terça-feira, 11 de agosto de 2015

Projeto de leitura - Contos de Fadas






Na sala de Leitura da Escola Estadual Caetano de Campos, a Professora Vera Lúcia  Grando vem desenvolvendo, neste ano de 2015 , com o auxílio da Prof.ª da sala de Leitura, Ana Junqueira um projeto de leitura de Contos de Fadas  com a classe de 7º ano A.
Foram estabelecidas duas aulas semanais de leitura, embora possam ocorrer fatores que prejudiquem   essa frequência, como feriado, planejamento, reunião de pais e mestres, eventos....
O livro Contos de Fadas de Perrault, Grimm,  Andersen e outros é o objeto de estudos e leitura dos alunos, tendo em vista a fruição, a interpretação, a posição do leitor como sujeito no diálogo estabelecido entre   autor/narrador e leitor/aluno , além da busca de vocabulários para ampliar o universo linguístico  da forma  escrita , em especial , a ortografia e os sentidos múltiplos que um termo pode ter conforme o contexto e situação, no qual foi aplicado.
No primeiro dia de contato com o livro, a professora Vera fez a apresentação do livro interagindo com os alunos em um processo de perguntas, respostas e apontamentos, de forma a explorar   os elementos constituintes do livro: capa, editora, autor,   ano  e local da publicação. A seguir, explicou as diferenças entre os autores das várias épocas, sinalizando os contextos da História e Geografia. Além disso, comentou qual o papel de um tradutor, pois o livro foi traduzido por Maria Luiza X. de A. Borges, editora Zahar.
A primeira leitura , Um eterno encantamento, apresentação do livro feita por Ana Maria Machado, foi compartilhada, todos os alunos tiveram a oportunidade de ler , todavia houve alunos  que se recusaram a fazê-la, ou por timidez ou por vergonha, ou por falta de domínio das letras. Fez-se   a pesquisa do vocabulário desconhecido, a interpretação do texto, o levantamento do conhecimento prévio a partir do aluno sobre o que é um conto de fadas. E por  último , observou-se que a apresentação de Ana Maria machado é do gênero relato, o qual é inserido no caderno do aluno do 7º ano  escolar.

Os contos de Charles Perrault foram  lidos na sala de Leitura e a partir deles, houve um levantamento de  vocábulos desconhecidos e procura de palavras escritas com ss, rr, nh, , x, z, g, lh, . Pediu-se para cada conto uma letra. Os alunos gostaram muito dessa atividade, pois além de procurarem, observarem e anotarem, ganhavam um ponto de participação  a cada cinco palavras encontradas.
Na sala de aula, os alunos trabalharam interpretação e escrita:
1-Criaram uma moral da história para o conto Cinderela ou o Sapatinho de Vidro.
2- Responderam à pergunta “ O que você faria se seu pai ou sua mãe quisesse se casar com você?” , após a leitura do conto Pele de Asno.
3- Fizeram a reescrita do conto O Gato de Botas ou O Mestre Gato.
4- Para o conto O Pequeno Polegar , fez-se a pergunta o que você faria se estivesse no lugar de Polegar  e tivesse as botas voadoras? Os alunos produziram um texto dando um desfecho diferente daquele ocorrido no conto, a partir da escrita oferecida pela professora: Se eu fosse Polegar...
5-Produziram uma notícia a partir do título oferecido pela professora “ Lobo faz mais uma vítima “ , depois da leitura de Chapeuzinho Vermelho.
6- Tiveram de encontrar uma solução para a esposa de Barba Azul, dando continuidade a este texto: A mulher esperava os irmãos, mas eles não chegaram a tempo, pois Barba Azul, estava com o cutelo no ar para cortar a cabeça dela, foi quando....

Finalizados os contos de Perrault, os quais tinham um fundo moral mais severo, haja vista que era a Idade Média e os contos tinham também um caráter educativo, leu-se o conto A Bela e a Fera , de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont.
Desta vez, foram pesquisadas palavras que apresentassem a letra j e foi produzido um texto individual  a partir do texto oferecido,:
Quando cheguei ao Palácio da Fera, senti...Daquele momento em diante, uma previsão sobre o meu futuro.....

Jacob e Wilhelmen Grimm foi o terceiro momento de leitura de contos de fadas. Foram lidos mais três contos antes de acabar o primeiro semestre. E as letras sc, ç e u foram os itens a ser pesquisados nesta etapa. Para o conto A Bela Adormecida, foi feita uma recuperação dos fatos aleatoriamente. Cada aluno deveria dizer uma palavra ou frase ou passagem do conto. Para Branca de Neve, foi solicitado uma reescrita , mas o aluno deveria relatar os fatos , pois participou da história. Para o Conto Chapeuzinho Vermelho, houve uma pesquisa comparando as diferenças entre as narrações de Perrault e irmãos Grimm, por exemplo bolinho com potinho de manteiga x bolinhos e garrafa de vinho para vovó;  lobo come vovô e Chapeuzinho e a história se acaba versus  avó e Chapeuzinho são retiradas da barriga do lobo pelo caçador.



 Texto redigido por Vera Lúcia Grando

Nenhum comentário:

Postar um comentário