quinta-feira, 30 de maio de 2013

Leitura = Sagarana


E. E. PROF. CARAN APPARECIDO GONÇALVES

 

 

 

 

 

 

 

 

PROJETO  SAGARANA: TEATRO

 

 

 

 

DISCIPLINAS:

PORTUGUÊS:LÍNGUA E LITERATURA

PROJETO DE LÍNGUA PORTUGUESA-PDL

Arte

 

PROF. ADERSON TOLEDO MORENO

PROFª ADRIANE MENDONÇA BOMBONATTI CANEIRO

PROFª ANA CRISTINA DOMINGOS SANTOS

PROF  BERNADETE  RODRIGUES  ROCHA

PROFª DIANA  ROSA MARIA DA SILVA TAVARES

PROF. DOUGLAS RAMOS DE SOUZA

PROFª ELAINE  C. DE OLIVEIRA

PROFª ÉRIKA APARECIDA A.GOMES

PROFª GÍSSELA QUEIROZ

PROFª JULIANA CARDOSO

PROF. LUIZ GALDÊNCIO ALVES

PROFª MÁRCIA APARECIDA LEONEL

PROFª MIRIAM XAVIER

PROFª ROSA MARIA QUEIROZ SANTOS DE OLIVEIRA

PROFª SILVIA SIQUEIRA

PROFª SUELI CRISTINA LANDEIRO AGUIAR

PROFª DRª VERA LÚCIA GRANDO

 

 

SÃO PAULO

2008

 

 

TÍTULO: PROJETO SAGARANA- TEATRO

 

 

PÚBLICO-ALVO : Todos os  alunos  da EE CARAN APPARECIDO GONÇALVES

 

DATA: 29 de  abril/ 14 de maio

 

 

OBJETIVOS: Proporcionar  aos alunos o contato com  a  linguagem literária no teatro, a observação das  variedades lingüísticas,  da forma e da estética dos discursos realizados no palco.Contribuir para a formação humanística por meio da identificação de características das personagens e seus comportamentos. Possibilitar um espaço de ficção para abrir caminhos para a criatividade e desenvolvimento pessoal.

 

 

SAGARANA: Além dos objetivos apresentados, o tema apresenta oportunidades para os alunos da escola pública  em relação à concorrência  nas provas do ENEM, da FUVEST, UNICAMP, universidades estaduais e federais, pois é material estudado nos cursinhos preparatórios e faz parte da lista de livros da FUVEST. Para isto, serão preparados alguns materiais a serem estudos em classe.

 

 

RESULTADOS : Ampliação do conhecimento, formação de  novos hábitos culturais, entendimento mais fácil dos contos no ato da leitura.

Em abril, foram levados 94 alunos para ver Sagarana no Teatro Lucas Pardo Filho. Esses alunos voltaram felizes, contentes com a peça, provocando uma situação inesperada.Pais de alunos ligaram para a escola, solicitando que fizessem outra excursão para o teatro, pois seus filhos estavam se lamentando, porque queriam ver a peça.Vale ressaltar que participaram do passeio cultural alunos da 6ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

Levamos mais 66 alunos no segundo passeio em maio. Estes também apreciaram a peça de forma positiva, principalmente, porque o diretor da peça, José Paulo Rosa, fez uma apresentação com argumentos sobre  os contos apresentados: Conversa de Bois, Sarapalha, Corpo Fechado e A Hora e a Vez de Augusto Matraga. Tal apresentação ilustrou os fatos, facilitou o entendimento e complementou a visão histórica e o contexto social dos contos.

Houve de certa forma uma quebra do mito que alunos do fundamental não conseguem entender textos de Guimarães Rosa , é uma questão de saber apresentá-los.

Foram enviados resumos de  alguns contos a muitos alunos para que estes pudessem ler antes de assistir à peça.Houve também, alguns professores que trabalharam trechos dos contos com perguntas elaboradas pela Profª Drª Vera Lúcia Grando.

Pode-se perceber que houve um bom resultado, alguns alunos até o momento citam trechos das falas apresentadas nas peças, outros reaproveitaram  a idéia de ter um narrador que apresentasse os contos e por semelhança fizeram uma peça teatral sobre Aquecimento Global ( 3RB)  com um narrador-comentarista e a aluna que fez tal papel confirmou que a peça Sagarana deu-lhe essa perspectiva de apresentação.

Podemos dizer que o projeto teve sucesso e que alunos do Caran passaram a apreciar de forma positiva contos de Guimarães Rosa e  o gênero dramático.

 

 

 

 

 

São Paulo,  junho de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário