abaixo:
Entrevistador:
Entrevistado:
6.6- Pergunte ao informante se ele aceita contribuir com uma
pesquisa da Escola Caetano de Campos da Aclimação.
6.7-Se ele aceitar, pergunte se ele não se importa de
fornecer o seu nome completo. Em caso
afirmativo você utiliza o nome completo na resposta da primeira pergunta e
somente a forma Sr. ou Srª(primeiro nome da pessoa)nas demais perguntas.
6.8-No final da entrevista, agradeça a gentileza da
contribuição e deseje-lhe uma boa tarde, manhã...
6.9-Perguntas:
6.9.1- Qual é a sua profissão?
6.9.2- O Senhor/a Senhora? Você já leu o livro romântico
“Memórias de um Sargento de Milícias”? Em caso positivo,prossiga com a pergunta
abaixo.
6.9.3- O que o senhor/a senhora/você tem a nos dizer a
respeito desse livro?
7-Teatralização do
livro (partes/ inteiro)
7.1-Verificar com Maria do Carmo se vocês poderão utilizar a
adaptação que ela fez do livro.
7.2- Preparar o roteiro caso Maria do Carmo não consiga
finalizar a sua adaptação.
7.2.1-Cronometrar o tempo das falas.
7.2.2-Não escrever frases longas,pois são difíceis de serem
memorizadas.
7.2.3-Indicar antes ou depois das falas os passos dos personagens.
7.3- Preparar,conforme a cena uma música que represente o
contexto das falas. Alegria, tristeza, dor, sofrimento, esperança.
7.4-Preparar o cenário. Imagens do Rio Antiga, dos bairros
citados, objetos da época,fotos da época.
7.5- Preparar as roupas
da época.
7.6- Encenar por parte e juntar como se fosse um filme.
7.7- Escolher várias pessoas para representar o mesmo
personagem. Assim, haverá apenas a troca de pessoas, mas a roupa usada
estabelecerá ao público que se trata do mesmo personagem.
7.8- Observar os costumes da época, maneira de falar, de se
vestir, comer.
8- ATIVIDADES PARA
TODAS AS SÉRIES:
Escolher pelo menos uma atividade das atividades abaixo e
entregar para nota.
Número de participantes :quatro.
Data de entrega: 31/08/2010.
8.1- Compor uma música para ser tocada , deve representar o livro ou alguma
situação do livro.
8.2 – Compor letra de música para ser cantada em qualquer
ritmo e que contenha um tema do livro.
8.3-Escolher um trecho do livro e fazer uma paródia
(imitação com tom crítico ou satírico que faça lembrar o livro sem mencioná-lo).
8.4-Escolher uma parte do livro e elaborar um paráfrase (
dizer as mesmas coisas com outras palavras).
8.5- Escolher um trecho do livro e transformá-lo em estilos
diversos: clássico grego, clássico romano, trovadoresco, humanista, clássico do
renascimento, quinhentista, barroco, do arcadismo, realista, naturalista,
simbolista, parnasiano, pré-moderno, modernista, surreal, pós-moderno.
8.6-Quadros de pinturas que lembrem passagens do livro.
8.7-História em quadrinhos do livro.
8.8- Resenha crítica do livro.
8.9- Levantamento da fauna da época do livro comparada à
atual.
8.10- Levantamento da flora da época comparada à atual.
8.11- Nº de habitantes
no Rio , Brasil, Mundo na época e na atualidade.
8.12- Aspectos geográficos da época e da atualidade no Rio .
8.13- Os objetos,
instrumentos, quadros, roupas,
meios de transportes da época,esculturas,arquitetura no Rio .
8.14- Faça esculturas de personagens com reciclado,ou pedra
de sabão,ou argila,ou durepox.
8.15-Monte um jogo em que contenha ações do livro.
8.16-Faça um levantamento de perguntas aplicadas em
vestibulares a respeito do livro.
8.17-Encontre termos da oração em trechos do livro
(sujeito,predicado,predicativo do sujeito,do objeto,objeto direto e indireto,
complemento nominal, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial).
8.18- Encontre orações coordenadas e orações subordinadas.
8.19- Faça um levantamento
das energias utilizadas na época da narrativa do livro e na atualidade no Rio.
Veja os resultados em www.aposaaula.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário