quinta-feira, 30 de maio de 2013

LEITURA E ESCRITA: PROPAGANDA


E. E. PROF. CARAN APPARECIDO GONÇALVES

 

PROJETO: O despertar para a Língua Portuguesa

 

DISCIPLINAS:PORTUGUÊS

                           PDL

 


PROFª DRª VERA LÚCIA GRANDO

 

 

 

SÃO PAULO

2008

 


 

OBJETIVOS:Despertar, sensibilizar a comunidade escolar da EE Caran Apparecido Gonçalves  sobre a importância da Língua Portuguesa no cotidiano por meio da propaganda.

 

PROCEDIMENTOS: Após estudar a linguagem da propaganda, foi proposto aos alunos  de segundos e terceiros anos do Ensino Médio a elaboração de materiais para divulgar a importância  da Língua Portuguesa no nosso dia-a-dia, em grupo de no máximo seis pessoas. Para confeccionar ou produzir o tema, os alunos poderiam se utilizar de cartazes, de peça teatral, de power point, histórias em quadrinhos, dança, música.

 

 

RESULTADOS: Para um total de 199 alunos, foram produzidos um (1) vídeo; oito(8) power points; catorze (14) cartazes e três (3) histórias em quadrinhos no primeiro bimestre de 2008.

 

COMENTÁRIOS: O vídeo foi elaborado pelos próprios alunos, do qual eles faziam parte, eram personagens atuantes e interpretavam uma situação de RH, a escolha de pessoas para serem contratadas. Uma das observações que o personagem do RH deveria fazer em relação ao canditado à vaga era  de verificar o nível de linguagem empregado pelo candidato.

A respeito dos slides, houve uma mescla de material de internet já existente e criatividade dos alunos. Não houve uma preocupação em buscar a ortografia correta para as falas emitidas por eles mesmos nas propagandas apresentadas; portanto ocorreram usos indevidos de algumas letras. Todavia, todos os trabalhos tiveram coerência e criatividade.

Os cartazes foram expostos na sala por um longo período, foram criativos. Foram fotografados pela professora e serão encaminhadas as fotos para o blog da escola.

A professora solicitou-lhes a autorização para publicar o vídeo e pps, mas não houve adesão.

Em suma, essa atividade foi producente, os alunos gostaram de fazê- la, no entanto, falta despertar em todos o interesse pela dança, música e teatro.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário