Na sala de Leitura da Escola
Estadual Caetano de Campos, a Professora Vera
Lúcia Grando vem desenvolvendo,
neste ano de 2015 , com o auxílio da Prof.ª da sala de Leitura, Ana Junqueira um projeto de leitura de Contos de Fadas com a classe de 7º ano A.
Foram estabelecidas duas aulas
semanais de leitura, embora possam ocorrer fatores que prejudiquem essa
frequência, como feriado, planejamento, reunião de pais e mestres, eventos....
O livro Contos de Fadas de Perrault,
Grimm, Andersen e outros é o objeto de
estudos e leitura dos alunos, tendo em vista a fruição, a interpretação, a
posição do leitor como sujeito no diálogo estabelecido entre autor/narrador e leitor/aluno , além da busca
de vocabulários para ampliar o universo linguístico da forma
escrita , em especial , a ortografia e os sentidos múltiplos que um
termo pode ter conforme o contexto e situação, no qual foi aplicado.
No primeiro dia de contato com o
livro, a professora Vera fez a apresentação do livro interagindo com os alunos
em um processo de perguntas, respostas e apontamentos, de forma a explorar os elementos constituintes do livro: capa,
editora, autor, ano e local da publicação. A seguir, explicou as
diferenças entre os autores das várias épocas, sinalizando os contextos da
História e Geografia. Além disso, comentou qual o papel de um tradutor, pois o
livro foi traduzido por Maria Luiza X. de A. Borges, editora Zahar.
A primeira leitura , Um eterno encantamento, apresentação do
livro feita por Ana Maria Machado,
foi compartilhada, todos os alunos tiveram a oportunidade de ler , todavia
houve alunos que se recusaram a fazê-la,
ou por timidez ou por vergonha, ou por falta de domínio das letras. Fez-se a pesquisa do vocabulário desconhecido, a
interpretação do texto, o levantamento do conhecimento prévio a partir do aluno
sobre o que é um conto de fadas. E por
último , observou-se que a apresentação de Ana Maria machado é do gênero
relato, o qual é inserido no caderno do aluno do 7º ano escolar.
Os contos de Charles Perrault
foram lidos na sala de Leitura e a
partir deles, houve um levantamento de
vocábulos desconhecidos e procura de palavras escritas com ss, rr, nh, ,
x, z, g, lh, . Pediu-se para cada conto uma letra. Os alunos gostaram muito
dessa atividade, pois além de procurarem, observarem e anotarem, ganhavam um
ponto de participação a cada cinco
palavras encontradas.
Na sala de aula, os alunos
trabalharam interpretação e escrita:
1-Criaram uma moral da história
para o conto Cinderela ou o Sapatinho de Vidro.
2- Responderam à pergunta “ O que você faria se seu pai ou sua mãe
quisesse se casar com você?” , após a leitura do conto Pele de Asno.
3- Fizeram a reescrita do conto O Gato de Botas ou O Mestre Gato.
4- Para o conto O Pequeno Polegar , fez-se a pergunta o que você faria se estivesse no lugar de Polegar e tivesse as botas voadoras? Os alunos
produziram um texto dando um desfecho diferente daquele ocorrido no conto, a
partir da escrita oferecida pela professora:
Se eu fosse Polegar...
5-Produziram uma notícia a partir do título oferecido pela
professora “ Lobo faz mais uma vítima “ , depois da leitura de Chapeuzinho
Vermelho.
6- Tiveram de encontrar uma solução para a esposa de Barba
Azul, dando continuidade a este texto: A mulher esperava os irmãos, mas eles
não chegaram a tempo, pois Barba Azul, estava com o cutelo no ar para cortar a
cabeça dela, foi quando....
Finalizados os contos de Perrault, os quais tinham um fundo
moral mais severo, haja vista que era a Idade Média e os contos tinham também
um caráter educativo, leu-se o conto A
Bela e a Fera , de Jeanne-Marie
Leprince de Beaumont.
Desta vez, foram pesquisadas palavras que apresentassem a
letra j e foi produzido um texto individual
a partir do texto oferecido,:
Quando cheguei ao
Palácio da Fera, senti...Daquele momento em diante, uma previsão sobre o meu
futuro.....
Jacob e Wilhelmen Grimm foi o terceiro momento de leitura de
contos de fadas. Foram lidos mais três contos antes de acabar o primeiro
semestre. E as letras sc, ç e u foram os itens a ser pesquisados nesta etapa.
Para o conto A Bela Adormecida, foi
feita uma recuperação dos fatos aleatoriamente. Cada aluno deveria dizer uma
palavra ou frase ou passagem do conto. Para Branca
de Neve, foi solicitado uma reescrita , mas o aluno deveria relatar os
fatos , pois participou da história. Para o Conto Chapeuzinho Vermelho, houve uma pesquisa comparando as diferenças
entre as narrações de Perrault e irmãos Grimm, por exemplo bolinho com potinho
de manteiga x bolinhos e garrafa de vinho para vovó; lobo come vovô e Chapeuzinho e a história se
acaba versus avó e Chapeuzinho são
retiradas da barriga do lobo pelo caçador.
Texto redigido por Vera Lúcia Grando
Nenhum comentário:
Postar um comentário